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Vantagens do e-commerce para empresas de atacado e distribuição

Vantagens do e-commerce para empresas de atacado e distribuição [ionsistemas]

Vantagens do e-commerce para empresas de atacado e distribuição [ionsistemas]

À medida que a tecnologia avança, nossos comportamentos vão sendo moldados para conquistarmos mais comodidade, flexibilidade e acesso a soluções.

E uma das grandes transformações do mercado das últimas duas décadas foi, sem dúvida, a bem-sucedida implementação do e-commerce como plataforma de vendas.

Esse sucesso se deu primeiro no comércio B2C, mas já faz parte também do B2B e tem feito muitas empresas de atacado e distribuição investirem no comércio eletrônico como forma de expandir suas operações.

E não é para menos, já que 75% dos compradores B2B preferem uma experiência de compra sem representantes, de acordo com a Gartner. Outro dado que contribui para essa decisão é que 77% dos compradores B2B já usam canais digitais para isso.

Em outras palavras, o e-commerce para empresas do atacado e distribuição tem grandes chances de sucesso. Confira a seguir quais são as vantagens deste modelo de vendas!

Redução de custos

Um dos grandes motivadores da migração das vendas offline para online é a economia de recursos. Afinal, você deixa de dispor de lojas físicas para concentrar a sua vitrine e as suas vendas totalmente no online.

Dessa forma, você economiza na contratação de pessoal, na aquisição de móveis, na locação de um local, no pagamento de impostos e em uma série de outras questões.

A redução de custos de infraestrutura física pode contribuir para melhorar o seu capital de giro e servir de propulsora para outros investimentos, como expansão de mercado ou melhoria da experiência dos clientes, por exemplo.

Crescimento exponencial

Enquanto a infraestrutura física pode limitar a expansão das suas operações, o e-commerce para empresas de atacado e distribuição pode ser a virada de chave para um crescimento exponencial.

Isso porque você pode alcançar novas regiões de atuação com mais facilidade, investindo em marketing digital e estratégias de vendas segmentadas por região.

Para alcançar cada vez mais clientes, você pode ampliar suas parcerias e assim criar pontos locais de distribuição de mercadorias, evitando os altos custos logísticos.

Maior assertividade nas vendas

As plataformas digitais são capazes de captar um sem-fim de dados que podem ser utilizados para conhecer melhor seus visitantes e assim desenvolver estratégias de vendas mais eficazes.

Com as ferramentas de análise certas, você pode saber quais são as páginas mais visitadas, quais são os produtos com maior demanda, em quais dias da semana há maior procura por determinado produto e até quantas vezes uma pessoa acessa o seu e-commerce antes de comprar.

De posse dessas informações, seu time comercial pode compreender melhor quais são as demandas dos clientes, criar mixes de produtos com maior potencial de venda e também desenvolver promoções e condições especiais para aqueles compradores que são mais leais ao seu atacado.

Personalização da experiência do cliente

Outra vantagem do e-commerce para empresas de atacado e distribuição é a possibilidade de personalizar o contato com os clientes, estreitando o relacionamento.

Fazendo uso dos dados dos clientes, é possível compreender melhor as expectativas de cada um, suas preferências, sazonalidade de compras, ticket médio, entre outras informações que podem contribuir para a construção de vínculos mais duradouros.

A personalização da experiência do cliente também pode contribuir para o aumento da lucratividade do atacado. Isso se deve à possibilidade de sugerir produtos afins, otimizar a navegação e oferecer recursos como “comprar em um clique”.

Automação de tarefas

As melhores plataformas de e-commerce permitem automatizar uma série de tarefas que poupam tempo tanto dos seus clientes quanto da sua equipe.

Alguns exemplos são a emissão de pedidos e de notas fiscais, mensagens transacionais, envio de informações para o faturamento, atualização de estoques, entre outras.

Também é possível integrar a plataforma de e-commerce com ferramentas de pagamento, agilizando o tempo de espera dos clientes e ampliando os meios de pagamento.

Assim, seu atacado e distribuição tem mais chances de atender às expectativas dos clientes quanto à agilidade, comodidade e flexibilidade.

Gestão do inventário em tempo real

A integração do e-commerce com o ERP da empresa pode resultar na otimização dos processos de gestão do inventário. Com isso, seu atacado e distribuição ganha mais transparência nas operações, maior controle sobre o estoque e também capacidade de resposta às demandas dos clientes.

A gestão do inventário em tempo real pode ajudar a dimensionar melhor o tempo médio para reposição de estoques e ainda acionar gatilhos automatizados para realizar pedidos junto a fornecedores.

Assim, seu time ganha mais tempo para atividades estratégicas e deixa que a tecnologia faça seu papel de realizar tarefas repetitivas e burocráticas.

Entregas mais rápidas

Se os pedidos se tornam automatizados, sem a necessidade de intervenção humana constante, isso significa que o pedido do cliente chega mais rápido até o setor logístico.

Sendo assim, o prazo de entrega é otimizado, o que contribui para a satisfação dos clientes e maior giro de produtos dentro do seu estoque. Logo, você tem maior potencial de vendas sem, necessariamente, ter que ampliar sua infraestrutura de armazém.

Facilidade no autoatendimento

Lembra que 75% dos clientes B2B preferem realizar suas compras sem contato com representantes de vendas?

Pois bem, com um e-commerce para empresas de atacado e distribuição, você pode disponibilizar ferramentas de autoatendimento que aceleram esse contato.

Você pode, por exemplo, disponibilizar FAQs inteligentes e chatbots que forneçam informações sobre produtos, status de pedidos, detalhes sobre cobranças, entre outras.

Também pode criar listas de compras personalizadas, com base no comportamento anterior dos compradores, poupando tempo na hora de selecionar produtos.

Além disso, pode oferecer canais de contato para quem deseja falar com um representante de vendas, encurtando caminhos para que o atendimento seja mais ágil.

Essas são 8 das vantagens que você pode ter ao investir em um e-commerce de atacado e distribuição. Caso queira entender melhor como uma ferramenta dessas pode alavancar as suas vendas, entre em contato conosco!

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .