Engajar a força de vendas do mercado atacadista distribuidor: você sabe como fazer?
O ION Vendas é uma poderosa ferramenta, que auxilia a sua força de vendas na principal função dele: vender! Com ela sua equipe nunca fica na mão. A ferramenta, de fácil utilização e com interface intuitiva, funciona em nuvem e os pedidos de vendas do seu cliente atacadista distribuidor nunca são perdidos.
Porém, além de uma boa ferramenta para realizar os pedidos, receber atualizações de produtos e preços e demais informações importantes, em tempo real, existe outro importante desafio para um líder de vendas, que é conseguir engajar sua equipe em prol dos mesmos objetivos. Para isto, é necessário criar situações que permitam que esta sinergia aconteça.
São muitos os caminhos a seguir para conseguir fazer com que a equipe se mantenha motivada e com o suporte necessário para conseguir realizar um bom trabalho.
Separamos algumas dicas. Confira!
1) Desenvolva um plano de premiações
Crie um plano de recompensas para os vendedores, com metas a serem atingidas e as premiações para cada nível alcançado. Desta maneira você atinge a um maior número de funcionários e os motiva a querer alcançar patamares cada vez mais elevados.
2) Disponibilize um manual com radiografia do mercado
A equipe de vendas está sempre em movimento e os integrantes novos precisam ter à sua disposição um dossiê do mercado, citando os principais concorrentes, com seus pontos fracos e fortes. Detalhes sobre a organização em que ele vai atuar também são fundamentais, com produtos, políticas, expectativas da empresa e o que o funcionário pode esperar dela. Uma planilha comparativa também é de suma importância para que ele possa planeja melhor suas estratégias e estabelecer suas próprias metas.
3) Treine, treine, treine
Equipe bem treinada é sinônimo de bons resultados. Este momento permite que o discurso entre a empresa e sua equipe fique mais alinhado, além de ser uma oportunidade de integração. Além isso, ajuda a diminuir a rotatividade, cria um ambiente mais seguro e agradável, resultando em clientes melhores atendidos e maior lucratividade.
4) Troque experiências
Facilite encontros da sua equipe de vendas com outros setores da empresa, afinal o trabalho de cada um influencia no do outro, mesmo que esteja em outro grupo de atividade. Entender como funciona toda a engrenagem e compartilhar as experiências provoca insights criativos. Eles podem acabar se surpreendendo e percebendo que existem outras atividades tão desafiadoras ou até mais que as suas próprias.
5) Mapeie as cotas de vendas por região
Cada região, seja de uma cidade ou até mesmo do território nacional, tem suas peculiaridades. Por isso é importante ter um panorama claro dos pontos fortes e fracos da estrutura de vendas e de cada região. Por meio desse panorama é possível criar metas realistas para cada território.
Quer saber mais sobre o ION Vendas? Entre em contato conosco!
Baseado em matéria da Gazeta do Povo.