fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Tecnologia   /  Cultura de dados nas empresas: uma ferramenta de gestão importante
cultura de dados nas empresas

Cultura de dados nas empresas: uma ferramenta de gestão importante

O atacadista ou distribuidor que ainda não adotou a cultura de dados pode ser afetado em seu dia a dia, principalmente pela perda de competitividade, uma vez que essa cultura está e será cada vez mais presente no ambiente corporativo.

Quem ainda comete esse erro também pode sofrer uma “inércia da ignorância”. Isso porque os projetos relacionados à cultura de dados permitem que a empresa avalie melhor sua própria performance e tenha mais domínio sobre seus processos. Ao não implementá-la, o negócio corre o risco de não conhecer os fatores que o limitam.

Por isso, neste post, mostraremos a importância dos dados para a gestão, como saber a hora certa de adotar uma cultura de dados nas empresas, seus benefícios, como implementá-la e as funcionalidades de um bom sistema. Continue a leitura e confira!

O que os dados podem fazer por um negócio?

Quando uma organização usa os dados de maneira adequada, com o objetivo de modificar e aprimorar os processos de decisão, eles passam a ter um papel mais importante nas ações estratégicas.

Assim sendo, o resultado da implementação de uma cultura fundamentada em dados é que as decisões passam a ser mais embasadas e acertadas. Assim, trazem melhores resultados em vendas. Isso porque os gestores passam a ter a chance de lidar com informações reais, mais completas, com gráficos e relatórios para comparação e análise.

Nesse sentido, as empresas começam a sentir a necessidade de contar com informações mais confiáveis para a tomada de decisão quando alçam projetos mais inovadores, desenvolvem novas tecnologias, buscam ampliar o público-alvo ou desejam aumentar o leque de seus produtos e serviços. Em outras palavras, são momentos em que a empresa precisa lidar com as novidades, ou seja, com o desconhecido.

Como saber se uma empresa está pronta para adotar a cultura de dados?

Um bom sinal de maturidade é já ter profissionais que geram relatórios para as equipes de gestão. Na verdade, esse é um sinal de que a cultura de dados já está em andamento. Outro indício de que a organização está pronta para adotá-la é quando a liderança sente que precisa de mais informações para entender melhor um determinado cenário.

Então, a partir do momento em que os gestores percebem o valor que a cultura de dados pode agregar, a empresa está em boa posição para implementar as mudanças que forem necessárias.

Quais os benefícios dessa cultura?

Entre as principais vantagens da cultura de dados nas empresas, podemos destacar o acesso a serviços e produtos melhores — por exemplo, a possibilidade de fazer melhorias no design depois de acumular estatísticas de funcionamento ou de defeitos. Além disso, há o acesso a serviços e produtos novos feitos a partir da identificação das necessidades do público do qual o negócio faz parte.

Ao adotar essa cultura, também vale ressaltar os benefícios indiretos que decorrem da melhoria na gestão interna da empresa, tais como:

  • respostas mais rápidas às demandas;
  • entregas em menos tempo;
  • barateamento dos custos etc.

Como implementar a cultura de dados nas empresas?

A adoção da cultura de dados passa por dois fatores fundamentais: o primeiro é o estabelecimento da estrutura de coleta e consulta dos dados, e o segundo é o desenvolvimento do mindset correto e adequado.

Por vezes, a estrutura de dados requer mudanças na infraestrutura, tais como a aquisição de servidores ou a contratação de serviços de nuvem. Depois de estruturada a coleta dos dados, é necessário implementar os serviços de consulta.

Feitas essas duas tarefas, o desafio passa a ser incorporar os dados nos processos de decisão. Normalmente, as empresas avaliam o próprio cenário ou processo de uma maneira enviesada, que não corresponde à realidade.

Nesse caso, cabe aos responsáveis pela implementação passar por um processo de reaprendizado. Ou seja, é preciso questionar e analisar com mais profundidade até mesmo alguns aspectos em que havia muita certeza. Na verdade, é um exercício de pensamento crítico.

Devido a esse processo de aprendizado, é natural que a adoção de uma cultura de dados nas empresas aconteça de uma forma gradual e iterativa (em etapas sucessivas).

Por fim, para ajudar na implementação dessa cultura, é interessante contar com o apoio de pessoas com um background científico e acadêmico. A formação científica proporciona muita prática em interpretar e analisar dados e, por sua vez, talentos com esse background representam uma adição valiosa à equipe.

Quais as funcionalidades de um sistema de dados?

Um sistema que utiliza o conceito de data driven pode ser utilizado como ferramenta para simular cenários e projetar possíveis resultados de acordo com a estratégia da empresa. Dessa forma, é possível comparar vários contextos e entender melhor as implicações de uma decisão.

A ION Sistemas é uma empresa de software em nuvem que traz soluções gerenciais móveis, com o objetivo de ajudar empresas do segmento de atacado e distribuição a aumentar as vendas, simplificar processos e ter total controle sobre o negócio. Entre as principais funcionalidades, podemos destacar:

  • monitoramento: a empresa consegue monitorar status de pedidos, metas, negociações e rotinas do time de vendas;
  • multiempresas: é possível trabalhar com todas as marcas de um mesmo grupo econômico, utilizando apenas um software;
  • facilidade, por meio de uma interface intuitiva;
  • interatividade, uma vez que há interação com soluções como WhatsApp, Google Maps, e-mails etc.

Embora o data driven possa ser utilizado na organização como um todo, existem setores que são beneficiados de maneira mais significativa, como é o caso das áreas de gestão, governança e produtos.

No entanto, não é raro que outros setores obtenham ganhos maiores ou que precisem de menos investimento, e eles podem ser priorizados. Na hora de implementar a cultura de dados nas empresas, é sempre importante avaliar o caso específico de cada uma delas.

Se você julga que a sua empresa está no momento propício para implementar a cultura de dados e quer fazer uma avaliação com a ION Sistemas, entre em contato conosco agora mesmo. Será incrível ter a chance de formar mais uma de nossas parcerias de sucesso com o seu negócio!

ION SISTEMAS