Enquanto centena de empresas se preocupam em substituir o capital humano por inteligência artificial e milhares de trabalhadores se preocupam em perder seus postos de trabalho para as máquinas, que tal você romper esse paradigma e unificar essas forças para aumentar ainda mais seus resultados?
É isso mesmo o que você leu. A inteligência artificial não veio para substituir as pessoas, até porque, ela jamais seria capaz de pensar tão criativamente quanto um ser humano ou ser empática, por exemplo.
Seu principal diferencial é ajudar a potencializar a capacidade humana no desenvolvimento de soluções. E isso passa por realizar análises de dados em tempo real, sugerir opções diante de inúmeras variáveis e, claro, tornar os dados mais compreensíveis para qualquer pessoa.
Logo, com um time de vendas fera e a ajuda da IA, você pode dar um passo além e construir um time de vendedores de elite. Continue a leitura e entenda como!
IA: potencializar para escalar
Quantas vezes você viu seu time de vendas voltar exausto para a empresa e ainda ter que fazer relatórios e consolidação de dados?
E já parou para pensar que esse tempo precioso, em que eles poderiam estar descansando ou pensando em novas estratégias, poderia ser economizado com as tecnologias certas? Pois uma dessas tecnologias é, sem dúvida, a inteligência artificial.
Imagine o seguinte cenário: seu time de vendas está em campo prospectando clientes. Com um simples smartphone ou tablet, pode mostrar todo o portfólio de produtos para os potenciais compradores e, em caso de interesse, realizar a venda de forma imediata, enviando todos os dados do pedido em tempo real para a empresa.
A qualquer momento do dia, a liderança do setor pode consultar os dados consolidados e ter um panorama geral de volume de vendas, ticket médio e faturamento. Logo, acompanha em tempo real se as metas serão alcançadas ou se é preciso rever alguma coisa.
Pensou que isso seria um sonho? Pois ele está muito próximo de ser realizado!
Dando mais tempo para o seu time de vendas pensar
O cérebro humano é a máquina mais potente quando se trata de criatividade e inovação. Mas, quando está cansada, uma pessoa se torna incapaz de usar todo o seu potencial. Por isso, o uso de novas tecnologias como a inteligência artificial cai como uma luva para dar aquele descanso tão merecido ao seu time de vendas.
Enquanto os vendedores vão para casa descansar, a tecnologia fica trabalhando para oferecer sempre os melhores insights de negócios. Assim, de posse de dados confrontados e validados, seu time comercial pode tomar melhores decisões.
Isso se reflete em estratégias de vendas mais inovadoras, novas abordagens nas negociações e, claro, mais ânimo para prospectar novos clientes. Em outras palavras, o casamento perfeito entre tecnologia e vendas.
Mais assertividade, menos falhas, mais resultados
A inteligência artificial oferece uma série de recursos que permitem tomar decisões com mais assertividade. Confrontando dados históricos com dados de pesquisas de mercado, ela pode identificar tendências e comportamentos que, de outra maneira, ficariam ocultos para a sua equipe.
Assim, seu time de vendas tem maior conhecimento tanto sobre os clientes quanto sobre o mercado e pode se antecipar às demandas de forma estratégica.
Além disso, com os dados certos em mãos, as falhas são reduzidas, o que significa menos tempo despendido e mais resultados. Em outras palavras, produtividade em alta com a qualidade que a sua empresa merece.
Experiência que engaja e alavanca resultados
A inteligência artificial também pode contribuir para melhorar a experiência de vendas, munindo seu time comercial de ferramentas poderosas de conversão.
É o caso do portfólio de produtos online. Um catálogo totalmente digital que seus vendedores apresentam aos clientes no tablet ou celular e que pode ser atualizado em tempo real.
Assim, quando sua empresa repõe um produto ou lança uma novidade, todos os vendedores internos e externos recebem a atualização ao mesmo tempo. Logo, podem oferecer a novidade em primeira mão para os clientes de forma simples e ágil.
Outro ponto a favor da IA aqui é apresentação de produtos complementares, de modo que o cliente pode fazer suas escolhas de forma intuitiva, como em um e-commerce, e então fechar o pedido junto ao vendedor em questão de minutos.
Acompanhando resultados para extrapolar vendas
Uma das melhores formas de corrigir a rota das estratégias de vendas é estar a par dos resultados, certo? E a IA pode te ajudar a fazer isso de forma muito simples.
Com apenas alguns cliques, cada vendedor pode consultar seus resultados individuais e conferir projeções de acordo com seu desempenho.
Essa possibilidade dá mais autonomia para os vendedores e os mantêm mais proativos, criando novas oportunidades de prospecção e conversão de clientes.
Ao mesmo tempo em que os vendedores monitoram seus resultados, a liderança do time comercial faz esse acompanhamento de forma integrada. Desse modo, pode atuar na quebra de barreiras ao trabalho do time comercial e com um verdadeiro espírito de equipe.
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