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Vendas e marketing: entenda de uma vez a relação entre eles!

Como adotar uma estratégia completa de atração e retenção de clientes, que englobe desde o primeiro contato até a concretização do negócio? Uma solução apropriada é combinar dois setores diferentes: vendas e marketing.

Neste post, falaremos sobre a importância do marketing para empresas e atacadistas de qualquer porte e segmento e como o trabalho do setor torna mais fácil as atividades do departamento de vendas. Continue conosco!

Qual é a importância do marketing em uma empresa?

Quando falamos da importância de elevar as vendas para atacadistas, muitos profissionais podem acabar se concentrando exclusivamente nas estratégias para fechar vendas. Isso envolve a contratação de funcionários persuasivos e o oferecimento de múltiplas formas de pagamento, por exemplo.

Essas estratégias são importantes, mas não respondem a uma questão valiosa: como fazer os consumidores em potencial conhecerem a sua empresa e entrarem em contato com ela? Afinal, fornecedores que não sabem se posicionar no mercado acabam atraindo menos clientes em potencial.

A resposta para esse dilema é unir o setor de marketing ao departamento de vendas. Enquanto o primeiro cuidará das campanhas dedicadas a apresentar os produtos, assim como de toda a publicidade necessária para que mais atacadistas conheçam a organização, o segundo entrará com as suas próprias dinâmicas para fechar negócios e gerar lucro para a organização.

É importante destacar, inclusive, a evolução do marketing. Hoje, as empresas têm à disposição inúmeras redes sociais, assim como a possibilidade de criar um blog para oferecer conteúdo relevante aos clientes. Além disso, ferramentas como o Google Analytics são capazes de monitorar o site da organização e mensurar o número de acessos em determinados assuntos.

Toda essa evolução é fundamental para gerar interesse por parte dos clientes e conduzi-los aos contatos derradeiros com o setor de vendas. Com um trabalho de marketing bem realizado, esses consumidores estarão cientes do valor dos fornecedores e mais dispostos a concretizar compras.

Como ligar vendas e marketing?

Agora, mostraremos alguns passos básicos para garantir esse alinhamento.

Busque uma percepção positiva da sua empresa

É muito importante entender que o principal objetivo dessa estratégia é ajudar as empresas a atingir seus objetivos e metas de negócio. Isso vale tanto para o aumento nas vendas como para o crescimento da marca no mercado, a captação de leads (clientes em potencial) e o fortalecimento da marca, entre outros.

Desse modo, podemos dizer que se trata de um trabalho amplo, que impacta toda a empresa. Isso porque o marketing não é feito apenas pelos profissionais específicos do setor, mas por todos aqueles que contribuem para a organização.

Por isso, tão importante quanto fazer ótimas campanhas de marketing, é buscar melhorar outros pontos que impactam diretamente na avaliação da empresa por parte do cliente. Os gestores devem conversar com seus colaboradores e atacadistas fidelizados para verificar se o atendimento fornecido é de qualidade e se os funcionários são receptivos às dúvidas dos clientes, por exemplo.

Desse modo, ao unir campanhas bem feitas de marketing com um atendimento diferenciado, a empresa consegue caminhar na direção do lucro. Afinal, qual consumidor não quer ser bem tratado por uma organização? Portanto, tão importante quanto efetivar as estratégias é buscar uma percepção positiva da empresa.

Aumente as oportunidades de negócio

Quando os profissionais passam a nutrir os leads (com o envio de materiais relacionados ao seu portfólio, por exemplo), eles passam a qualificar e identificar os consumidores mais propensos à compra. Assim, poderão repassar essas informações para o departamento de vendas.

Dessa forma, podemos dizer que o marketing prepara o terreno, cativando os leads para conseguir transformá-los em oportunidades de negócios. Com esse trabalho inicial, a equipe de vendas fica mais confortável para transformá-los em clientes efetivos.

Compreenda as necessidades dos clientes

Os vendedores são as pessoas que têm um contato mais direto com os clientes, podendo extrair insights e informações que o setor de marketing não tem acesso. Frente a frente com um consumidor em potencial, os vendedores poderão perguntar, interpretar gestos e expressões e entender com mais clareza aquilo que a pessoa realmente precisa.

