fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Planejamento estratégico de TI: primeiros passos
planejamento estratégico de ti

Planejamento estratégico de TI: primeiros passos

A Tecnologia da Informação (TI) evoluiu de forma gradativa nas empresas. Primeiramente, como recursos de suporte ao trabalho humano. Num segundo momento, como alavanca para operações mais complexas.

Agora, ela cumpre um papel determinante para o crescimento e manutenção dos negócios. Por essa razão, ter um planejamento estratégico de TI se faz algo indispensável.

O que é planejamento estratégico de TI?

Planejamento estratégico de TI é um conjunto de estratégias que visa alinhar os investimentos em tecnologia aos objetivos estratégicos da organização.

Dessa forma, ele constitui um guia detalhado sobre como a empresa deve investir, desenvolver e aplicar recursos tecnológicos para que eles se tornem propulsores de resultados ao longo do tempo.

Para tanto, ele considera as tecnologias que a sua empresa possui agora e quais precisa implementar para garantir a manutenção dos objetivos corporativos de curto, médio e longo prazo.

Por que ter um planejamento estratégico de TI?

Agora que você já sabe o que é e para que serve um planejamento estratégico de TI, pode estar se perguntando sobre quais são as vantagens de investir tempo e dinheiro no desenvolvimento dessa nova frente de trabalho no seu atacado e distribuição. Por isso, selecionamos alguns dos benefícios que seguramente sua empresa vai ter:

Manutenção da competitividade

Em um mundo cada vez mais competitivo e dependente da tecnologia para processar dados e realizar macro e micro-operações, é fundamental ter políticas e estratégias que permitam gerenciar adequadamente esses recursos tecnológicos.

Somente desta maneira é possível garantir maior competitividade para a empresa, fazendo uso adequado das tecnologias certas para um crescimento sustentável.

Redução de custos

O planejamento estratégico de TI também se torna um grande aliado na redução de custos operacionais. Isso porque ele permite um melhor dimensionamento de recursos, bem como uma análise detalhada da alocação de recursos tecnológicos dentro da empresa.

Com isso, é possível planejar com mais segurança e acuracidade novos investimentos, privilegiando áreas mais estratégicas para a alavancagem dos negócios.

Respostas mais rápidas às demandas de mercado

Um dos principais objetivos do planejamento estratégico de TI é prever quais recursos serão necessários e como obtê-los em tempo hábil para melhor aproveitar as oportunidades de mercado.

Dentro desta perspectiva, investir neste tipo de planejamento permite preparar a organização para responder mais rapidamente às demandas do mercado, garantindo maior competitividade.

Segurança e gerenciamento de riscos

Com a maior dependência de dados para uma tomada de decisão estratégica, a segurança e gerenciamento de riscos relacionados à informação se torna uma prioridade para as empresas.

Nesse sentido, a TI cumpre um papel fundamental no estabelecimento de políticas e normas de uso de dados, bem como na implementação de ferramentas de segurança cibernética.

Esses são apenas alguns exemplos de benefícios que seu atacado ou distribuição pode colher a partir de um planejamento estratégico de TI.

À medida que você vai implementando seu plano, mais vantagens vão se tornando evidentes e mostrando a importância dessa estratégia para a sua organização.

O que considerar no seu planejamento estratégico de TI?

Cada empresa possui peculiaridades que fazem do planejamento estratégico de tecnologia da informação único. Porém, a estrutura central é a mesma. Por isso, apresentamos um eixo norteador para que você possa começar a estruturar o seu ainda hoje:

Arquitetura empresarial

Consiste em um projeto detalhado de todas as tecnologias presentes na sua empresa atualmente e como elas estão alinhadas ao seu objetivo estratégico.

Ele pode considerar, ainda, tecnologias que precisam ser adquiridas e como elas serão integradas à sua arquitetura empresarial num futuro próximo.

Gestão estratégica

Esta etapa está relacionada ao estabelecimento de metas e objetivos de TI de modo que estes deem suporte à estratégia organizacional. Em outras palavras, é conectar a TI à sua estratégia central, tornando-a um pilar da gestão empresarial.

Aqui, convém definir como a tecnologia da informação dá suporte a cada objetivo e meta da empresa. Além disso, entender como ela se torna um diferencial para que o seu atacado e distribuição se destaque no mercado. 

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são essenciais para monitorar a eficácia do seu planejamento estratégico de TI. Afinal, eles trazem dados e insights que permitem aprimorar seus processos, bem como identificar novas formas de potencializar resultados.

Além disso, eles ajudam a rastrear o progresso das suas ações e medir o impacto das tecnologias nos resultados organizacionais. Algo que contribui para uma maior conscientização a respeito da importância da TI para o crescimento dos negócios.

Como estruturar seu planejamento estratégico de TI?

O planejamento estratégico de TI deve nortear todas as ações que envolvem o uso de tecnologias dentro da organização. Portanto, considere estes passos no momento de estruturar o seu:

Alinhamento entre negócios e TI

Como você viu anteriormente, o alinhamento entre estratégia de negócios e TI é essencial para o sucesso dessa empreitada. Logo, comece garantindo que o planejamento estratégico de TI tem total alinhamento com os objetivos empresariais de curto, médio e longo prazo.

Realize uma análise de negócios

Entender quais são os pontos fortes e fracos da sua organização em termos de tecnologia é o segundo passo a ser dado. Essa análise pode ser feita com o auxílio de várias ferramentas, como SWOT ou as 5 Forças de Porter, por exemplo.

Basicamente, você deve listar quais são as forças e fraquezas, desafios e oportunidades da sua empresa no momento de implementar novas tecnologias.

Defina metas e objetivos

Todo planejamento estratégico está pautado por metas e objetivos. Na TI, isso não é diferente. Portanto, defina quais são as metas e objetivos do seu planejamento estratégico de TI.

Em seguida, você pode desdobrá-los em táticas e operações que serão executadas ao longo do tempo, atribuindo indicadores de performance como ferramentas de monitoramento.

Auditoria interna

Consiste no levantamento dos recursos já disponíveis, para que você possa planejar a aquisição e implementação do que ainda falta para configurar o seu tech stack.

Gestão de riscos e oportunidades

Uma parte importante do seu planejamento estratégico de TI é a identificação de riscos e oportunidades relacionados à tecnologia da informação.

Além disso, é necessário desenvolver um plano de gestão desses riscos e oportunidades, isto é, traçar planos para mitigar, reduzir ou expandir as chances de que algo ocorra.

Implementação, monitoramento e revisão

Nesta última etapa, entra a implementação do que foi planejado, bem como o monitoramento dos seus indicadores de performance.

A partir dos dados levantados, é necessário, também, realizar a revisão do seu planejamento estratégico de TI para que ele se mantenha atualizado e completamente aplicável ao seu contexto mercadológico.

Criar um planejamento estratégico de TI é algo desafiador, porém, com grandes chances de transformar a realidade do seu atacado e distribuição, não só alavancando resultados como atraindo mais oportunidades de negócios.

Para isso, você precisa das ferramentas certas e do apoio de quem entende do seu negócio. Portanto, entre em contato agora mesmo com nossos consultores e saiba como a ION pode te ajudar!

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .

 

ION SISTEMAS