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Planejamento estratégico situacional para empresas de atacado e distribuição

Planejamento estratégico situacional para empresas de atacado e distribuição [ionsistemas]

Planejamento estratégico situacional para empresas de atacado e distribuição [ionsistemas]

O planejamento estratégico é um processo vital dentro de qualquer empreendimento, pois é o que orienta as ações, investimentos e decisões da empresa.

Como uma bússola que aponta para o Norte, ele indica quais são as estratégias, táticas e operações que conduzirão a organização rumo aos seus objetivos.

Mas, diante de um mercado tão dinâmico, em que existem fatores externos que influenciam seus resultados, como ter a segurança de que continua no caminho certo?

É para isso que serve o planejamento estratégico situacional, uma ferramenta de gestão que confere mais flexibilidade, adaptabilidade e dinamicidade à sua organização na hora de tomar decisões.

Continue a leitura e entenda como essa ferramenta pode te ajudar a gerar melhores resultados no atacado e distribuição!

O que é planejamento estratégico situacional?

O planejamento estratégico situacional é uma ferramenta de gestão empresarial que considera os fatores internos e externos que impactam o seu negócio, de modo a prever cenários e suas consequências.

Em outras palavras, ele visa identificar riscos e oportunidades, bem como suas forças e fraquezas, para que você tome decisões mais bem informadas e assim tenha mais chances de sucesso.

Desse modo, você pode atuar preventivamente e proativamente para conduzir os negócios rumo aos seus objetivos organizacionais de maneira mais fluida e adaptada às constantes mudanças do seu mercado.

Por que uma análise situacional é importante?

Atuar em um mercado em constante transformação, onde você precisa estar sempre um passo à frente dos concorrentes, é um desafio enorme.

Some a isso fatores como economia, regulamentações governamentais, desejos e necessidades de clientes e consumidores, tendências tecnológicas, entre outros, e você terá um cenário altamente complexo e difícil de prever.

Nesse sentido, quanto mais informação você tiver, mais preparado vai estar para agir em momentos decisivos. Isso porque o planejamento estratégico situacional permite que você conheça mais profundamente seu ambiente de negócios.

E o que isso traz de benefícios para a sua organização? Confira:

Identificação de oportunidades

Conhecer seu negócio tão bem que fique fácil identificar as oportunidades que se apresentam, sem entrar em questionamentos ou dúvidas desnecessários. Já pensou que bom seria?

Pois bem, quando você investe em um planejamento estratégico situacional, isso fica bem mais fácil.

E o motivo é simples: por meio da análise situacional, você identifica tendências de mercado, comportamentos de consumidores e outras informações que podem contribuir para novas estratégias e ações de crescimento e vendas.

Mitigação de riscos

Ao mesmo tempo em que você identifica oportunidades, também pode descobrir potenciais riscos ao seu negócio. Logo, tem a possibilidade de agir de maneira proativa para mitigá-los.

Essa abordagem preventiva tem o potencial de preservar seus recursos, reduzir prejuízos e, claro, proteger seu patrimônio.

Adaptação a mudanças

O planejamento estratégico situacional também contribui para que sua empresa de atacado e distribuição ganhe maior resiliência no momento de se adaptar às mudanças do mercado.

Isso ocorre porque você tem a chance de simular cenários, compreender transformações do seu segmento, monitorar ações da concorrência e agir rapidamente diante de situações inusitadas.

Dinamicidade nas ações

Enquanto os métodos estáticos de planejamento estratégico prendem você e sua equipe em estruturas rígidas, a análise situacional permite que vocês atuem de forma responsiva, isto é, respodendo adequadamente a cada movimentação do cenário econômico, político e mercadológico.

Assim, sua empresa ganha maior velocidade de ação, reduzindo os riscos de decisões demoradas ou inconsistentes com o cenário.

Como implementar um planejamento estratégico situacional na sua empresa

Empresas de atacado e distribuição contam com equipes grandes, muitas vezes, descentralizadas. Também costumam atuar em grandes espaços geográficos, abraçando desafios logísticos para atender às demandas dos clientes.

Diante disso, o planejamento estratégico situacional contribui para uma melhor compreensão de como agir em cenários de incerteza e constante transformação.

A seguir, você confere os passos essenciais para começar a implementação desse método na sua empresa:

Faça uma análise interna

O primeiro passo para começar a construir um planejamento estratégico situacional é compreender sua situação interna. Para tanto, você deve avaliar os recursos de que dispõe internamente, a qualificação da sua equipe, a performance do negócio, entre outro fatores.

Uma ótima ferramenta para fazer esse tipo de diagnóstico é a análise SWOT, pois ela permite identificar as forças, fraquezas, oportunidades e desafios do seu empreendimento.

Faça uma análise externa

Assim como você fez o diagnóstico interno, também pode fazer o externo. Ele envolve conhecer seus concorrentes, as tendências do seu mercado, o comportamento dos seus clientes e outros fatores que impactam sua atividade, como agências reguladoras, por exemplo.

A análise SWOT também pode ser aplicada neste caso e revelará diferenciais competitivos do seu atacado e distribuição, bem como deficiências que podem ser supridas para que os seus concorrentes não as explorem.

Projete o futuro

Conhecendo o cenário atual, o próximo passo da análise situacional é projetar o futuro considerando as variáveis que você e seu time julgarem necessárias.

Aqui, uma boa pesquisa de mercado pode ajudar vocês a entenderem melhor o que está por vir. Tendências de comportamento do consumidor, novas soluções que estão se desenvolvendo, entrada de concorrentes no mercado… tudo isso deve ser considerado.

Defina metas estratégicas

Vivemos na Era dos dados, isso é fato. Mas nem todos os dados têm a mesma importância dentro do contexto empresarial. Sendo assim, converse com seu time para identificar quais são as metas mais importantes e os indicadores-chave de performance.

Deste modo, você poderão priorizar a análise de dados e se aprofundar naqueles detalhes que têm maior impacto sobre a sua atividade, deixando os demais para análises secundárias.

Construa o plano de execução

Com as metas definidas e os indicadores estipulados, vocês já podem começar o planejamento estratégico situacional em si. Isso pressupõe listar táticas e ações para atingir os objetivos estratégicos elencados anteriormente.

Registrar o plano permitirá que todos tenham uma fonte segura de consulta. Além disso, facilitará no momento de avaliar se o planejado está realmente sendo executado.

Com o plano pronto, basta colocá-lo em prática. Mas lembre-se sempre de contar com tecnologias que permitam um monitoramento de performance confiável. Afinal, uma das premissas do planejamento estratégico situacional é estar preparado para qualquer mudança brusca do mercado.

Agora que você já conhece os passos essenciais para um planejamento estratégico operacional, que tal descobrir as tendências e perspectivas do atacado e distribuição para o próximo ano?