Vender no atacado será o seu desafio em 2024? Pois saiba que o e-commerce é uma das melhores formas de colocar seus produtos frente a frente com quem precisa deles.
O e-commerce atacadista funciona de forma muito semelhante ao e-commerce B2C, com a diferença de atender às demandas de outras empresas.
Essa característica, que pode parecer irrelevante à primeira vista, é o que faz toda a diferença na hora de estruturar seu negócio online — e ter sucesso com ele.
Isso porque, ao mesmo tempo em que você precisa de uma abordagem B2B, também deve oferecer uma experiência de compra tão satisfatória quanto no comércio B2C. Afinal, quem está por trás das compras corporativas também é um ser humano.
E esse investimento é muito bem recompensado. De acordo com a Grand View Research, o mercado de e-commerce B2B foi avaliado em 7,9 bilhões de dólares, com uma perspectiva de crescimento anual de 20,2% até 2030.
Continue a leitura e saiba como vender mais em 2024 com um e-commerce atacadista!
Invista na criação de conteúdo educativo
Enquanto a compra do consumidor é motivada principalmente pela emoção, em uma empresa ela é feita com base na razão. Nesse sentido, quanto mais informações de qualidade seus clientes tiverem, melhor será a sua tomada de decisão.
Portanto, uma das estratégias para vender mais no atacado em 2024 é investir em conteúdo educativo, que ajude seus clientes a percorrerem suas jornadas de compra com mais facilidade e eficácia.
O conteúdo de qualidade é aquele que traz dados e fatos que ajudam as pessoas responsáveis pelas compras a tomar melhores decisões e assim atingirem seus objetivos na organização, como redução de custos, por exemplo.
Otimize seu e-commerce atacadista para os mecanismos de buscas
Clientes corporativos fazem tantas buscas quanto consumidores comuns na hora de encontrar os melhores fornecedores de produtos. E, para que o seu atacado esteja no páreo, ele precisa figurar entre os primeiros colocados nos resultados de buscas orgânicas.
Para tanto, você precisa investir em técnicas de SEO – Search Engine Optimization, um conjunto de otimizações que pode transportar seu e-commerce atacadista para as primeiras posições de ferramentas como o Google.
Automatize as suas vendas online
Outro ponto fundamental para vender no atacado em 2024 é ter um e-commerce automatizado.
Do atendimento ao cliente ao pagamento, passando por seus processos internos de emissão de notas fiscais, expedição e monitoramento de envio, tudo pode ser realizado de forma autônoma, desde que você tenha as ferramentas certas.
Além de garantir maior confiabilidade aos processos, você também ganha mais velocidade, o que se traduz em maior satisfação dos clientes e um lifetime value mais interessante para o seu comércio atacadista.
Com o auxílio da inteligência artificial, você pode personalizar ainda mais esta experiência, transformando o processo de compras em algo mais fluido e prazeroso, conquistando de uma vez por todas a fidelidade dos seus clientes.
Conheça seus clientes em detalhes
Outro ponto fundamental para vender mais em 2024 com um e-commerce atacadista é investir no conhecimento sobre o comportamento dos seus clientes.
Aqui, mais uma vez, a tecnologia entra como sua aliada, oferecendo recursos únicos de coleta, processamento e análise de dados.
Com um sistema de automação da força de vendas, você tem a possibilidade de registrar cada interação dos seus clientes com o seu atacado, construindo uma base de dados sólida sobre preferências, sazonalidades, formas de pagamento e até dificuldades na hora de comprar.
Agora imagine transportar esses dados para uma plataforma capaz de exibi-los de maneira intuitiva, de fácil compreensão e em tempo real? É o que um dashboard de negócios pode fazer por você e sua equipe.
Com isso em mãos, fica muito mais fácil desenvolver estratégias de vendas personalizadas, reduzir as objeções dos seus clientes e assim obter maior escalabilidade nos negócios.
Tenha uma boa presença em mídias sociais
Por mais que você venda no atacado, a presença em mídias sociais se tornou obrigatória para quem deseja vender mais. Mas tome cuidado: transformar suas redes sociais em um folhetim de ofertas não é a melhor forma de usar esses canais de comunicação.
Desenvolva uma comunicação interessante, educativa e de entretenimento, ajudando seus clientes a encontrarem o que precisam de forma simples, segura e, claro, fácil de ser acessada.
Estude as dificuldades dos seus clientes com cuidado e transforme problemas em soluções, sempre conectando com os produtos e serviços que o seu atacado oferece.
Dê mais autonomia na hora da compra
Se você quer deixar seus clientes contentes, dê mais autonomia para que eles realizem as compras, especialmente aqueles que são recorrentes.
Só para você ter uma ideia, apenas 15% dos clientes fidelizados acionam o suporte de vendas na hora da compra.
Com esse tipo de atitude, além de não interferir na jornada de compra, você economiza o tempo da sua equipe de vendas e torna os processos mais ágeis, poupando recursos importantes.
Caso precise de auxílio, seu cliente entrará em contato por conta própria. Aí sim, você precisa de uma equipe de consultores pronta para responder e oferecer o melhor atendimento possível.
Compartilhe o feedback dos seus clientes
No marketing digital, sabemos a importância de mostrar a satisfação dos clientes para que novos compradores se sintam seguros em dar continuidade ao processo de aquisição de mercadorias.
E no e-commerce atacadista não é diferente. Segundo uma pesquisa da G2 Crowd e Heinz Marketing, mais de 90% dos compradores B2B ficam mais propensos a realizar uma compra após lerem boas recomendações de outros clientes.
Isso porque feedbacks positivos sobre a experiência de compra, assim como sobre os produtos, aumentam sua autoridade no mercado, transparecendo confiança e credibilidade.
Se você está pronto para dar os próximos passos rumo a vendas de sucesso no e-commerce atacadista, não deixe de conferir também 5 táticas de marketing direto para começar a aplicar agora mesmo no seu negócio!