A automação da força de vendas é uma grande aliada do mercado de atacado e distribuição, uma vez que permite escalar os negócios de forma mais sustentável e ordenada.
À medida que você vai ganhando velocidade nos processos, reduz os gaps e evita falhas, seus resultados vão se tornando cada dia mais consistentes.
Mas, para ter sucesso com essa tecnologia, é fundamental ter certos cuidados na hora de implementá-la. Continue e leitura e saiba que cuidados são esses!
Defina objetivos claros
Toda mudança estratégica, especialmente quando se trata de contratar uma nova tecnologia, começa com a definição de objetivos. Em outras palavras, por que você quer automatizar sua força de vendas?
Ter isso em mente é essencial para avaliar o custo-benefício da implementação da automação da força de vendas, bem como monitorar se o seu objetivo está sendo alcançado.
Outro ponto importante de se ter objetivos claros para a contratação de uma ferramenta dessas é o alinhamento interno. Afinal, todas as pessoas que farão uso da tecnologia precisam saber o porquê e como elas contribuirão para o resultado final.
Avalie as necessidades da sua equipe
Antes de investir em uma ferramenta de automação da força de vendas também é essencial compreender quais são as reais necessidades da sua equipe.
Só assim vocês conseguirão selecionar uma tecnologia que atenda as expectativas de todos e contribua verdadeiramente para os resultados da organização.
Comece mapeando os processos atuais e as melhorias desejadas pela equipe. Entenda as dores e desafios do time de vendas no dia a dia, para identificar como podem ser solucionados.
Com base nisso, faça uma lista de funcionalidades que a tecnologia a ser contratada deveria ter para suprir as necessidades da equipe.
Escolha a ferramenta certa
Com as diretrizes em mãos, é hora de partir para o mercado e tentar encontrar a ferramenta ideal para automatizar a força de vendas na sua empresa.
Lembre-se de verificar o quão próxima cada ferramenta está de resolver os problemas da sua equipe. Além disso, como ela pode contribuir para escalar seus resultados.
Outro ponto a ser observado é a facilidade de uso. Quanto mais intuitiva a ferramenta for, mais rápido sua equipe vai se adaptar a ela.
Por fim, verifique questões como suporte técnico, treinamento para uso e garantia de disponibilidade de tempo, isto é, se a ferramenta não fica fora do ar muito tempo.
Integre com outros sistemas de gestão
Para ter uma automação da força de vendas que realmente contribua para o crescimento do seu atacado ou distribuição, ela precisa ser facilmente integrada a outras soluções tecnológicas que a sua empresa utilize.
Por exemplo, CRM, ERP, automação de marketing, Business Intelligence, Big Data, entre outras. Assim, você terá processos ainda mais velozes e isentos de falhas, uma vez que as soluções passam a nutrir umas às outras de dados estratégicos em tempo real.
Essa integração pode ser feita por meio de APIs, Robotic Process Automation (RPA) ou outras soluções disponíveis no mercado. O importante aqui, é garantir essa possibilidade antes de fechar contrato com a empresa fornecedora.
Treine sua equipe
Por mais intuitiva que seja a nova ferramenta de automação da força de vendas, existe um tempo de adaptação. E ele começa com um bom treinamento sobre a ferramenta e suas funcionalidades.
Ao realizar a contratação da solução, verifique junto à empresa fornecedora se já esse tipo de serviço. Além disso, certifique-se de que existem ferramentas simples e fáceis de serem acessadas para tirar dúvidas, como FAQs inteligentes, por exemplo.
Vídeo explicativos, tutoriais e manuais de documentação também podem auxiliar sua equipe na fase de adaptação à nova ferramenta.
Customize a nova ferramenta
Antes de começar a usar a nova ferramenta de automação da força de vendas, crie os parâmetros que você deseja inserir nela de forma separada.
Aqui, talvez valha a pena reunir seu time de vendas e fazer um brainstorming para definir quais são os melhores parâmetros a serem utilizados.
Essa fase de planejamento é essencial para que vocês deem os start com o fôlego renovado, sem a necessidade de ficarem mexendo em parametrizações depois.
Dê o input nos dados
Esta é uma das etapas mais importantes na implementação de uma ferramenta de automação da força de vendas. Ela consiste em migrar os dados já existentes para a nova ferramenta.
Aqui, é essencial ter tanto o auxílio da empresa fornecedora da nova solução quanto da sua equipe de TI, para evitar a perda de dados no processo.
Comece fazendo um backup de todos os dados atuais e armazenando-o em local seguro. Em seguida, faça a exportação dos dados para um formato universal, que possa ser migrado para a nova plataforma.
Faça a importação dos dados na nova tecnologia e verifique se eles estão consistentes com os dados que você tem nas ferramentas antigas.
Monitore o uso e consistência dos dados
Por mais que queiramos fazer uma estreia perfeita com uma nova ferramenta, ninguém está livre de falhas. Nesse sentido, monitore o uso da solução de automação da força de vendas para identificar se há ajustes que podem ser feitos para melhorar o desempenho.
Você pode fazer testes A/B, por exemplo, para compreender qual a melhor maneira de classificar leads ou extrair dados. Pode criar funis de vendas diferentes e acompanhá-los, para identificar qual é mais efetivo. As possibilidades são inúmeras.
Faça os ajustes necessários e colha os resultados!
Por fim, faça os ajustes que você e sua equipe julgarem necessário e continue monitorando a performance para promover melhorias contínuas no seu processo de automação da força de vendas.
Agora que você já sabe quais são as melhores práticas para a implementação da automação da força de vendas, só falta conhecer a ferramenta que você vai utilizar pelos próximos anos.
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