Preocupar-se em fortalecer a marca de distribuidoras e atacadistas não é uma bobagem. Ela é o maior patrimônio que o empresário tem no mundo dos negócios e, certamente, é um investimento mais lucrativo do que qualquer aplicação financeira.
Sabemos que ela é o ativo mais importante de uma organização e sua construção se dá por meio de cada negócio, ação ou pessoa.
Conforme o tempo passa, levando em consideração o contato da empresa com o cliente, ela ganha força. Se a marca for observada de maneira inteligente, gera identificação, valor e diferenciação — o que reforça sua reputação.
Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar a você ações que orientam como fortalecer a marca de distribuidoras e atacadistas e se diferenciar em um mercado tão competitivo. Confira!
Definir uma proposta de valor
A proposta de valor vai além de missão, visão e valores. Nela, está intrínseco o que a sua empresa entrega — e o que realmente agrega valor para a sociedade.
Dessa forma, inicie o processo de fortalecer a marca de distribuidoras e atacadistas com a definição e o desenho da sua proposta de valor. Ela fará o papel da promessa básica da sua empresa, aquilo que você quer que seus clientes tenham em mente como entrega final do seu negócio.
Esse diferencial da proposta de valor deve nortear todas as ações de marketing e ter como objetivo tanto o consumidor final quanto o público interno.
Unificar a comunicação da empresa
Ao prezar pela comunicação, a empresa não fica imune à ocorrência de falhas, porém erra menos nos processos e nas tomadas de decisões. Assim, é muito importante treinar a sua equipe de vendas para que todos estejam muito alinhados e “falem a mesma língua”.
Por outro lado, reserve uma atenção especial com a comunicação na internet. Tenha uma estratégia online bem estipulada e disponibilize um funcionário para estar presente a maior parte de tempo que puder nas redes sociais da empresa.
Portanto, o melhor meio para refinar a comunicação em todos os sentidos é conversar com o seu cliente e entender suas satisfações e insatisfações. Dessa forma, é ele quem dará subsídios para você compreender o que precisa ser melhorado.
Ter um posicionamento único e um diferencial
Quais são os motivos para comprar na sua distribuidora e não na do concorrente? Talvez preço seja uma boa resposta — condições de pagamento e prazo de entrega também —, mas só isso não é o bastante.
É fato que a concorrência de mercado tem muitas oportunidades de mudar esses aspectos a qualquer momento. Então, o cliente que considera somente esses fatores e não se importa com a marca troca de loja facilmente.
Destaque o seu diferencial, por exemplo, com a automação dos pedidos de venda. Assim, surpreenda o cliente positivamente e garanta o seu lugar ao sol.
Por fim, a resposta correta para encontrar o seu diferencial é você mesmo quem pode dar, seja naquilo que a sua empresa desempenha melhor ou até mesmo na sua história.
Contar com uma boa identidade visual
Uma boa estratégia para fortalecer a marca de distribuidoras e atacadistas é pensar em uma identidade visual que represente o conceito oferecido em sua proposta de valor. Por exemplo, se a sua marca for clássica, invista em referências que trazem sobriedade e confiança.
Para as marcas mais jovens, vale apostar em movimento e cores alegres.
Portanto, escolha um slogan, pense em um tom de voz que seja adequado para falar com seu público e não se esqueça de toda a comunicação visual, a qual envolve a loja, o site, os anúncios, o material de papelaria, os uniformes dos funcionários e os outros aspectos sobre a identidade da marca.
Acima de tudo, é preciso ter coerência entre a sua marca e o que o cliente vê e percebe no seu estabelecimento.
Investir no relacionamento com clientes e potenciais clientes
Sabe qual é a melhor maneira de fidelizar o seu cliente? Estabelecendo proximidade. Manter um bom relacionamento faz com que você se destaque da sua concorrência. Toda vez que alguém consegue tornar agradável o contato com o consumidor, aumentam as chances de ele voltar a comprar, o que melhora todos os indicadores de venda.
Se você ainda não se atentou para a importância de se relacionar bem com o seu público, certamente perderá muitas oportunidades de vender mais. E você tem a chance de investir no relacionamento adotando medidas simples, como:
- mostrar empatia;
- conquistar sua confiança;
- tratar cada um como se fosse único;
- investir em promoções;
- resolver os problemas com rapidez.
Então, é primordial que a empresa cumpra os prazos de entrega, não faça propaganda enganosa, garanta ao cliente segurança nas operações financeiras e esteja sempre em conformidade com as leis.
Dedicar atenção aos canais de marketing adequados
Um canal de marketing adequado e que vem sendo bastante utilizado é o marketing de experiência. Normalmente, ele busca criar vínculos de exclusividade e personalização. Assim, fortalece o relacionamento entre as marcas e seus consumidores.
Isso justifica o porquê das pessoas pagarem R$ 12 por um café no Starbucks sem titubear e reclamarem de pagar R$ 5 na mercearia. No Starbucks, o cliente tem um ambiente incrível para tomar o café e ainda é atendido pelo nome por um barista. Na mercearia, por outro lado, ele está comprando apenas um café.
Outro canal para fortalecer a marca de distribuidoras e atacadistas é apostar no marketing de conteúdo, que também vai ajudar você a conquistar mais pessoas interessadas no que sua empresa tem a oferecer, além de aumentar — e muito — as oportunidades de conseguir novos leads.
Dessa forma, o marketing de conteúdo reforça uma característica valorosa nos dias de hoje: a autoridade da sua marca.
Por fim, pouco importa em que momento sua marca está. Investir em estratégias que ajudam a fortalecer a marca de distribuidoras e atacadistas é essencial para que, no futuro, ela seja sólida, reconhecida pelo seu público e consolidada no mercado por todos os seus diferenciais e atributos.
Agora que você entendeu como fortalecer a marca de distribuidoras e atacadistas, confira também as nossas dicas para aumentar o ticket médio da sua empresa! Boa leitura!