Sistema de segurança digital: como implementar?
A transformação digital no atacado e distribuição tem trazido muitos benefícios para as empresas do setor. Mas também apresenta desafios, como a manutenção da segurança dos ativos digitais das empresas.
Esses ativos, que podem ser desde dados de clientes até de transações financeiras, devem estar a salvo de quaisquer ameaças. Assim, é possível proteger não só as operações, mas também a imagem e reputação da marca.
Uma das formas mais eficientes de se fazer isso é por meio da implementação de um sistema de segurança digital. Mas o que é isso, afinal? Como implementar esse sistema e colher os benefícios que ele pode trazer para o seu atacado e distribuição?
É o que veremos a seguir. Continue a leitura!
O que é um sistema de segurança digital?
Sistema de segurança digital é um conjunto de soluções tecnológicas que tem por objetivo garantir a segurança dos seus ativos digitais, sejam eles dados, informações, documentos, processos ou quaisquer outro tipo de conteúdo que possa ser acessado virtualmente.
Ele faz parte de uma iniciativa maior, que pode ser conhecida como Programa de Segurança da Informação (PSI), que concentra todas as políticas, procedimentos, padrões e diretrizes de segurança da informação que orientam as ações de toda a sua empresa.
Um sistema de segurança digital bem estruturado tem três pilares:
- confidencialidade: manter o sigilo dos dados;
- integridade: preservação da informação original, sem adulterações;
- disponibilidade: acessibilidade em tempo real.
Mas o que a implementação de um sistema de segurança digital pode trazer de benefícios para o seu negócio?
Benefícios de um sistema de segurança digital
O Brasil é um dos países mais visados por cibercriminosos, tendo sido alvo de mais de 23 bilhões de ataques em 2023.
A falta de entendimento das empresas sobre a importância de um sistema de segurança digital, somada à falta de profissionais qualificados no mercado para atender à alta demanda, tem levado a um crescimento exponencial no número de ameaças cibernéticas.
Nesse sentido, é essencial inserir no seu planejamento estratégico uma previsão de recursos para a implementação de soluções que possam barrar esse tipo de ameaça.
Mas os benefícios não param por aí. Confira o que este investimento pode trazer para a sua empresa:
Consistência nas operações
Ao investir em um sistema de segurança digital, seu atacado e distribuição garante maior consistência dos dados, uma vez que eles são melhor preservados.
O cuidado para manter a integridade dos dados se reflete em melhores análises e decisões, bem como projeções mais assertivas em relação a vendas, faturamento e resultados.
Conformidade com a lei
Desde que a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD foi instituída, estar em conformidade com a confidencialidade de dados passou a ser uma exigência central no cotidiano de todas as organizações. Afinal, sempre há algum tipo de coleta, processamento e armazenamento de dados, sejam eles contábeis, fiscais ou cadastrais.
Nesse sentido, um sistema de segurança digital pode contribuir para aumentar a proteção dos dados de clientes, fornecedores e parceiros de negócios, além das informações estratégicas do seu atacado e distribuição.
Controle de incidentes
O sistema de segurança digital também traz maior eficiência e eficácia no controle de incidentes, como tentativas de invasão de sistemas por malwares e pishing, vazamento de dados ou mesmo compartilhamento de senhas de forma não autorizada.
Além disso, aumenta os níveis de segurança interna e externa, evitando compartilhamento de senhas e aumentando a proteção de dados por meio de níveis de segurança de acordo com o perfil de cada usuário.
Depois de conhecer melhor o que é um sistema de segurança digital e quais são seus benefícios, vamos à prática: como implementar esse tipo de inteligência no seu atacado e distribuição.
Como implementar um sistema de segurança digital na sua empresa
A estruturação de um sistema de segurança digital passa pelas seguintes etapas:
Defina um time responsável
É fundamental que você eleja profissionais com conhecimento e experiência para criar as diretrizes do seu sistema de segurança digital e implementar as soluções que farão parte deste sistema.
Lembre-se que essa equipe precisa tanto de profissionais da área técnica quanto analistas de negócios que possam indicar quais são os maiores riscos, possíveis implicações e formas de garantir um melhor fluxo informacional na empresa.
Faça o inventário de ativos
O segundo passo é colocar seu time para trabalhar no inventário de ativos digitais, isto é, o levantamento de dados sensíveis que devem estar dentro do seu PSI.
Categorize-os de acordo com o seu nível de importância, atribua pessoas responsáveis a cada silo de informações e desenvolva ferramentas para mantê-los em segurança.
Faça uma avaliação de riscos
Ter em mente os riscos potenciais que a empresa corre com relação aos seus dados é essencial para desenvolver dispositivos de segurança.
Comece entendendo quais são esses riscos e depois classifique-os de acordo com a sua gravidade. Com isso, crie um plano de gerenciamento de riscos, a fim de evitar que eles aconteçam.
Desenvolva um plano de gerenciamento de incidentes e recuperação de desastres
Por mais que você tenha mapeado todos os riscos e criado barreiras para que eles não se tornem realidade, a verdade é que os cibercriminosos estão cada dia mais experientes em burlar os mais diversos sistemas de segurança.
Por essa razão, também é imprescindível que você elabore um plano de gerenciamento de incidentes e recuperação de desastres. Esse documento consiste em listar orientações claras para toda a empresa sobre o que deve ser feito diante de qualquer tipo de crise, até mesmo situações de desastres naturais.
Treine e conscientize toda a empresa
Para que todo o seu planejamento não seja em vão, você precisa que toda a empresa esteja ciente sobre o PSI e o sistema de segurança digital. Mais do que isso, precisa que todos estejam comprometidos com a segurança de dados.
Portanto, crie treinamentos internos para apresentar todo o Programa de Segurança da Informação, demonstrar quais são os sistemas de segurança, como funcionam e como cada pessoa é impactada e impacta cada um deles.
Mantenha programas de conscientização sempre ativos, a fim de manter todos sempre informados do que precisam fazer em qualquer dificuldade.
Quer mais dicas para manter a segurança cibernética na sua empresa? Confira também como garantir a segurança de dados na internet!
Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela Évelim Wroblewski .