Os problemas logísticos das empresas, apesar de parecerem uma área distinta, podem gerar prejuízos e problemas significativos para o seu negócio. Se muitos gargalos e perdas estão acontecendo, começará a ficar inviável atender às demandas dos seus clientes. Com isso, perderá o bom relacionamento, e a lucratividade não será atrativa.
Por mais que muitos dos problemas sejam imprevistos, há fatores que podem ser evitados com capacitação e planejamento. Já para aqueles que você não pode prever e não estão ao seu alcance, é preciso definir estratégias para se manter preparado para eles, de modo que não saia fragilizado.
Como prevenir é melhor que remediar, neste post, você confere quais são os principais e mais recorrentes problemas logísticos das empresas de distribuição e atacado, bem como soluções práticas para eles. Acompanhe!
Quais são os principais problemas logísticos das empresas?
Problemas de estoque
Para que as entregas funcionem de maneira orgânica e linear, é preciso que você tenha um controle de estoque eficiente, pois somente assim terá capacidade de atender às demandas dos seus clientes.
No entanto, caso o seu controle de mercadorias esteja deficiente, além de não ter produtos suficientes, eles poderão estar em mau estado de conservação e até mesmo com data de validade vencida, se estiver tratando de itens perecíveis.
A gestão de estoque não é somente registrar os produtos que entram e saem da sua reserva, mas também a definição de estratégias que não geram mercadorias paradas nem em falta. Afinal, produtos sem giro de estoque ficam ultrapassados e significam prejuízo.
Portanto, para evitar esse problema logístico, é preciso ter um controle de estoque com processos bem-definidos e alinhados de acordo com as suas previsões de demanda e capacidade da sua empresa, pois não há como abraçar o mundo, não é mesmo?
Contratempos e complicações na rota
Sem sombra de dúvida, entre os problemas logísticos das empresas mais comuns estão aqueles relacionados à rota de entrega. Muitos dos contratempos que acontecem na etapa de entrega não são culpa da empresa, porém é necessário ter soluções eficientes para contorná-los. Entre os principais, podemos destacar:
- engarrafamentos;
- acidentes nas estradas;
- roubo de cargas;
- quebra de alguma peça do veículo de transporte;
- pneu furado.
Sendo assim, mesmo não podendo prever tais acontecimentos, é importante que, ao passar por esses casos, a sua distribuidora ou atacadista tenha uma equipe capacitada para notificar os responsáveis e empresas de suporte, para enviar alertas tanto para os condutores quanto para os gestores. Se necessário, também deve contratar transportes emergenciais a fim de cumprir o prazo acordado com o cliente.
Quando soluções e atitudes são tomadas em tempo hábil, é possível evitar o agravamento do contratempo ocorrido durante a rota porque decisões serão tomadas para resolver ou contornar o problema.
Avarias e deficiência nas entregas
A entrega dos produtos ao cliente é outra etapa que abre espaço para problemas logísticos das empresas, se não for bem-planejada. Nesse cenário, destacamos as avarias e os danos físicos na mercadoria quando ela chega ao destino.
Rasgos, furos, riscos, amassados, conservação inadequada e situações que causam o mau estado dos itens são os principais causadores de prejuízos que, no entanto, podem ser evitados.
Normalmente, tais problemas são ocasionados por má conservação, armazenamento e falta de cuidado durante o transporte. À vista disso, é preciso levar em consideração as características de cada mercadoria, de modo que possam ser acondicionadas e armazenadas adequadamente.
Por outro lado, parte do planejamento logístico deve considerar o estado das rodovias, pois itens frágeis são facilmente danificados em estradas precárias. Também não se esqueça de acomodar as caixas e os produtos de maneira organizada dentro do veículo.
Falta de capacitação dos profissionais envolvidos
De nada adianta ter os veículos de entrega com a manutenção em dia, rotas bem-planejadas e cuidado ao manusear os produtos se a equipe envolvida na logística não é experiente nem capacitada. Talvez um dos grandes obstáculos enfrentados pelos negócios seja encontrar mão de obra qualificada.
Colaboradores proativos, capacitados, experientes e eficientes têm capacidade de criar soluções rápidas para imprevistos, além de passar mais confiabilidade, tornando todo o processo de entrega mais simples, ágil, econômico e seguro.
No entanto, infelizmente, profissionais com essas características estão cada vez mais escassos no mercado de trabalho. Então, para resolver essa situação e evitar diversos problemas logísticos das empresas, tenha processos de seleção e contratação bem-alinhados e concretos, peça indicações e referências profissionais.
Depois, crie um ambiente favorável ao desenvolvimento de bons colaboradores, determinando certa periodicidade para feedbacks, aplicação de treinamentos e palestra para a reciclagem dos conhecimentos.
Ausência de planejamento logístico
O planejamento logístico é um conjunto de métodos aplicados para que a sua cadeia de suprimentos funcione de maneira adequada e eficiente.
Em outras palavras, é uma gestão que visa à satisfação dos seus clientes por meio de entregas e estoques bem-planejados e que funcionam seguindo a premissa do equilíbrio entre demandas e sua quantidade de produtos.
