
IA Generativa no atacado e distribuição: como ela pode alavancar suas vendas?
A inteligência artificial vem se infiltrando em nossas vidas de maneira suave, quase imperceptível. Dos assistentes virtuais à análise de dados, ela vem ganhando espaço e mostrando que pode otimizar processos, reduzir custos e melhorar o desempenho.
Mas desde que a IA Generativa surgiu, esse movimento está se acelerando cada vez mais, impondo um novo ritmo de atualização tecnológica para os negócios. E é claro que o atacado e distribuição não ficam fora disso.
Melhorar os fluxos processuais, desobstruir canais de comunicação e reduzir o trabalho burocrático são apenas alguns dos motivos que estão levando as empresas a investir em IA.
Mas existe um campo fértil para novos investimentos que talvez ainda não esteja sendo agraciado com essa tecnologia: as vendas. Continue a leitura e saiba como a IA Generativa pode alavancar as vendas no atacado e distribuição!
Criação de conteúdo personalizado
A IA Generativa vem se destacando pela facilidade de criação de conteúdos diversos, facilitando o trabalho de quem se comunica com uma grande quantidade de pessoas.
No caso de um representante de vendas, por exemplo, ela pode auxiliar na elaboração de cartas de vendas, e-mails de follow up, artigos educativos, tutoriais de acesso, entre inúmeros outros exemplos.
Contar com a IA Generativa neste caso reduz o tempo dedicado à criação de conteúdos essenciais para a nutrição de leads, bem como para a manutenção da comunicação e do relacionamento com clientes.
Assim, você ganha mais tempo para dedicar a estratégias de vendas, telefonemas para marcação de reuniões e, claro, deixa sua mente focada no que realmente importa: vender mais.
Além disso, 40% dos consumidores afirmam que compraram mais devido à personalização de um site. Logo, colocar a GenIA para trabalhar de forma integrada com o site do seu atacado e distribuição é uma ótima forma de gerar mais vendas sem onerar o seu tempo.
Automação de tarefas
Pare por 5 minutos e reflita: quanto do seu tempo diário é dedicado a tarefas burocráticas e que pouco agregam aos seus resultados?
Estimativas apontam que até 30% do tempo dos vendedores pode ser poupado com a automação de tarefas, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade e eficiência.
Já pensou ter mais 2 horas no seu dia para vender sem precisar fazer hora extra? Esse é o tempo médio diário que você pode ganhar de volta ao incluir ferramentas de IA para otimizar a sua rotina.
Nesse quesito, a IA Generativa entra como uma ferramenta que facilita a criação e disparo de e-mails, dá inputs para processos de forma automatizada e ainda retorna com feedbacks sobre a execução de tarefas.
Análise de dados
Você com certeza já ouviu a frase “os dados são o novo petróleo”. E não é para menos, já que a cada dia são gerados trilhões de dados que podem ser captados, processados e utilizados como base para uma tomada de decisão mais assertiva.
Mas analisar dados é algo complexo. Exige conhecimentos de matemática, estatística, probabilidade e um sem-fim de outros temas. Acontece que com a IA Generativa, esse processo de compreensão dos dados se torna mais rápido, intuitivo e direto ao ponto.
Você fornece os dados e a IA Generativa cria um dashboard fácil e intuitivo, mostrando os principais insights de forma gráfica e visual. Isso facilita o entendimento por parte de toda a equipe, além de auxiliar no acompanhamento de indicadores de performance.
Com base nesses insights, é possível identificar melhor quem é o ICP (Ideal Consumer Profile) do seu atacado e distribuição, otimizar suas estratégias de vendas e alcançar mais e melhores conversões.
Geração de leads mais qualificados
Já falamos em ICP, convém entrarmos na geração de leads, uma etapa de suma importância para o sucesso em vendas.
Enquanto muitos atacados sofrem com a prospecção de clientes, outros usam a IA Generativa para atrair e converter mais leads a partir de interações personalizadas, seja em mídias sociais, plataformas de e-commerce ou quaisquer outros pontos de contato.
A partir dessa primeira troca de informações, a GenIA pode ser usada para nutrir e qualificar os leads segundos seus interesses, devolvendo listas de leads prontos para a compra com maior velocidade e acuracidade de informações.
Previsão de vendas mais acurada
A previsibilidade de vendas é um fator determinante para a geração de resultados. Afinal, com base nesse dado, você pode desenvolver estratégias de vendas mais assertivas, bem como oferecer produtos associados àqueles com maior saída.
Nesse sentido, a IA Generativa auxilia a confrontar o perfil dos leads prontos para comprar com as ofertas que o seu atacado e distribuição tem no momento.
Dessa forma, você otimiza o tempo, oferecendo o produto certo para o cliente certo no momento em que ele está pronto para comprar. Além de garantir taxas de conversão mais efetivas, os resultados com relação à satisfação e recompra costumam ser melhores.
Jornada de compras mais precisa
À medida que leads são captados e nutridos, a inteligência artificial generativa é capaz de compreender os caminhos que os levam até a compra, otimizando assim o seu pipeline de vendas.
Isso gera menos perdas durante todo o processo de captação e conversão, melhorando sua taxa de efetividade, bem como os resultados de vendas.
Com relação aos clientes, estes se sentem mais satisfeitos com a experiência junto ao seu atacado e distribuição, o que contribui para um maior engajamento e continuidade dos contratos.
Agora que você já conhece todo o poder da IA Generativa para alavancar vendas, talvez queira saber como essa tecnologia pode auxiliar na otimização da jornada de vendas e recuperar grande parte do seu tempo.
Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela Évelim Wroblewski .