fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Ferramentas de IA para otimizar a jornada do cliente no atacado e distribuição
Ferramentas de IA para otimizar a jornada do cliente no atacado e distribuição

Ferramentas de IA para otimizar a jornada do cliente no atacado e distribuição

A inteligência artificial já conquistou uma parte importante dos processos no atacado e distribuição. Da previsão de demandas à análise de dados, ela tem contribuído de maneira significativa para a geração de resultados.

E um dos setores que mais tem a ganhar com a implementação de ferramentas de IA é o comercial, já que ela tem a capacidade de otimizar processos, escalar relacionamentos e estreitar laços de forma personalizada com cada cliente.

Mas para que isso aconteça, você precisa escolher as melhores ferramentas de IA para o seu negócio, levando em consideração o perfil dos usuários e também a aderência aos processos internos.

Continue a leitura e conheça 7 soluções de IA para otimizar a jornada do cliente no atacado e distribuição!

1. Mapeamento da jornada do cliente

Uma das ferramentas de IA mais utilizadas pelos times comerciais é a de mapeamento da jornada do cliente.

Esse tipo de solução tem por objetivo auxiliar no entendimento de como os clientes chegam até o atacado e distribuição e gerar insights para que os times de vendas desenvolvam estratégias mais efetivas de acordo com cada etapa do pipeline de vendas.

Uma ferramenta de mapeamento da jornada do cliente permite compreender o comportamento dos compradores ao longo da jornada de compra. Dessa forma, é possível maximizar o envolvimento dos leads a cada etapa do funil de vendas e obter melhores taxas de conversão ao longo do tempo.

2. Segmentação de clientes

Também existem ferramentas de IA que podem auxiliar na segmentação inteligente de clientes, agrupando-os não só por dados geográficos e financeiros, mas também por comportamentos.

Essas soluções combinam um grande volume de dados para reconhecer padrões ocultos aos olhos das pessoas, entregando segmentações hiperpersonalizadas.

Dessa forma, fica mais fácil para o time comercial desenvolver estratégias mais assertivas, considerando características únicas de cada cliente nas negociações.

Além disso, a segmentação de clientes com IA traz mais velocidade e precisão na qualificação de leads, o que otimiza o trabalho dos vendedores.

3. Automatização da jornada do cliente

Juntamente com o mapeamento e a segmentação, a automatização da jornada do cliente é capaz de escalar as operações de vendas no atacado e distribuição, trazendo mais velocidade, precisão e qualidade às interações.

Isso porque as ferramentas de IA para automatização de tarefas contribuem para uniformizar processos, eliminar falhas e agilizar atividades importantes, sem comprometer o tempo e o desempenho do time comercial.

Funcionando 24 horas, 7 dias por semana, as ferramentas de automação com IA podem processar pedidos, emitir faturas, contabilizar saídas de estoque e elaborar contratos de forma automática, dispensando o trabalho repetitivo e braçal que costuma ocupar boa parte do tempo dos vendedores.

4. Análise de emoções

Outra grande contribuição da inteligência artificial para otimizar a jornada do cliente é a análise de emoções.

Seja em um e-mail, chat ou telefonema, a IA pode avaliar qual emoção era predominante no momento da conversa, extraindo insights para que o time comercial trace novas e melhores estratégias de relacionamento.

Essa análise pode orientar questões mais profundas na empresa, como mudanças de políticas comerciais, treinamento de equipes e até mesmo posicionamento de marca.

Além disso, pode auxiliar na construção de jornadas mais humanizadas para os clientes, considerando suas insatisfações e feedbacks em processos de melhoria contínua.

5. Atendimento inteligente

Também é possível otimizar a jornada do cliente no atacado e distribuição implementando ferramentas de IA no atendimento.

O maior exemplo são os chatbots, que oferecem uma linha de frente de atendimento bastante qualificada para esclarecer as principais dúvidas, sugerir produtos e fornecer informações sobre pedidos, entre outras.

O atendimento inteligente pode estar conectado às outras ferramentas de IA mencionadas anteriormente, munindo-as de informações precisas para uma melhor otimização de toda a jornada.

6. Teste A/B

Otimizar a jornada do cliente pode significar testar dois ou mais caminhos, a fim de verificar qual deles é o mais promissor para conduzir um lead até a compra.

Nesse sentido, também é possível implementar ferramentas que realizam testes A/B, seja na automação de vendas, na automação de marketing ou até mesmo no e-commerce da marca.

Com base no comportamento de cada cliente, a ferramenta vai apresentando o próximo passo com maior tendência de engajamento, o que pode resultar em jornadas mais curtas e conversões mais rápidas.

7. Análise de experiência digital

A análise constante do comportamento dos compradores é essencial para a otimização da jornada do cliente.

E uma das formas de se fazer isso é analisando como eles se comportam no site do atacado e distribuição, no e-commerce bem como em aplicativos ou outras plataformas digitais.

Nesse sentido, é possível implementar ferramentas de análise de experiência digital, que mostram por meio de dados e mapas de calor como cada comprador interage com essas plataformas.

A partir disso, é possível otimizar a experiência nessas plataformas usando a IA para criar homepages personalizadas, por exemplo.

Como escolher a melhor ferramenta de IA para otimizar a jornada do cliente?

A escolha da ou das soluções que vão ajudar o time comercial deve ser feita com base no levantamento de necessidades da equipe comercial, considerando sempre os vínculos com outras áreas, como financeiro e logística, por exemplo.

Portanto, um bom começo é liderar um brainstorming para compreender quais são as reais necessidades de cada setor neste quesito e, em seguida, buscar no mercado as ferramentas de IA mais adequadas.

Outra boa forma de escolher as melhores soluções é contar com parceiros especialistas em atacado e distribuição, como a ION Sistemas. Acesse nosso site e conheça todas as ferramentas que podem otimizar a jornada dos seus clientes!

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .

 

ION SISTEMAS