Integrar as operações de vendas e distribuição é conectar suas operações de ponta a ponta, garantindo mais velocidade, qualidade e segurança para os seus processos.
Essa conexão exige o uso consciente de recursos, o emprego de novas tecnologias, o treinamento da sua equipe e, claro, uma boa estratégia que conduza todos esses pontos rumo aos objetivos traçados.
Afinal, é a estratégia que alinhava toda a integração de operações, transformando o que antes eram setores separados em uma verdadeira organização, cujo funcionamento se dá de forma orgânica e sistêmica.
Continue a leitura e saiba como integrar CRM e logística de forma inteligente e, principalmente, estratégica!
Por que integrar CRM e logística?
A primeira pergunta que você deve se fazer é por que integrar as operações de vendas e distribuição. Em outras palavras, qual é o resultado que você espera com isso?
Essa pergunta é essencial para que você e seu time possam alinhar expectativas, definir metas e indicadores de performance para acompanhar a implementação e performance desse projeto.
Com o motivo desse investimento bem elaborado, vocês podem definir etapas do processo de integração, prever o orçamento necessário e os recursos que deverão ser despendidos para a realização dele.
Vocês podem utilizar metodologias de gerenciamento de projetos para planejar essa integração, monitorar o avanço das atividades e mensurar os resultados a cada etapa concluída.
O que você vai ganhar com a integração entre operações de vendas e distribuição?
Outro ponto que você deve levar em consideração são os benefícios de integrar as operações de vendas e distribuição. Afinal, todo investimento de peso deve trazer benefícios à altura. Alguns deles são:
Maior colaboração
A integração de processos leva à maior colaboração entre setores, por meio do compartilhamento de informações. Dessa forma, cada área pode realizar suas atividades de maneira mais ágil e eficaz, contribuindo para a performance do todo.
Mais visibilidade na cadeia de suprimentos
A integração entre operações de vendas e distribuição também dá maior visibilidade à toda a cadeia de suprimentos. Com isso, cada etapa da operação pode ser monitorada com mais precisão e auxiliar na tomada de decisão consciente.
Melhor previsão de demanda
Com CRM e logística integrados, fica mais fácil realizar a previsão de demanda e preparar a infraestrutura para receber novos pedidos sem o risco de perder prazos ou vendas por falta de estoque.
Escalabilidade
Integrar operações também significa construir a infraestrutura que você precisa para escalar suas operações, seja local ou regionalmente. Com tarefas automatizadas e ininterruptas, é possível atender a mais pedidos em menos tempo e ainda deixar que seu time se dedique ao que mais importa: o atendimento aos clientes.
Agora que você já sabe o que pode ganhar com a integração entre CRM e logística, vamos aos próximos passos.
Como integrar CRM e logística?
Integrar operações de vendas e distribuição é conectar cada etapa do seu processo de modo que haja um encadeamento lógico entre as tarefas, o envio automático de dados e a possibilidade de análise em tempo real para uma tomada de decisão mais assertiva.
Mapeie suas operações
Para integrar quaisquer processos, é fundamental que vocês conheçam o passo a passo da sua operação, tanto comercial quanto logística. Nesse sentido, vale a pena criar fluxogramas que indiquem de forma visual e intuitiva como cada etapa se dá dentro do seu cenário atual.
Feito isso, o próximo passo é identificar os gaps processuais, a fim de eliminá-los. Lembre-se também de averiguar o que pode ser otimizado, integrado ou transformado para tornar suas operações mais eficientes.
Tenha metas específicas e mensuráveis
Lembra que a primeira pergunta que você deveria se fazer era sobre o porquê de realizar a integração entre operações de vendas e distribuição? Pois bem, agora é o momento de você transformar esse porquê em metas específicas e mensuráveis.
O que você vai integrar? Em quanto tempo? Para obter qual tipo de resultado?
Esse mapeamento inicial permite que você e sua equipe dimensionem o desafio que está se apresentando e possam quebrá-lo em etapas menores. Assim, será mais fácil executar todo o projeto e mensurar seus resultados de maneira mais assertiva.
Entenda como usar melhor os dados
No momento de integrar CRM e logística, um dos passos fundamentais é compreender como usar os dados gerados e coletados da melhor maneira possível.
Dessa forma, vocês poderão automatizar tarefas com mais conhecimento sobre a importância de cada silo de dados e como eles impactam na tomada de decisões e na condução dos negócios de uma forma global.
Por exemplo, o volume de negociações que estão sendo realizadas pelo time comercial deveria acender um alerta para a logística e distribuição sobre o volume de entregas. No meio deste caminho, há o envolvimento do financeiro e da contabilidade.
Ao compreender como cada setor utiliza esses dados, fica mais fácil realizar a integração de modo que ela facilite o dia a dia de todos os envolvidos.
Analise os resultados de forma consistente
A integração das operações de vendas e distribuição é um processo que pode levar meses, dependendo do porte do seu atacado e distribuição. Nesse sentido, é essencial que vocês dediquem tempo para avaliar os resultados e realizar os ajustes necessários.
Para tanto, certifique-se de ter recursos e ferramentas para monitorar dados de forma intuitiva, transparente e em tempo real. Conte com o auxílio da sua equipe para traduzir esses dados em ações concretas.
Tenha as tecnologias certas
Por fim, lembre-se que investir nas tecnologias certas para integrar CRM e logística pode poupar trabalho e gerar melhores resultados em menos tempo.
Além disso, com as melhores tecnologias para o seu mercado, fica mais simples otimizar suas operações e construir uma infraestrutura que dê real suporte ao seu crescimento.
E já que estamos falando de integração de operações de vendas e distribuição, que tal descobrir como vender mais usando recursos tecnológicos?
Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela Évelim Wroblewski .