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Prospecção de vendas com IA: como agilizar o seu pipeline de vendas

Prospecção de vendas com IA: como agilizar o seu pipeline de vendas

Prospectar clientes de maneira eficiente é um dos pilares do sucesso em vendas. Afinal, é a base que dá sustentação ao trabalho do representante comercial. Mas leva tempo, um recurso cada vez mais escasso.

É com base nisso que muitas empresas de atacado e distribuição já investem na prospecção de vendas com IA, um recurso que permite escalar o volume de oportunidades que entram no seu pipeline.

Dessa forma, você pode focar naquilo que nenhuma máquina é capaz de fazer tão bem quanto um ser humano: relacionamento.

Continue a leitura e saiba como agilizar seu pipeline de vendas com inteligência artificial!

O que é prospecção de vendas com IA?

A inteligência artificial é capaz de acelerar muitos processos e tomar conta de atividades repetitivas e burocráticas que consomem um tempo precioso do representante comercial.

Um exemplo disso é a prospecção de clientes, que consiste em identificar potenciais compradores de acordo com o perfil estabelecido na estratégia comercial do seu atacado e distribuição.

Nesse sentido, a IA é capaz de identificar potenciais leads, nutri-los e qualificá-los ao longo do funil de vendas e ainda oferecer insights preditivos com relação ao momento certo de abordar cada um.

Ao analisar grandes volumes de dados, a inteligência artificial também pode oferecer informações para abordagens de vendas mais estratégicas, de acordo com o perfil de cada potencial cliente. Assim, o processo de negociação se torna mais ágil e assertivo, garantindo mais resultados em menos tempo.

Por que usar IA na prospecção de vendas?

O mercado de atacado e distribuição lida com vendas complexas, isto é, que demandam mais tempo de amadurecimento das relações e também um poder de argumentação maior junto a cada cliente.

Isso exige um grande volume de leads entrando no topo do funil de vendas para que seja possível manter um fluxo constante de leads qualificados para o time de vendas.

Do contrário, você estará sempre correndo atrás do prejuízo ou forçando vendas para compradores que ainda não estão prontos para se tornarem clientes.

Só que esse grande fluxo de prospecções consome grande parte do tempo disponível, deixando pouco espaço para a criação de vínculos com aqueles leads que estão prontos para comprar.

É nesse ponto que a IA pode se tornar uma grande aliada, poupando você do trabalho braçal e acelerando o número de oportunidades no seu CRM.

A IA pode, por exemplo, identificar leads de alto valor e ajudar você a escolher melhor quem e quando visitar para uma maior chance de conversão.

Com a IA Generativa, você pode elaborar e-mails mais persuasivos e até automatizar o envio de mensagens personalizadas, visando nutrir os leads e conduzi-los de forma mais rápida pelas etapas do seu pipeline de vendas.

Outro ponto no qual a inteligência artificial pode acelerar resultados é na análise de dados, oferecendo insights únicos sobre perfis comportamentais de clientes e como abordá-los da melhor maneira para um fechamento de contrato.

Ao assumir essas tarefas, a IA libera seu tempo e ainda pode gerar uma receita até 1,3 maior do que antes. Mas como você pode chegar a esses resultados com a inteligência artificial?

Como agilizar seu pipeline de vendas com IA

O primeiro passo para fazer prospecção de vendas com IA é entender seus processos internos e como eles poderiam se tornar melhores com o auxílio da inteligência artificial.

Para tanto, reúna-se com a sua equipe para levantar os gaps processuais, as barreiras que vocês enfrentam e as facilidades que gostariam de ter no trabalho.

Este é o momento de sonhar alto, mesmo que pareça absurdo. Afinal, a inteligência artificial avança a passos largos e o que não era possível ontem pode já ser hoje.

Com essa lista de necessidades em mãos, é hora de começar a buscar as soluções que podem realizar esses sonhos.

Conhecendo seu cliente ideal

O famoso ICP (Ideal Customer Profile) ou simplesmente perfil de cliente ideal é uma ferramenta poderosa nas mãos de qualquer representante comercial. Afinal, define com quem você deveria estar falando neste exato momento.

Mas a verdade é que nem sempre é fácil identificar quem são esses clientes — pelo menos não sem a ajuda da IA.

Com a inteligência artificial, você pode confrontar dados dos clientes atuais e descobrir quais são os melhores perfis para se trabalhar. Melhor ainda: ela pode determinar quem são esses potenciais clientes e até oferecer uma ajuda na forma de abordar cada um para ter mais chances de sucesso em uma negociação.

Qualificando seus leads no automático

Outra facilidade que a IA traz na prospecção de vendas é a qualificação de leads.

Com base em critérios pré-estabelecidos, ela avalia quais são os potenciais clientes com maior probabilidade de fechar um negócio, poupando tempo e esforços nas negociações.

Personalizando o relacionamento

A época do envio massivo de e-mails sem qualquer tipo de personalização já passou faz tempo. Agora, é possível criar mensagens únicas para cada lead, considerando o histórico de interações com a marca que você representa.

Essa mudança, que pode parecer desnecessária à primeira vista, cria uma identificação maior com o seu atacado e distribuição, valoriza a sua marca e fortalece vínculos que podem se transformar em grandes negócios.

Prospectar vendas com IA é um campo enorme, que oferece diversas oportunidades a quem é representante de vendas e está em busca de soluções que possam otimizar o seu trabalho.

Se você está em busca desse tipo de solução, não deixe de conhecer o ION IA, a inteligência artificial da ION Sistemas!

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .

 

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