Melhores estratégias para alavancar as vendas e crescer em 2025
As vendas são a força motriz que impulsiona as organizações rumo aos seus objetivos e ao seu futuro. Seu crescimento é diretamente proporcional ao sucesso da empresa e representa a continuidade dos negócios.
Por esse motivo, desenvolver estratégias para alavancar as vendas e crescer em 2025 precisa ser mais do que uma ideia na sua cabeça. Precisa se transformar em um plano de ação concreto, com passos bem definidos e ferramentas de monitoramento de performance eficazes.
Aqui no blog da ION, já falamos sobre os principais indicadores de vendas que precisam estar no seu radar. Mas quais são as estratégias que esses indicadores apoiam? Ou quais são as melhores estratégias para alavancar suas vendas e crescer em 2025?
É o que vamos ver neste artigo. Continue a leitura!
Personalize seu funil de vendas
O funil de vendas é uma representação gráfica dos passos que um comprador dá entre o momento que conhece a sua empresa e se torna um cliente. Nesse sentido, ele reflete os pontos de contato ou interações realizadas ao longo deste processo.
Personalizar o funil de vendas significa compreender o estágio de consciência em que o potencial cliente se encontra a cada etapa e provê-lo das informações que necessita para tomar decisões de maneira mais ágil e assertiva.
Para tanto, você pode se utilizar de estratégias como o inbound sales, que cria conteúdos úteis para ajudar os prospects em sua jornada de conscientização sobre seus produtos.
Também pode investir em estratégias omnichannel, que acompanham a tendência dos compradores em usar vários pontos de contato antes de uma decisão de compra.
Refine suas vendas descentralizadas
Se você possui representantes de vendas espalhados geograficamente, convém refinar sua estratégia colocando o vendedor certo no lugar certo. Isso pode ser feito com análise de dados de vendas, experiência de cada profissional e resultados gerados ao longo do tempo.
Por exemplo, se você tem um representante de vendas que tem um alto índice de fechamento de contratos com clientes considerados difíceis, pode mapear as regiões de maior dificuldade de penetração dos seus produtos e colocá-lo para atuar nessa região.
Fazer esses pequenos ajustes pode elevar a performance do seu time comercial, eliminar barreiras e alavancar as vendas em 2025 sem muito esforço, mas com uma grande inteligência.
Gerencie sua equipe com inteligência
Quando se trabalha com vendas, é fundamental ter boas ferramentas de gestão de equipes. Afinal, quanto mais integrado seu time comercial estiver, maior será a sinergia para gerar melhores resultados.
Nesse sentido, uma ferramenta de supervisão em tempo real pode trazer a agilidade que você precisa para se comunicar com seu time. Além disso, permite acompanhar a performance de cada vendedor individualmente e consolidar os dados do time a cada dia.
Reduza o seu ciclo de vendas
Ciclo de vendas é o tempo entre o primeiro contato com um prospect e o momento da venda efetiva. Quanto menor é esse prazo, maior é o seu volume de vendas. Portanto, esta é uma das melhores estratégias para alavancar as vendas e crescer em 2025.
Além de impactar no volume das vendas, um ciclo de vendas menor também significa maior produtividade para o seu time comercial, um fluxo de caixa mais saudável e novas oportunidades de crescimento. Mas como reduzir o ciclo de vendas, afinal?
Uma das formas de se fazer isso é automatizando processos de modo que a jornada do cliente seja mais ágil, intuitiva e autônoma. Você pode fazer isso integrando ferramentas de marketing e vendas, assim como todo o seu back-end operacional.
Aposte em um B2B commerce
Se o seu atacado ainda não possui uma loja virtual própria, chegou a hora de pensar — e agir — sobre isso.
O B2B e-commerce é o próximo passo para todas as marcas que pretendem escalar vendas e transformar oportunidades em negócios. Isso porque 7 a cada 10 compradores B2B consideram que comprar online é mais conveniente.
Além disso, as vendas online permitem uma maior amplitude de vendas, pois mantêm seu atacado “aberto” 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Com a integração de processos, também acelera tarefas administrativas, como emissão de pedidos, notas fiscais e e-mails transacionais, entre outros.
Implemente uma ferramenta de pagamentos digitais
O mercado B2B pede as mesmas facilidades que o B2C tanto na hora de comprar quanto de pagar. Por esse motivo, as ferramentas de pagamentos digitais têm liderado os investimentos em transformação digital neste setor.
Ao facilitar o pagamento para os seus clientes, você acelera o seu ciclo de compras, evita perda de negociações por processos morosos e ainda aprimora a experiência do cliente.
Além disso, tem a possibilidade de integrar seus processos internos de modo a manter um maior controle sobre seus recebimentos, o que contribui para uma maior sustentabilidade financeira.
Melhore sua inteligência de mercado com IA
Não é novidade que a inteligência artificial está ganhando cada vez mais espaço nas organizações. Mas ela não se limita à automação de processos e geração de relatórios.
Ela também pode trazer insights de negócios únicos para que o seu time de vendas trabalhe em cima de melhores argumentos e processos comerciais.
Confrontando dados de diversas fontes, a IA pode detectar padrões e comportamentos e com isso oferecer caminhos possíveis para melhores negociações, ciclos de vendas mais curtos e, claro, recompras.
Ela também pode detectar falhas no funil de vendas, onde os prospects deixam a jornada e assim indicar melhores formas de abordar esses potenciais compradores para que retomem o contato com a sua empresa.
Com as tecnologias certas, suas vendas crescem mais
Aqui na ION, acreditamos no poder da tecnologia para alavancar vendas e crescer mais todos os dias. Por isso, desenvolvemos soluções que ajudam seu atacado e distribuição a melhorar a eficiência operacional e escalar resultados de forma simples e intuitiva.
Com ferramentas que mantêm seu time integrado a qualquer hora e em qualquer lugar, você desenvolve estratégias mais efetivas para expandir seus negócios o ano inteiro.
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