ION SISTEMAS

Data driven: entenda a importância dos dados na tomada de decisão

data driven

data driven

As decisões tomadas na sua empresa têm algum tipo de embasamento? Você leva em consideração somente os resultados do caixa e pesquisas de mercado? Saiba que é necessário muito mais para ter um processo decisório eficiente e que gere bons retornos. Nesse contexto, destacamos a cultura data driven.

Ser orientado por dados reais e atualizados é a melhor maneira de otimizar a sua produção, equipe, resultados e ainda ter uma base sólida para decidir qualquer tipo de mudança e estratégia no seu atacado.

Entenda, a seguir, porque o data driven tem sido tendência das empresas bem-sucedidas e como implantar esse conceito no seu negócio. Boa leitura!

Entenda o que é data driven

Data driven é um processo que tem embasamento em dados reais e atualizados, não por suposições, projeções ou evidências empíricas. Tais informações são utilizado na construção de ferramentas, melhorias dos negócios e otimização da produção e da sua equipe.

Para a implantação desse conceito, é preciso desenvolver a cultura data driven. Afinal, simplesmente coletar dados sem finalidade ou utilizar softwares em “modo automático”, sem o devido tratamento de informações, não é algo que vá gerar resultados.

A importância desse processo se dá em diferentes vertentes, principalmente sobre estratégias relacionadas as possibilidades de mercado e a concorrência. Quando a sua gestão e todo o seu processo decisório é orientado por dados, ele se torna mais preciso e de acordo com a realidade, o que aumenta as chances de sucesso.

Contudo, a cultura data driven não é algo que será estruturado do dia para a noite por dois principais motivos. Primeiramente, porque muitos gestores ainda não dão a devida importância e tratamento aos dados gerados no negócio, portanto, é necessário desenvolver a consciência sobre a sua importância e reunir as ferramentas necessárias para a coleta.

Em segundo lugar, é preciso ter processos bem alinhados, estruturados e transparentes, para que o grande volume de dados, que são gerados diariamente, seja filtrado, organizado e devidamente analisado.

Embora existam desafios, o data driven é uma tendência para os negócios que buscam decisões acertadas e de acordo com o setor de atuação, sendo que a expansão dessa cultura se dá pela percepção dos seus benefícios. Os principais são:

Saiba a importância dos dados para os seus negócios

Um conceito muito abordado pelas empresas bem-sucedidas, e que também está em alta, é o Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios). Esse termo é referente a um conjunto de procedimentos que visa a coleta, organização, estudo, monitoramento e compartilhamento de dados e informações, para que sejam utilizadas em todas as operações de uma organização.

O conceito de BI está diretamente ligado à relevância e importância de orientar as suas estratégias e tarefas em dados. As informações geradas pelos relatórios, indicadores, métricas, informações de mercado e, principalmente, coletadas em softwares, fornecem um panorama geral sobre a situação interna e externa do seu negócio.

Por isso, se tornam fontes valiosas para o seu processo decisório, inclusive em relação à produtividade, competitividade de mercado, faturamento, rentabilidade e crescimento. Contudo, os dados precisam ser filtrados, para que você possa ter acesso a informações de qualidade.

Veja como aplicar a cultura data driven no seu atacado distribuidor

Tendo em mente que é imprescindível a utilização de sistemas e ferramentas tecnológicas para a coleta, organização e tratamento dos dados, é necessário planejar a implantação da cultura data driven.

Isso é preciso não somente para o recebimento de dados, mas também no sentido da transparência, disponibilidade e democratização dos dados, pois todos os colaboradores precisam atuar engajados e considerando essas informações.

Depois, a cultura data driven requer dados consistentes, então é necessário prezar pela qualidade para atingir os resultados. Daí se faz ainda mais importante a utilização de um sistema eficiente. Alguns outros aspectos que precisam ser trabalhados são:

Com isso implantado, é importante que os gestores e a alta administração do atacado distribuidor desenvolvam metas totalmente centradas e voltadas para os dados obtidos, incluindo estratégias para conversão, atendimento, métricas e retenção de clientes.

Por fim, para colocar o data driven em ação, as decisões devem ser tomadas utilizando todo o potencial dos dados mais consistentes que foram coletados dos softwares e indicadores. Isso fará com que números importantes se transformem em material para a sua gestão.

A cultura data driven é mais que uma estratégia para tomar decisões e desenvolver estratégias embasadas na realidade, ou seja, em dados. Contudo, esse conceito somente consegue ser colocado em prática nas empresas que passam por uma transformação digital e que tenham um engajamento em toda a equipe, desde a alta administração até o atendimento.

Não sabe por onde começar? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores para conhecer mais sobre as nossas ferramentas que podem ajudar você no seu processo de decisão.