fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Gestão   /  Data driven: entenda a importância dos dados na tomada de decisão
data driven

Data driven: entenda a importância dos dados na tomada de decisão

As decisões tomadas na sua empresa têm algum tipo de embasamento? Você leva em consideração somente os resultados do caixa e pesquisas de mercado? Saiba que é necessário muito mais para ter um processo decisório eficiente e que gere bons retornos. Nesse contexto, destacamos a cultura data driven.

Ser orientado por dados reais e atualizados é a melhor maneira de otimizar a sua produção, equipe, resultados e ainda ter uma base sólida para decidir qualquer tipo de mudança e estratégia no seu atacado.

Entenda, a seguir, porque o data driven tem sido tendência das empresas bem-sucedidas e como implantar esse conceito no seu negócio. Boa leitura!

Entenda o que é data driven

Data driven é um processo que tem embasamento em dados reais e atualizados, não por suposições, projeções ou evidências empíricas. Tais informações são utilizado na construção de ferramentas, melhorias dos negócios e otimização da produção e da sua equipe.

Para a implantação desse conceito, é preciso desenvolver a cultura data driven. Afinal, simplesmente coletar dados sem finalidade ou utilizar softwares em “modo automático”, sem o devido tratamento de informações, não é algo que vá gerar resultados.

A importância desse processo se dá em diferentes vertentes, principalmente sobre estratégias relacionadas as possibilidades de mercado e a concorrência. Quando a sua gestão e todo o seu processo decisório é orientado por dados, ele se torna mais preciso e de acordo com a realidade, o que aumenta as chances de sucesso.

Contudo, a cultura data driven não é algo que será estruturado do dia para a noite por dois principais motivos. Primeiramente, porque muitos gestores ainda não dão a devida importância e tratamento aos dados gerados no negócio, portanto, é necessário desenvolver a consciência sobre a sua importância e reunir as ferramentas necessárias para a coleta.

Em segundo lugar, é preciso ter processos bem alinhados, estruturados e transparentes, para que o grande volume de dados, que são gerados diariamente, seja filtrado, organizado e devidamente analisado.

Embora existam desafios, o data driven é uma tendência para os negócios que buscam decisões acertadas e de acordo com o setor de atuação, sendo que a expansão dessa cultura se dá pela percepção dos seus benefícios. Os principais são:

  • geração de informações relevantes;
  • estruturação de decisões embasadas, eficientes e confiáveis;
  • desenvolvimento de conhecimento estratégico;
  • foco no consumidor;
  • foco de gestão;
  • melhoria da experiência do cliente;
  • otimização dos recursos;
  • diminuição de desperdícios e retrabalhos;
  • redução de custos.

Saiba a importância dos dados para os seus negócios

Um conceito muito abordado pelas empresas bem-sucedidas, e que também está em alta, é o Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios). Esse termo é referente a um conjunto de procedimentos que visa a coleta, organização, estudo, monitoramento e compartilhamento de dados e informações, para que sejam utilizadas em todas as operações de uma organização.

O conceito de BI está diretamente ligado à relevância e importância de orientar as suas estratégias e tarefas em dados. As informações geradas pelos relatórios, indicadores, métricas, informações de mercado e, principalmente, coletadas em softwares, fornecem um panorama geral sobre a situação interna e externa do seu negócio.

Por isso, se tornam fontes valiosas para o seu processo decisório, inclusive em relação à produtividade, competitividade de mercado, faturamento, rentabilidade e crescimento. Contudo, os dados precisam ser filtrados, para que você possa ter acesso a informações de qualidade.

Veja como aplicar a cultura data driven no seu atacado distribuidor

Tendo em mente que é imprescindível a utilização de sistemas e ferramentas tecnológicas para a coleta, organização e tratamento dos dados, é necessário planejar a implantação da cultura data driven.

Isso é preciso não somente para o recebimento de dados, mas também no sentido da transparência, disponibilidade e democratização dos dados, pois todos os colaboradores precisam atuar engajados e considerando essas informações.

Depois, a cultura data driven requer dados consistentes, então é necessário prezar pela qualidade para atingir os resultados. Daí se faz ainda mais importante a utilização de um sistema eficiente. Alguns outros aspectos que precisam ser trabalhados são:

  • coleta diária de dados: para que os dados sejam confiáveis e consistentes, a coleta deve ser rotineira;
  • implantação de processos ágeis: ter processos disponíveis e estratégias ágeis torna o processo decisório mais rápido e eficiente, principalmente quando a cultura data driven é aliada ao cruzamento de dados.

Com isso implantado, é importante que os gestores e a alta administração do atacado distribuidor desenvolvam metas totalmente centradas e voltadas para os dados obtidos, incluindo estratégias para conversão, atendimento, métricas e retenção de clientes.

Por fim, para colocar o data driven em ação, as decisões devem ser tomadas utilizando todo o potencial dos dados mais consistentes que foram coletados dos softwares e indicadores. Isso fará com que números importantes se transformem em material para a sua gestão.

A cultura data driven é mais que uma estratégia para tomar decisões e desenvolver estratégias embasadas na realidade, ou seja, em dados. Contudo, esse conceito somente consegue ser colocado em prática nas empresas que passam por uma transformação digital e que tenham um engajamento em toda a equipe, desde a alta administração até o atendimento.

Não sabe por onde começar? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores para conhecer mais sobre as nossas ferramentas que podem ajudar você no seu processo de decisão.

ION SISTEMAS