Força de vendas é um conjunto de soluções utilizadas pelo seu atacado e distribuidor para otimizar seus esforços comerciais e assim alcançar um maior volume de produtos vendidos.
Como você deve imaginar, esse esforço tem como objetivo central potencializar sua participação de mercado para aumentar a sua lucratividade.
Com uma margem de lucro maior, você tem os recursos de que precisa para dar um impulso ainda mais forte nos seus negócios e, assim, ver a sua empresa crescer de forma sustentável.
Mas como fazer essa roda girar e ganhar tração? É o que veremos neste artigo. Continue a leitura!
O que envolve uma força de vendas?
A força de vendas pode ser entendida como um tripé: pessoas, processos e tecnologias.
Quando falamos em pessoas, nos referimos às equipes de marketing e vendas, que trabalham para atrair, converter e fidelizar clientes. Mas, para que essas pessoas possam focar nas estratégias, você precisa de processos bem estruturados.
Os processos refletem o fluxo de dados, informações e ações que fazem com que seu negócio de atacado e distribuição funcione. Quanto mais eficazes são os processos, menores são os riscos para o seu negócio.
Por fim, temos as tecnologias, que dão suporte tanto aos processos quanto às pessoas. Elas auxiliam na organização, automação e controle dos processos, conferindo maior velocidade e acuracidade a eles.
As tecnologias também dispensam as pessoas de trabalhos manuais, burocráticos e repetitivos, como e-mails de follow-up, preenchimento de planilhas e verificação de dados, dentre outros.
Com esse tripé bem alinhado, sua empresa tem condições de crescer com segurança, de forma constante e embasada.
Agora que você já sabe qual é o ponto de partida para se destacar da concorrência no atacado e distribuidor, vamos ao que interessa: como alinhar esses três pilares para que funcionem de forma harmoniosa?
Pessoas: valorizando e treinando para uma força de vendas super poderosa
Não é novidade que as pessoas são o grande diferencial em qualquer organização.
Mesmo com o surgimento da inteligência artificial, do machine learning, big data e data analytics, dentre outras tecnologias, as pessoas seguem como o principal capital de uma organização.
E não é para menos: as tecnologias são cada vez mais padronizadas e as pessoas cada vez mais diversas, o que significa multidisciplinariedade na sua equipe.
Mas, para que seu time de marketing e vendas seja o seu maior diferencial, precisa ser valorizado. Isso implica desenvolver planos de cargos e salários, oferecer remuneração variável por resultados e, claro, dar visibilidade às conquistas.
Além disso, você precisa treinar seu time para que ele esteja sempre a par das inovações do mercado, sejam estratégias, processos ou tecnologias. Nesse sentido, procure criar um plano de desenvolvimento profissional em conjunto com a sua equipe.
Processos: organizando a casa para operar com produtividade máxima
Muitas pessoas relegam a organização de processos a segundo plano, sem perceber que processos desestruturados consomem tempo e recursos preciosos.
Somado a isso, sempre há aquela velha frase “sempre fizemos deste jeito”, o que leva à estagnação e incapacidade de ganhar velocidade e eficiência.
Mas sabemos que você não está neste grupo. Por isso, o segundo grande passo a dar para fortalecer a força de vendas no atacado e distribuidor é desenvolver um olhar aguçado e crítico sobre os seus processos.
Junte-se com sua equipe para listar o que pode — e deve — ser melhorado, desde o primeiro contato com o cliente até quando ele deixa de comprar da sua empresa.
Coloque-se no lugar do seu consumidor final para compreender como ele gostaria de ser tratado e verifique se os seus processos refletem essa qualidade.
Caso a resposta seja “não” ou “mais ou menos”, é hora de rever protocolos e o modus operandi da sua equipe. Argumentos de vendas, tempo de resposta, taxa de resolução de problemas, Net Promote Score, são alguns dos indicadores que você pode avaliar.
Tecnologias: potencializando pessoas e processos
As tecnologias são grandes aliadas da sua força de vendas, pois permitem escalar operações de modo rápido, preciso e sem elevar demais os seus custos.
Elas liberam seu time de atividades operacionais que que agregam pouco valor ao negócio. Além disso, contribuem para a escalabilidade dos seus negócios.
Mas quais são as tecnologias que não podem faltar para você se destacar no seu mercado?
Gestão de vendas
Um software de gestão da força de vendas é fundamental para concentrar as informações mais estratégicas da sua empresa e oferecer um panorama visual dos seus resultados.
Melhor ainda: com a tecnologia certa, você pode monitorar suas vendas em tempo real, conquistando maior controle e poder de decisão sobre negociações.
Munido de inteligência artificial, seu software de gestão de vendas pode trabalhar ainda melhor, realizando previsões de demandas, insights únicos baseados nos seus dados históricos e sugestões de produtos relacionados de acordo com o perfil de cada cliente.
Análise de dados
Ter uma boa visibilidade de dados na sua empresa significa ter maior poder de decisão quanto ao futuro dos negócios. E nada melhor do que ter dashboards visuais e intuitivos mostrando qual é o melhor caminho.
É por isso que, dentre as tecnologias mais importantes para uma força de vendas de destaque, está o data analytics. Essa tecnologia permite coletar, processar, confrontar e armazenar uma quantidade enorme de dados e oferecer insights únicos para a sua empresa.
De posse dessas informações estratégicas, sua empresa reduz os riscos relacionados ao mercado de atacado e distribuição e ganha mais velocidade na implementação de novas estratégias de crescimento.
Experiência do cliente
A experiência do cliente também pode alavancar a sua força de vendas na medida em que reduz os esforços na hora de contatar, negociar e converter clientes.
Quanto mais satisfeitos seus clientes se sentirem, mais tempo permanecerão comprando do seu atacado e distribuidor, gerando mais valor para a sua empresa.
Nesse sentido, você pode contar com a tecnologia para oferecer mais facilidade na hora de escolher os produtos no seu portfólio, com a vantagem de poder exibir produtos recomendados em tempo real.
Essa tecnologia se chama catálogo digital e já está disponível para os clientes da ION Sistemas. Acesse a página da nossa solução agora mesmo e conheça todas as facilidades!