A cada ano, podemos observar o surgimento de alguma nova tendência de venda, que deve trazer outras possibilidades de negócios para os distribuidores e atacadistas.
Com o surgimento do Coronavírus e a necessidade de trabalhar online, para o ano de 2021 podemos observar uma forte presença da tecnologia, com diversas ferramentas que podem mudar a relação entre distribuidor e cliente.
Quer conhecer as principais tendências para o ano? Acompanhe o post!
Por que conhecer as novas tendências de vendas é tão importante?
O comportamento humano muda constantemente em relação ao consumo, e isso reflete nas estratégias dos atacadistas, afinal, eles representam um dos pontos principais dentro da cadeia de distribuição de produtos.
Ao manter-se atualizado sobre as tendências é possível investir em novas estratégias para melhorar os resultados, além de testar ferramentas, o que traz agilidade aos processos.
Talvez sua empresa não consiga colocar tudo em prática, o que é bem normal. Afinal, nem todos possuem um vasto orçamento para isso. Porém, saber o que está acontecendo no nicho de atuação ajuda a evitar a obsolescência nas operações e mantém a competitividade.
Quais são as principais tendências de vendas para 2021?
Reunimos aqui os pontos mais importantes para que você, responsável por um distribuidor ou atacadista, consiga acompanhar as mudanças e promova atualizações no negócio.
Vendas à distância
As vendas à distância já apresentavam uma forte tendência de crescimento, o que foi acelerado pela pandemia do Coronavírus e a necessidade de isolamento social.
De acordo com uma pesquisa realizada pela publicação Pequenas Empresas, Grandes Negócios, em parceria com a Endeavor e a Resultados Digitais, 76,4% das empresas aderiram ao home office.
Para isso, é preciso contar com ferramentas eficientes e mobile, que permitam o gerenciamento e automatização dessas vendas, como as oferecidas pela ION Sistemas.
Interações humanas
Por mais que as vendas digitais estejam em destaque, ainda há a necessidade de interação com os humanos, principalmente para resolver problemas ou tirar dúvidas.
Um representante comercial pode se responsabilizar por essa interação, colocando-se à disposição do cliente, e fechando a compra com o uso da tecnologia.
A interação humana não só ajuda a aproximar consumidor e empresa, como permite a compreensão do perfil desses clientes e, assim, a construção de uma abordagem mais adequada e rentável.
Social selling
Há tempos as redes sociais deixaram de ser uma ferramenta de entretenimento e passaram a ocupar lugar nas relações entre empresa e consumidor.
Atualmente, elas podem ser usadas para prospectar clientes, comunicar novidades e oferecer atendimento.
Porém, para que traga resultados é importante adotar uma linguagem personalizada, não só no discurso como também com os recursos visuais.
Análise de dados
As informações são um dos mais importantes ativos de uma empresa, atualmente. É com o uso de dados como referência que os gestores conseguem entender a situação atual e traçar planejamentos mais precisos, direcionando esforços e resolvendo gargalos nas operações.
Para distribuidores e atacadistas, é possível entender quais são os produtos mais requisitados pelos clientes, acompanhar a localização das entregas, controlar o estoque e captar falhas no processo de distribuição.
Omnichannel
O omnichaneel baseia-se no uso simultâneo e interligado de diversos canais de comunicação, melhorando o atendimento e a relação com o consumidor.
Uma boa experiência omnichannel vai além da disponibilidade de atendimento em diversos canais. É preciso que haja continuidade nessas comunicações, proporcionando a melhor experiência ao cliente.
Dentro do meio digital, os consumidores estão em diferentes estágios de compra, e podem tirar dúvidas e estabelecer comunicação a princípio pelo e-mail, depois pelo telefone… para essas modalidades, é preciso que o diálogo seja coerente, não sendo necessário retomar o processo desde o princípio.
Inteligência Artificial
Uma pesquisa realizada pela McKinsey aponta que 40% do tempo investido em ações relacionadas às vendas pode ser economizado, por meio da automatização.
As empresas que conseguem fornecer respostas mais rápidas acabam se destacando das demais. Em tempos de mudanças a ritmo acelerado, essa é uma característica importante para quem quer se destacar no mercado.
A inteligência artificial ajuda a proporcionar uma melhor experiência ao consumidor, automatizando processos e aumentando a produtividade.
Privacidade e segurança
Se a segurança dos dados já era importante antes, com a LGPD ela assume um status ainda maior dentro das políticas de uma empresa.
Como atacadista ou distribuidor, sua corporação lida com diversas informações sensíveis dos clientes, desde CNPJ e situação cadastral, até hábitos de compra e volume de aquisições.
Por isso, é importante contar com ferramentas que dão a devida importância à segurança de dados, tanto no que diz respeito ao acesso por pessoas autorizadas, quanto à prevenção de invasão por hackers.
Blockchain
O blockchain está mudando o mercado financeiro, mas também pode ajudar muito o setor atacadista.
Com uma tecnologia que permite o registro de transações de maneira segura e permanente, o blockchain remove a necessidade de intermediários, trazendo mais transparência e rapidez às operações.
Além disso, diversas atividades regulatórias ainda são feitas manualmente, como a entrada de dados, conferência de notas fiscais, entre outros. Com o blockchain, isso pode ser automatizado, facilitando o rastreamento de mercadorias e remessas.
Assim, é possível reduzir ruídos na cadeia logística e tornar o processo mais eficiente e seguro, alinhado com as necessidades do mercado atual.
Como a tecnologia ajuda nas vendas?
Tivemos uma evolução tão grande em termos tecnológicos que fica difícil pensar em uma rotina totalmente desvinculada de smartphones e internet. Esses elementos passaram a fazer parte da nossa vida cotidiana, e também das operações de empresas nos mais diversos setores.
Para as vendas, vale contar com aplicativos inteligentes. A solução oferecida pela ION Sistemas permite a consulta a uma base única de informações, e o acompanhamento das metas de venda e do fluxo de trabalho.
Além disso, permite o monitoramento e a comunicação em tempo real, tudo com design amigável e facilidade no uso.
Apresentamos aqui as principais tendências de vendas para atacadistas em 2021. É possível perceber a importância das ferramentas digitais nessas tendências. Por isso, se a sua empresa ainda não conta com uma boa solução para agilizar as negociações, essa realidade deve ser mudada com urgência.
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