A falta de planejamento é a razão de muitos problemas logísticos das empresas, sendo os mais comuns:
- atrasos nas entregas;
- produtos com avarias;
- erros nos pedidos;
- validade ultrapassada.
Atuando com planejamento logístico bem-estruturado, a sua empresa não só disponibilizará um atendimento mais eficiente, mas também reduzirá custos com perdas, avarias e contratempos.
Para isso, você precisará avaliar e ter controle sobre a sua demanda, conhecimento sobre as características dos produtos que comercializa e rotas que precisam ser feitas para atender os seus clientes.
Má qualidade da frota
Apesar de alguns problemas logísticos das empresas serem imprevistos, outros podem ser evitados. Esse é o caso dos contratempos ocasionados pela falta de manutenção da sua frota. Veículos muito velhos, sem manutenções e revisões, são o caminho mais fácil para acidentes e estragos no meio da rodovia.
Portanto, invista em uma boa frota, inclua a troca de pneus, balanceamento, trocas de óleo, revisão de freios e motores no seu planejamento logístico, pois de nada adiantará ter processos bem-estruturados se os veículos estão precários, além de ser passível de multas de trânsito.
O quanto antes identificar problemas da frota, mais barata será a manutenção. Constatações tardias, especialmente após acidentes ou outros acontecimentos graves, podem custar muito caro e colocar em risco a vida dos profissionais de logística.
Pense da seguinte forma: quanto maior a qualidade da frota, menor será o tempo demandado para a entrega, menores serão os prejuízos operacionais e maior será a satisfação de funcionários, clientes e outras partes interessadas. Tudo isso gera retornos econômicos à empresa, além de bem-estar e segurança aos profissionais envolvidos.
Ausência de tecnologias de ponta
Boas tecnologias ajudam a controlar todo o processo de logística, de ponta a ponta. Por exemplo, permite que a área de vendas tenha contato direto com o nível de estoque, e as transições fechadas sejam repassadas diretamente para o setor de logística.
Desse modo, é possível eliminar possíveis “gargalos”, garantindo um processo de comunicação ao longo de toda a logística de materiais mais rápido e acertado.
Na ausência de boas tecnologias, porém, a comunicação entre o setor de logística e outras áreas da empresa, em especial as vendas, torna-se muito mais deficiente. É preciso fazer tudo operacionalmente, o que pode custar tempo, qualidade e dinheiro.
Em vista desses fatores, não é exagero dizer que a tecnologia permite a construção de um setor de logística competitivo. Também permite que uma série de erros seja reduzida ou eliminada, garantindo que os pontos fracos sejam eliminados e os fortes, otimizados.
Como a tecnologia ajuda a prevenir esses problemas?
Não adiante fechar os olhos para a tecnologia, pois o mercado está passando por uma forte transição digital, e o setor de logística é um dos mais impactados. Boas tecnologias ajudam a reduzir problemas, monitorar os resultados e gerar insights. Além disso, permitem que os problemas sejam identificados antes que ocorram. Veja, agora, como!
Melhora a comunicação interpessoal
Toda a cadeia de logística demanda uma ótima comunicação. Do momento em que o produto é vendido até o que chega à casa do cliente, há uma série de etapas e vários talentos envolvidos. Se não houver uma boa comunicação, os erros serão muitos.
A tecnologia permite que os ruídos (isto é, problemas que impedem a comunicação) sejam reduzidos. Também funciona como um canal de diálogo, permitindo que a mensagem chegue com acerto até o receptor. Logo, todos os talentos envolvidos serão beneficiados.
Minimiza os erros humanos
Muitos erros acontecem por falta de capacitação das pessoas. Elas não contam com o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes para lidar com as tarefas, ou estão sobrecarregadas e deixam de dar a atenção devida à logística. Logo, os erros acontecem.
Com boas tecnologias, o número de erros humanos pode ser menor. As pessoas estarão mais focadas no que é estratégico, enquanto as tarefas mais repetitivas (como envio das remessas de pedidos) estarão a cargo das máquinas, e os erros serão menores.
Possibilita o monitoramento dos indicadores de desempenho
O desempenho de profissionais, equipes, máquinas e processos deve ser medido com recorrência. Desse modo, é possível identificar eventuais falhas, pontos fracos e inconsistências, depois neutralizá-los, corrigi-los e eliminá-los.
O problema é: são muitos os indicadores, tornando-se complicado monitorá-los manualmente. A tecnologia é a solução. Ela cruza uma série de dados e relatórios de logística, estoque e vendas para gerar métricas e indicadores de desempenho aos gestores.
Quais passos devem ser dados pelo gestor?
Agora que entende os principais problemas logísticos e como a tecnologia pode neutralizá-los ou até eliminá-los, é preciso agir. Contar com um bom software é só o começo, sendo ainda preciso treinar todo o time e estimulá-lo na busca por ótimos resultados.
É preciso lembrar-se de que os problemas logísticos das empresas são situações que não só atrasam as entregas, mas geram prejuízos materiais e financeiros, prejudicando o seu relacionamento com o cliente. Para que não sofra com eles, adote estratégias de prevenção, tecnologias de ponta, planeje tanto as suas rotas quanto o seu estoque.
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