Metodologia ágil: o que é e como utilizá-la nas distribuidoras?
Você sabe o que é a metodologia ágil e como ela pode aumentar a produtividade e melhorar a maneira que uma empresa realiza suas tarefas? De um tempo para cá, em que o assunto de qualquer ramo envolve inovação e uma melhor gestão, ela está no topo das tendências — e continuará assim no futuro.
Essa abordagem consegue acelerar projetos e revolucionar a gestão como nenhum outro método mais tradicional é capaz e, por isso, decidimos criar este post. Nele, falaremos um pouco mais sobre esse conceito, como funciona, suas vantagens e a relação com os setores de vendas e distribuição. Confira!
O que é metodologia ágil?
A metodologia ágil pode ser definida como um conjunto de técnicas e práticas voltadas para a gestão de projetos e tarefas que oferece mais eficiência, flexibilidade e rapidez em todos os processos envolvidos. O objetivo inicial era o de agilizar apenas o desenvolvimento de softwares, mas os métodos extrapolaram esse setor e já revolucionaram a gestão das empresas de qualquer área.
Existem alguns tipos existentes dessa metodologia, cada um com características distintas, mas que têm a mesma finalidade. Entre os mais utilizados no mercado, é possível citar:
- Kanban;
- Scrum;
- Lean;
- Extreme Programming (XP);
- Feature Driven Development;
- Dynamic Systems Development Methodology (DSDM);
- Scaled Agile Framework (SAFe);
- Adaptive Software Development (ASD).
Quais são as suas vantagens?
Ao utilizar essa metodologia em uma empresa, seja ela de qualquer ramo, é possível alcançar diversas vantagens para o time e para o negócio como um todo. Entre elas, é possível citar:
- aumento na produtividade;
- gerenciamento de mudanças com mais eficiência;
- colaboração do cliente;
- melhor atendimento;
- resposta muito mais rápida a imprevistos e mudanças;
- softwares mais rápidos e executáveis;
- integração entre os times e a gestão.
Como funciona essa metodologia?
O funcionamento desse método se dá a partir de ciclos incrementais e de repetição. Isso quer dizer que nos projetos desenvolvidos a partir dele não acontece somente a entrega de um produto final. A equipe responsável faz entregas menores de todas as partes funcionais e, a partir daí, vai aprimorando.
Quem utiliza a metodologia foca em criar e concluir o chamado mínimo produto viável. Com isso, é possível que o cliente já consiga conquistar o seu objetivo de alguma forma, qualquer que seja ele. Depois, com os resultados e feedbacks, os responsáveis começam a trabalhar no aprimoramento e em entregar versões melhores.
Como aplicar essa metodologia nas distribuidoras?
Da mesma forma que ocorre em outros segmentos, o setor das distribuidoras também passou a utilizar a metodologia ágil para fortalecer as suas abordagens. Dessa forma, é possível tornar todos os procedimentos em que são aplicadas ainda mais eficientes. Com ela, todo processo passa a ser desburocratizado e, por isso, a margem para o erro é muito menor, já que qualquer um dos envolvidos pode corrigir alguma falha.
O Scrum, por exemplo, é um dos métodos mais eficazes nos processos manuais ou automatizados desse tipo de empresa. Isso porque ele otimiza a gestão de etapas, facilita o cumprimento dos prazos e controla o trabalho de forma eficaz. Ele trabalha com medição guiada pela tabela burnout e faz com que as equipes consigam saber se estão ou não avançando no trabalho ou se alguma etapa sofrerá algum atraso.
Problemas logísticos que podem ser solucionados por meio dessa metodologia
Quem trabalha com logística sabe que, hora ou outra, algum problema pode surgir e atrapalhar todo o processo. Com o uso desse método, alguns deles podem ser solucionados com mais facilidade. Confira, a seguir, alguns exemplos.
Entrega
Um dos problemas logísticos que podem ser solucionados com esse método é a entrega. Com ele, ela acontece de forma contínua, já que todo erro pode ser solucionado ao longo das etapas, independentemente do que for entregue. Com isso, é possível alcançar maior eficiência e produtividade.
Qualidade do serviço
Outro resultado da implantação da metodologia nas distribuidoras é a qualidade. Pela solução rápida de qualquer problema ou erro, as etapas da entrega são feitas de maneira muito mais eficaz — já que serão avaliadas e validadas constantemente por conta do uso do método ágil.
Transparência dos processos
A aplicação dessa metodologia também auxilia na transparência dos processos. Isso porque todos os profissionais envolvidos conseguirão ter uma visão geral de tudo que acontece, assim como o andamento de cada um. Com isso, é possível ter um ganho maior de eficiência e de produtividade, que podem ir desde o recebimento de produtos até qualquer etapa do processo logístico.
Como usar a metodologia ágil nas vendas?
Depois da consolidação desse método no desenvolvimento de softwares, várias outras áreas — e muitos perfis de empresas — passaram a olhar para as suas práticas com bons olhos e com muito mais interesse. Isso, então, evoluiu para outros campos de conhecimento e até para outros métodos, como o Lean, Kanban e o próprio Scrum.
A área comercial, seguindo essa tendência, passou a aplicar a metodologia em diferentes tipos de vendas. Com isso, conseguiu se beneficiar da simplicidade da execução dos processos, assim como do foco em atender as necessidades específicas dos clientes como forma de acelerar os resultados.
Para que isso aconteça de forma correta e permanente, é preciso, em primeiro lugar, organizar os projetos em entregas que sejam ao mesmo tempo parciais, dinâmicas e também constantes. Dessa forma, será possível chegar a uma entrega final de qualidade alta e acima da média.
Aqui, é preciso frisar que, quando falamos em entregas parciais, não significa que sejam produtos ou serviços incompletos ou com baixa qualidade. O cliente precisa receber uma solução que atenda suas necessidades e que ela mesma possa ser aprimorada ao longo do tempo — o que é possível com esse método.
A metodologia e o time de vendas
Tornar o onboarding — o processo de aproximar um novo funcionário da cultura organizacional da empresa — mais ágil e eficiente é uma estratégia para que os resultados possam aparecer com mais constância e de forma mais rápida. Inclusive, isso evita quedas nos períodos de renovação da equipe e auxilia no impacto da gestão de talentos.
Ao levar esse quesito em consideração, apostar nesse método voltado para vendas e com esse objetivo pode ser extremamente vantajoso para a empresa. Todo o procedimento precisará ser executado com a colaboração de todos, análise frequente e envolvimento da liderança de todas as áreas para dar certo.
Como você pôde perceber, a metodologia ágil oferece diversas vantagens e é uma tendência que seguirá firme pelos próximos anos para revolucionar o gerenciamento de tarefas e projetos nas empresas. Esperamos que com as informações contidas neste post você se interesse por ela e aplique na sua empresa.
Gostou deste assunto? Então aproveite para assinar a nossa newsletter! Enviamos conteúdos tão relevantes quanto este por e-mail com frequência.