Automação da força de vendas é um conjunto de processos e ferramentas que permitem automatizar tarefas repetitivas e de grande volume. Deste modo, seu time comercial tem mais tempo livre para desenvolver e aprimorar o relacionamento com os clientes.
Esse tipo de estratégia de negócios permite, ainda, que a sua empresa escale o volume de vendas de forma sistemática e alcance melhores resultados ao longo do tempo.
Mas, para que tudo isso seja possível, é fundamental poder contar com os melhores softwares de automação da força de vendas. Por isso, trouxemos dicas imperdíveis de como você pode escolher as melhores tecnologias para potencializar os resultados da sua empresa. Continue a leitura!
Como escolher o melhor software de automação de vendas?
A escolha da melhor tecnologia para automatizar suas vendas começa com um profundo conhecimento do seu negócio. Por isso, ninguém melhor do que você e sua equipe para essa tarefa.
O primeiro passo é levantar todas as necessidades de ferramentas que a equipe precisa, sem se preocupar muito em encontrar ou não o melhor software de automação de vendas.
A ideia aqui é entender como sua empresa funciona e o que ela precisa para funcionar ainda melhor. Portanto, deixe sua equipe sonhar à vontade e anote todas as ideias, sem julgamentos.
Num segundo momento, é necessário fazer uma triagem do que é indispensável e do que seria bom, mas não é vital para o negócio. Assim, vocês conseguiram chegar a uma lista de funcionalidades-base, que vai orientar a escolha da ferramenta logo adiante.
Lista de prioridades feita? Hora de buscar os melhores softwares de automação de vendas no mercado. Essa busca pode ser feita na internet, mas lembre-se de averiguar o nível de satisfação dos usuários com as ferramentas que forem surgindo na sua pesquisa.
Uma boa forma de não cair em promessas furadas é conversar com empresas que também fazem uso dessas tecnologias. Cases de sucesso também pode te ajudar a entender se a solução é o que você precisa realmente.
Software escolhido, não abra mão de testar
Inserir uma nova ferramenta de trabalho na empresa gera algumas demandas, como treinamento da equipe, tempo de adaptação e, claro, investimento financeiro.
Nesse sentido, para não perder tempo e evitar prejuízos, o ideal é que vocês possam testar os softwares de automação de vendas que ficaram como finalistas na sua lista de prioridades.
Procure testar ao menos três soluções antes de fechar contrato. Além disso, faça uma força-tarefa com seu time para identificar os pontos fortes e fracos de cada tecnologia.
Assim, ao final do período de testes, vocês terão dados confiáveis para pautar sua decisão por uma nova ferramenta de automação da força de vendas.
Chegando até aqui, talvez você esteja se perguntando “ok, mas o que devo olhar para saber que estou adquirindo a melhor ferramenta?”.
Acertamos? Então confira a seguir as funcionalidades que não podem faltar nos melhores softwares de automação da força de vendas.
4 funcionalidades que não podem faltar em um software de automação da força de vendas
Para garantir que sua equipe terá as melhores ferramentas do mercado, não abra mão dessas funcionalidades:
Gestão de vendas online
Hoje em dia, para escalar vendas, você precisa de mobilidade. E, principalmente, quebrar barreiras geográficas. Por isso, os melhores softwares de automação da força de vendas já podem ser acessados por meio de aplicativos mobile.
Assim, você pode ampliar sua força de vendas tanto nacional quanto internacionalmente sem perder de vista os resultados. E o melhor: tudo em tempo real.
Atualização imediata do mix de produtos
Já pensou quantas vendas sua empresa já perdeu por um portfólio de produtos desatualizado?
É por isso que, na hora de escolher o melhor software de automação da força de vendas, você tem que garantir que ele possibilite a atualização do seu mix de produtos em tempo real.
Mas como isso funciona?
Basicamente, assim que a sua empresa decide inserir um novo produto no portfólio, basta acessar sua base de dados e cadastrar todas as informações.
Assim que o cadastro do novo produto é concluído, todos os vendedores recebem a atualização diretamente no aplicativo, ganhando mais poder de argumentação para ampliar as vendas a cada cliente conquistado.
Histórico de pedidos
O ser humano gosta de rotina. E, quando se trata de comprar produtos, prefere o conhecido ao desconhecido. Nesse sentido, ter um histórico de pedidos bem documentado pode ser uma excelente maneira não só de conhecer os hábitos de compra dos seus clientes como também um argumento muito bom de vendas.
Sabe aquela mensagem por e-mail dizendo “estamos sentindo sua falta”? Ou então aquela que diz “está na hora de reabastecer o seu estoque”? São pequenas ações que podem fazer toda a diferença no faturamento da sua empresa no final do mês.
Status de pedidos
Outra funcionalidade que não pode faltar nos melhores softwares de automação da força de vendas é a de status dos pedidos.
Através dela, gestores podem acompanhar a emissão de pedidos da equipe de vendas e monitorar a velocidade com que a empresa atende a cada cliente, bem como problemas com pagamentos ou entregas, por exemplo.
O time comercial pode, ainda, averiguar informações importantes para tranquilizar clientes e mantê-los informados sobre o status de seus pedidos de forma ágil, segura e confiável.
ION Vendas: o software de automação de vendas que você precisa
O ION Vendas é uma solução desenvolvida para empresas de atacado e distribuição que buscam escalar vendas de forma simples, dinâmica e bastante intuitiva.
Com uma interface fácil de ser utilizada, ele oferece as melhores funcionalidades para quem busca praticidade na hora de atender aos clientes, emitir pedidos e gerenciar toda a cadeia de valor que resulta na satisfação do cliente final.
Munido com inteligência artificial, o ION Vendas oferece uma série de funcionalidades que contribuem para a produtividade e eficiência do seu time comercial, elevando a qualidade dos serviços e a sua capacidade de entrega.
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