Esse trabalho é facilitado pela abordagem inicial do setor de marketing, que consegue filtrar as pessoas mais inclinadas a fechar compras. A partir daí, o vendedor poderá desfrutar de uma abordagem mais direta e fidelizar o cliente.

É interessante notar que essa abordagem renova o ciclo: do mesmo modo que o setor de marketing encaminhou um lead para as vendas, os vendedores conseguirão extrair mais informações e fomentar novas e mais precisas estratégias de marketing.

Quais são as vantagens em unir vendas e marketing?

Conhecemos os passos, agora é o momento de mostrar os benefícios desse alinhamento.

Eleva o número de conversões

Quando as negociações entre a fornecedora e o atacadista são concretizadas, podemos dizer que o cliente aceitou uma oferta de valor da empresa e fechou o negócio. Assim, essa conversão só foi possível pelo trabalho do time de vendas — mas isso não significa que o setor de marketing não teve papel fundamental nessa transação.

Isso porque cabe ao marketing o trabalho de preparo, de argumentação e de convencimento dos clientes. Além disso, é esse setor que prepara todas as estratégias de publicidade e propaganda para que o atacadista encontre um bom fornecedor. A partir dessas atividades iniciais, o time de vendas consegue elevar o número de conversões e fechar negócios.

Melhora o poder de negociação

O marketing é fundamental para trazer o cliente à empresa, converter leads e divulgar o valor da marca. Contudo, isso não é o suficiente para fechar negócios. É aí que entra o time de vendas, com suas próprias dinâmicas de trabalho.

Assim, enquanto o marketing auxilia os atacadistas a entenderem como adquirir determinado produto os ajudará, cabe aos vendedores outro tipo de negociação. É nesse momento que esses profissionais trabalharão a oferta de valor da empresa fornecedora, adequando as oportunidades de acordo com cada consumidor.

Além disso, o time de vendas também fará propostas, receberá contrapropostas e negociará um consenso direto com o atacadista. A empresa só chega a esse estágio após um processo de marketing bem feito, que apresenta a organização para seus consumidores e eleva o poder de negociação na hora de fechar negócios.

Aprimora o conhecimento de mercado

O marketing fornece meios de realizar pesquisas de mercado, que são extremamente importantes para entender o ambiente de negócios da empresa, assim como definir o perfil dos clientes que ela deseja atender.

Isso porque é por meio dele que uma companhia consegue planejar a abordagem que será adotada em cada interação entre a empresa e os atacadistas. Com a tecnologia e as técnicas atuais, é possível contar com dados e informações para identificar tendências e comportamentos.

Uma forma de fazer isso é estabelecer uma buyer persona, isto é, o perfil semifictício de um atacadista ideal. Esse trabalho é realizado por meio de conversas com consumidores, assim como a utilização de pesquisas e estudos de mercado. Dessa forma, o time de vendas aproveita essas informações coletadas para aumentar as chances de concretizar negociações.

Aumenta a satisfação dos clientes

Com um alinhamento entre setores de vendas e marketing a empresa consegue conhecer melhor os seus clientes e desenvolver estratégias de acordo com as preferências desses consumidores. Assim, as negociações tendem a ser mais tranquilas e satisfatórias.

Como um aplicativo ajuda nesse processo?

A ION Sistemas fornece um aplicativo ideal para facilitar as negociações, conhecido como ION Vendas. Esse app se destaca pela praticidade, já que conta com diversas funcionalidades para oferecer uma experiência de compra diferenciada para os consumidores.

Além disso, as funcionalidades também facilitam as atividades do time de vendas. Como ele automatiza tarefas, os pedidos podem ser realizados tanto offline como on-line. Os colaboradores poderão acompanhar o status das transações, assim como oferecer um mix de produtos personalizados para os clientes.

Trata-se, enfim, de um exemplo bem acabado da união entre o trabalho de marketing com o setor de vendas. Afinal, o app é intuitivo e prático, oferecendo uma experiência amigável e enriquecedora para os clientes, e a possibilidade de acompanhar (em tempo real) os fluxos de trabalho e metas.

Agora que você entende a relação direta entre vendas e marketing, fica mais fácil implantar uma estratégia mais completa de aquisição e fidelização de clientes em sua empresa. Com o alinhamento entre os dois setores, a empresa ganha tanto em divulgação como na geração de oportunidades de negócio.

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