
Concierge de IA: o próximo passo para automatizar a jornada de vendas
Conforme o comportamento dos consumidores se transforma e o número de canais de aquisição se diversifica, a jornada de vendas se torna cada vez mais complexa.
E isso demanda um trabalho cada dia mais detalhado por parte da equipe de TI, que precisa ajudar o time comercial a refinar dados e transformá-los em ações. Mais do que isso: cabe à TI encontrar soluções que permitam reduzir esforços e acelerar resultados.
Diante desse cenário, a automação de processos se transforma em uma obrigatoriedade para qualquer atacado e distribuição que queira se manter competitivo no mercado.
Só que a automação, por si só, é um universo inteiro de possibilidades. E dentro deste universo, temos uma solução que promete revolucionar a jornada de vendas: o concierge de IA.
IA Concierge: o que é?
IA Concierge é um assistente virtual, baseado em inteligência artificial, que conduz o cliente por toda a jornada de compra de forma altamente personalizada, considerando suas necessidades específicas ao longo do caminho.
Essa tecnologia otimiza a jornada de vendas na medida em que conversa diretamente com o cliente e apresenta as respostas que ele busca sem a necessidade de navegação por páginas, abas e produtos sem fim.
Além disso, ela pode sugerir produtos afins ou até mesmo substitutos, aumentando o ticket médio de cada venda e evitando que o comprador saia do seu e-commerce sem levar nada, por exemplo.
Quais as vantagens de ter um concierge de IA?
Se você acompanha o blog da ION, já conhece todo o poder da inteligência artificial para otimizar processos, elevar a produtividade, reduzir custos e escalar a sua operação.
No que tange à jornada de vendas, a IA pode facilitar o mapeamento da jornada do consumidor, personalizar as interações e oferecer experiências únicas junto à sua marca. Mas com o concierge de IA, essas experiências se tornam ainda melhores.
Maior adaptação da jornada de vendas
Sabemos que a jornada de vendas tem se transformado em algo único para cada cliente, o que pode dificultar a escalabilidade das operações. Porém, essa barreira já pode ser superada com a IA concierge.
Essa tecnologia aprende sobre cada cliente de forma individualizada e adapta a jornada de vendas de acordo com as especificidades de cada um. Assim, é possível atender de forma hiperpersonalizada sem a necessidade de intervenção humana a todo instante.
Melhor atendimento que chatbots
Os chatbots já tem ajudado muito a automatizar o atendimento a clientes e otimizar o tempo das equipes de vendas. No entanto, o concierge de IA oferece experiências ainda mais imersivas e assertivas, dialogando com cada cliente como se fosse um consultor de vendas personalizado.
Além de se sentir único no atendimento, o cliente tem mais possibilidades de explorar o portfólio de produtos do seu atacado sem a necessidade de perder horas navegando por sites ou catálogos digitais.
Fluxos de trabalho simplificados
Enquanto faz o atendimento, o concierge de IA já pode acionar gatilhos internos para acelerar o pedido de clientes, como emissão de notas fiscais e aviso à logística para expedição dos materiais.
Integrado a outros sistemas de gestão, pode facilitar o controle de estoque, o faturamento e até mesmo a atualização de dados do cliente no CRM, reduzindo falhas e custos associados a essas operações.
Aumento das vendas
Automatizar a jornada de vendas tem como principal objetivo favorecer o fechamento de novos negócios sem sobrecarregar o time de vendas. E nesse sentido, o concierge de IA pode contribuir de forma significativa.
Além de montar pedidos inteiros com base nas solicitações de cada cliente, o IA concierge pode oferecer produtos relacionados, apresentar novidades do seu portfólio e até sugerir substitutos quando algum produto estiver em falta.
Insights baseados em dados
O concierge de IA opera com base em grandes volumes de dados, os quais dão sustentação à estratégia de vendas. Integrados a outras fontes de dados do atacado e distribuição, podem orientar a tomada de decisão com mais facilidade, reduzindo riscos e contribuindo para resultados ainda melhores.
Como o concierge de IA opera na prática?
Utilizando-se de inteligência artificial conversacional, a IA fornece atendimento contextual para o cliente, utilizando-se tanto de dados passados quanto dos coletados durante a conversa.
O processamento de linguagem natural é determinante para o funcionamento do IA concierge, pois ele interpreta os pedidos de cada comprador e devolve respostas semelhantes às humanas.
Ele pode até mesmo espelhar o modo de se comunicar do cliente, gerando maior conexão e uma experiência diferenciada ao longo de todo o atendimento.
Outro grande passo que o concierge de IA dá frente aos chatbots é a interpretação de sentimentos em tempo real, o que pode ajudar a modular as respostas e oferecer um atendimento mais qualificado.
A presença omnichannel também é um trunfo para os atacados e distribuidores que desejam se diferenciar no mercado. Afinal, o concierge de IA pode oferecer atendimento personalizado e qualificado 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todas as frentes de vendas.
Finalmente, o concierge de IA pode facilitar os processos de pagamento, emitindo faturas e entregando-as em tempo real para os clientes por meio de QR codes, PIX ou outros formatos de cobrança.
Integrar um concierge de IA às operações de um atacado e distribuição pode acelerar a jornada de vendas, à medida que o cliente vê suas dúvidas e necessidades atendidas sem precisar se desdobrar em busca das respostas.
Além disso, ele pode trazer novos insights para o time comercial, contribuindo para o desenvolvimento de novas estratégias e políticas comerciais. Para tanto, é fundamental que o seu atacado e distribuição tenha capacidade para analisar dados com qualidade e extrair deles informações que possam dar suporte à tomada de decisão.
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