Publicidade para empresas atacadistas é uma estratégia de divulgação de produtos que visa atingir um público seleto de empresas, com o perfil que você precisa para alavancar suas vendas B2B.
Ela se utiliza de inúmeras ferramentas, como a propaganda, o marketing, as mídias sociais e o Customer Relationship Management, dentre outras, para criar uma comunicação personalizada com seu público-alvo.
Também faz uso de tecnologias para escalar sua capacidade de interação com seus leads e clientes e assim expandir suas vendas de forma inteligente, criativa e rentável.
Continue a leitura e conheça os primeiros passos de uma estratégia de publicidade para empresas atacadistas!
1. Estabeleça uma presença digital
Ter uma boa presença digital é sinal de que você tem uma empresa de atacado séria. Portanto, comece sua estratégia de publicidade criando um site profissional — caso ainda não tenha.
O site é a sua vitrine virtual, o primeiro ponto de parada de qualquer pessoa, física ou jurídica, que queira conhecer melhor a sua marca.
É fundamental que o seu site traga informações sobre a empresa, seus produtos e serviços. Caso você trabalhe com marcas parceiras, também pode fazer essa divulgação, a fim de reforçar sua reputação no mercado.
O essencial é que seu site tenha um design que favoreça a experiência do usuário e facilite o acesso a toda a informação. Lembre-se também de que, para ter um bom posicionamento nos mecanismos de buscas, é fundamental investir em SEO – Search Engine Optimization.
2. Crie um e-commerce
Outra maneira de fortalecer a sua publicidade para empresas atacadistas é criando um e-commerce.
O comércio eletrônico vem se superando ano a ano e apresentando faturamento recorde, especialmente em datas como a Black Friday e o Natal, por exemplo.
Você pode aproveitar todo o potencial desse tipo de plataforma para expandir suas vendas no atacado e aumentar sua lucratividade.
Além disso, com um e-commerce bem estabelecido, sua publidade fica ainda mais fácil de ser realizada, já que está sob seu total controle.
3. Invista em publicidade paga
Os famosos ads são a porta de entrada para milhares de clientes corporativos que estão em busca de produtos como os seus. Tudo o que você precisa fazer é ter um bom gestor de tráfego pago.
Esse profissional trata de criar e gerir campanhas de publicidade online para o seu atacado, realizando ajustes para maximizar seu investimento e trazer cada vez mais resultados.
A vantagem da publicidade paga é que você atinge somente potenciais clientes qualificados, que estão em busca dos produtos que você oferece. Desse modo, a jornada de compra se torna mais curta, ágil e assertiva, poupando sua força de vendas de trabalhar o lead até que ele esteja pronto para a compra.
Outro ponto positivo dos anúncios pagos é a possibilidade de analisar os dados em tempo real, o que traz maior visibilidade e controle sobre o seu orçamento e o retorno sobre o investimento.
4. Fortaleça sua presença nas mídias sociais
Embora as mídias sociais tenham sido criadas para pessoas físicas, elas se tornaram grandes aliadas da publicidade para empresas atacadistas. Isso porque, no final das contas, é sempre uma pessoa que realiza a compra para uma corporação.
E, quanto mais exposta à sua marca e aos seus produtos essa pessoa estiver, maiores as chances de a empresa para a qual trabalha se tornar uma cliente.
Nesse sentido, crie valor para a sua audiência nas redes sociais. Liste todas as dores pelas quais seu público passa e transforme-as em dicas e conteúdos educativos e de entretenimento.
É claro que você pode promover produtos também, mas siga a regra do 80/20: 80% das postagens gerando valor para o público e 20% de promoção de produtos.
5. Use todo o poder da automação de marketing
Automação de marketing é um conjunto de estratégias e ferramentas que ajudam na divulgação da sua marca e dos seus produtos através do e-mail.
Basicamente, você capta leads na web por meio de iscas digitais e, uma vez que tenha conquistado o e-mail dessas empresas, passa a nutri-las com conteúdo educativo até que estejam prontas para se tornarem clientes da sua empresa.
Essa estratégia continua sendo uma das mais efetivas devido ao seu alto retorno sobre o investimento: para cada 1 real gasto, você pode ter 40 de lucro.
6. Busque parcerias estratégicas
A internet está repleta de oportunidades de publicidade para empresas atacadistas e uma delas é a formação de parcerias para promover seus produtos em sites de terceiros.
Exemplo disso são os sites de afiliados, onde o proprietário do site ganha uma comissão toda vez que realiza uma venda para a sua empresa atacadista.
Assim, você pode criar uma rede de pessoas divulgando a sua marca e os seus produtos sem, necessariamente, investir em publicidade. O pagamento pelo trabalho vem somente quando há uma venda, aumentando seu controle financeiro.
7. Crie portfólios digitais
Catálogos impressos são visualmente bonitos, mas o alto custo de produção e o prejuízo na hora de atualizar seu portfólio de produtos pode torná-los financeiramente inviáveis.
Por isso, uma alternativa bastante interessante são os portfólios digitais, que podem ser apresentados por meio de tablets e smartphones sem maiores complicações.
Com um catálogo digital, você atualiza facilmente seu mix de produtos, altera preços com apenas alguns cliques e ainda coleta dados, como produtos mais visitados e de maior interesse dos seus clientes.
A partir dessas informações, você pode aprimorar e otimizar seu portfólio de produtos, tornando-o cada vez mais rentável.
Como você pode ver, os primeiros passos para fazer a publicidade para empresas atacadistas são bem simples.
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