A logística farmacêutica compreende uma série de processos que vão desde a compra de insumos até a chegada dos produtos finalizados às prateleiras de farmácias, clínicas e hospitais.
Atrasos na produção e dificuldades de distribuição podem impactar significativamente os resultados da indústria, levando a prejuízos.
Além disso, escassez de matéria prima e a necessidade de operar em países com regulamentações diversificadas também se apresentam como desafios a este segmento de mercado.
Nesse sentido, a logística farmacêutica envolve diversos atores, bem como a necessidade de ter uma organização impecável de processos para que os medicamentos cheguem dentro dos prazos e com o máximo de qualidade possível.
Por isso, selecionamos dicas práticas de como você pode melhorar a organização da sua cadeia de suprimentos, otimizar processos e assim expandir seus negócios de maneira mais eficaz. Continue a leitura!
Conheça sua cadeia logística
O primeiro passo para organizar a logística farmacêutica é conhecer em detalhes sua cadeia de abastecimento e distribuição.
Esse mapeamento pode ser feito com a ajuda da sua equipe, através da elaboração de diagramas.
Se for necessário, envolva seus fornecedores e distribuidores neste trabalho, a fim de obter um mapa detalhado de todos os passos percorridos até que o medicamento chegue ao paciente.
Mas, para facilitar essa tarefa, listamos a seguir as etapas essenciais:
- Os medicamentos são fabricados em uma indústria;
- Da indústria, são transferidos para distribuidores e atacadistas;
- Os produtos farmacêuticos são estocados em vários tipos de farmácias, incluindo varejo e e-commerce;
- Farmácias e gestoras de benefícios, como planos de saúde, adquirem os medicamentos para comercialização direta;
- Os medicamentos chegam até os pacientes.
Desenvolva parcerias sólidas
Uma das melhores formas de organizar a logística farmacêutica e crescer é estabelecer parceiras sólidas ao longo do tempo.
Isso pressupõe uma relação ganha-ganha, onde todos os stakeholders envolvidos se engajam para evitar atrasos, falta de insumos ou quaisquer outros problemas que possam impactar o grupo.
Cabe, aqui, criar comitês de gestão da qualidade e controle de indicadores, a fim de manter uma visão abrangente sobre as potenciais melhorias da sua cadeia logística.
Você também pode fomentar o comprometimento dos fornecedores e distribuidores envolvidos por meio de programas de benefícios e certificações.
Fortaleça sua logística de cadeia de frio
Cadeia de frio é uma cadeia de abastecimento que lida com produtos perecíveis e sensíveis às variações de temperatura. E, quando se trata de medicamentos, a responsabilidade por mantê-los adequadamente refrigerados é ainda maior.
Por isso, é fundamental que você invista em tecnologias que garantam o correto acondicionamento dos produtos farmacêuticos, seja nos armazéns, distribuidores ou mesmo durante o transporte.
Quanto maior a distância entre fabricante e cliente, maior deve ser o cuidado com a cadeia de frio. Nesse sentido, você pode optar por alguns entrepostos durante a jornada logística dos produtos, com o objetivo de mantê-los na temperatura certa.
Por outro lado, quanto mais demorada é a trajetória do produto, maiores são os custos de distribuição. Logo, ter parcerias estratégicas é essencial. Portanto, não negligencie a dica anterior.
Participe ativamente de discussões sobre regulamentações
Existe uma diferença enorme entre somente receber as regulamentações de órgãos controladores e ter que aplicá-las e participar ativamente da construção dessas normas.
Participando ativamente de debates sobre a regulamentação do setor farmacêutico, você tem mais chances de expor suas dificuldades e obter ajuda e até mesmo apoio para contornar os desafios que se apresentam.
Além disso, você pode construir um importante networking e assim se tornar referência no setor, promovendo debates e liderando discussões a respeito de novas regulações.
Abrace a transformação digital
À medida que a indústria farmacêutica se depara com desafios cada vez mais complexos, como cadeias de suprimentos mais extensas, necessidade de redução de custos e aumento da eficácia na distribuição, a importância de investir em tecnologias digitais se torna cada dia maior.
Isso porque a globalização exige que empresas do setor tenham uma atuação segmentada, de acordo com os países nos quais possuem operações.
Além disso, o número de parceiros ao longo da cadeia de abastecimento também requer um maior controle e gestão, a fim de evitar os gaps de produção, distribuição e entrega.
A pressão constante por preços mais competitivos também exige operações mais eficientes e uma gestão da cadeia de suprimentos atenta às oportunidades de otimização de tarefas.
Diante disso tudo, buscar a transformação digital da logística farmacêutica é o único caminho para manter a competitividade no mercado.
Mas o que você pode fazer, na prática?
Invista em análise de dados
Uma logística farmacêutica altamente eficiente depende, primariamente, de um bom entendimento sobre a eficácia de todos os processos. E essa compreensão começa com uma boa análise de dados.
Nesse sentido, é fundamental que você invista em ferramentas virtuais de controle da cadeia de abastecimento, que permitam a coleta, processamento e análise de dados em tempo real.
Ferramentas colaborativas e dinâmicas, equipadas com aplicativos móveis, são a melhor forma de manter o controle sobre a sua cadeia de suprimentos de forma remota e centralizada.
Isso porque, através de tablets e smartphones, é possível manter sua equipe completamente conectada e integrada ao Business Intelligence da empresa, enviando e recebendo dados a qualquer momento.
Integre todos os nós da sua cadeia de abastecimento
Ter uma logística farmacêutica altamente eficiente só é possível através da integração de todos os nós da sua cadeia logística.
Para isso, você precisa de tecnologias que permitam a conexão entre softwares e ferramentas digitais, integrando compras, estoques, vendas e demais áreas envolvidas.
Através dessas integrações, é possível automatizar processos, otimizar o tempo de resposta e eliminar falhas que podem comprometer a performance da sua empresa.
Conte com a ION Sistemas
Aqui na ION, conhecemos os desafios da indústria farmacêutica como ninguém. Por isso, desenvolvemos tecnologias que permitem automatizar processos, otimizar o tempo e, claro, escalar resultados.
Quer organizar a sua cadeia logística para crescer? Fale com a gente!