fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Reduza riscos e aumente oportunidades de negócio com a IA Preditiva
Reduza riscos e aumente oportunidades de negócio com a IA Preditiva

Reduza riscos e aumente oportunidades de negócio com a IA Preditiva

Que a inteligência artificial já tomou conta dos negócios não há dúvida. De softwares de gestão empresarial à criação de conteúdo com IA Generativa, nosso dia a dia está permeado por inúmeros “produtos” gerados a partir de algoritmos.

E esse movimento não tem data para acabar. Pelo contrário, a previsão é de que o mercado de inteligência artificial cresça 28,46% até 2030, gerando 15,7 trilhões de dólares para a economia global.

Embora mais de 50% dos líderes empresariais afirmam que já estão adotando a IA, a verdade é que apenas 20% deles assumem já terem integrado a inteligência artificial totalmente às suas operações. Ou seja, ainda existe um longo caminho a trilhar — pelo menos para a maioria das empresas.

Nesse longo caminho, existem riscos e oportunidades que você pode reduzir ou maximizar também com a ajuda da inteligência artificial. Neste caso, a IA Preditiva.

O que é IA preditiva, afinal?

IA preditiva é o uso de tecnologias de inteligência artificial e machine learning para identificar comportamentos e padrões e, com base nisso, prever cenários futuros.

Dessa forma, você pode antecipar decisões e planejar o futuro do seu atacado e distribuição com mais segurança e assertividade do que nunca. 

E o melhor: praticamente em tempo real, afinal, conforme os dados são coletados e processados, você já pode obter insights que direcionem suas próximas decisões.

O que a IA preditiva pode fazer pelo seu atacado e distribuição?

Como o próprio nome sugere, a IA preditiva prevê acontecimentos futuros com base na análise de grandes volumes de dados. Dessa forma, pode ser empregada em inúmeros contextos, como:

Prever o comportamento dos clientes

Uma das grandes vantagens da análise preditiva é extrair insights sobre o comportamento dos seus clientes, seja no seu e-commerce, nas negociações ou até mesmo na hora de encerrar um contrato com você.

Com essa tecnologia, você pode descobrir quais produtos serão mais buscados num futuro próximo, quais estão em queda e quais têm potencial para se tornarem seu carro-chefe.

Também é possível antever o encerramento de contratos e tomar medidas de recuperação da lealdade dos clientes, seja por meio de uma comunicação mais direcionada ou renegociação de termos.

A IA preditiva também pode sinalizar a possibilidade de inadimplência com antecedência, auxiliando seu time de vendas na formalização de contratos mais seguros.

Orientar novos investimentos

Ao aplicar a IA preditiva nas finanças, você tem a possibilidade de simular cenários e descobrir quais investimentos têm maior potencial para resultar em lucros num futuro próximo.

Isso permite uma melhor gestão financeira e também reduz os riscos que grandes investimentos envolvem, já que você pode tomar decisões com base em projeções bastante seguras.

Além disso, você tem uma visão antecipada de como será a performance do seu atacado dependendo do investimento feito, o que pode orientar tanto a sua estratégia como o modelo de negócio.

Identificar gaps logísticos

Um dos gargalos mais enfrentados por empresas de atacado e distribuição é a qualidade logística. E isso envolve desde a aquisição de insumos até a entrega ao cliente final.

Nesse sentido, a IA preditiva é capaz de analisar seus processos e identificar quando e onde haverá um gap que pode prejudicar a sua cadeia de suprimentos.

Com essa informação em mãos, você não precisa esperar que o problema aconteça para resolvê-lo. Seu time de logística pode antecipar necessidades e sanar qualquer problema antes que ele se apresente.

Gerir estoques com mais eficiência

Outro ponto no qual a IA preditiva pode surpreender seu atacado e distribuição é na gestão inteligente do estoque.

Com base no histórico de vendas e previsibilidade do comportamento dos seus clientes, ela pode identificar quando haverá uma maior ou menor demanda por determinado produto.

Assim, é possível otimizar o espaço de armazenamento, reduzir perdas de produtos por prazo de validade vencido e ainda atender à demanda dos seus compradores independentemente da situação.

Promover experiências personalizadas

Além dos benefícios anteriores, a IA preditiva também pode ser usada para surpreender seus clientes e promover experiências cada vez mais personalizadas.

Com base no histórico de interações de cada cliente, é possível personalizar a home do seu e-commerce para cada comprador, sugerir produtos semelhantes e até mesmo preços exclusivos.

Assim, fica mais fácil aumentar o ticket médio de cada compra, apresentar as novidades do seu atacado e distribuição e ainda surpreender o visitante pela oferta na hora exata em que ele estava buscando.

Esses são apenas alguns exemplos de como a IA preditiva pode transformar a forma como seu atacado e distribuição se relaciona com clientes e o mercado.

Mas o que você precisa saber antes de ver tudo isso em funcionamento?

Como se preparar para a análise preditiva por inteligência artificial?

Como você viu, existem muitos benefícios em implementar a IA preditiva no atacado e distribuição. Mas para que você possa colhê-los, precisa se preparar. E aqui vão algumas dicas:

Foque na qualidade dos dados

Antes de implementar qualquer ferramenta de IA preditiva é fundamental assegurar que suas fontes de dados são confiáveis e que os dados são realmente úteis para a sua operação.

Só assim a inteligência artificial será capaz de oferecer insights reais, seguros e acionáveis. Do contrário, você pode ter acesso a dados errôneos, que podem levar a decisões equivocadas.

Integre suas fontes de dados

Outro passo importante a dar na implementação da IA preditiva é garantir que suas fontes de dados sejam integradas de forma correta.

Essa é a melhor forma de munir a IA com dados em tempo real e extrair informações estratégicas e acionáveis na hora exata em que você precisa delas.

Para tanto, é fundamental ter uma governança de dados bem estruturada, bem como contar com tecnologias que facilitem essa integração e mantenham os dados do seu atacado e distribuição protegidos.

Treine sua equipe

Embora a tecnologia esteja cada vez mais presente no setor de atacado e distribuição, a verdade é que você não pode prescindir do discernimento humano para oferecer um bom atendimento aos seus clientes.

Nesse sentido, lembre-se que o treinamento é a melhor forma de manter sua equipe atualizada e familiarizada com as novas tecnologias, extraindo o máximo potencial delas para gerar mais valor para o seu negócio.

Quer saber como unificar o talento humano à capacidade produtiva das máquinas? Confira o artigo Como alinhar tecnologia, processos e pessoas no atacado e distribuição!

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .

 

ION SISTEMAS