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Vendas indiretas: como vender no atacado todos os dias

Vendas indiretas: como vender no atacado todos os dias [ionsistemas]

Vendas indiretas: como vender no atacado todos os dias [ionsistemas]

Quando se fala em vendas no atacado, parece consenso que é necessário ter uma equipe comercial dedicada 100% do tempo a contatar novos potenciais clientes. Mas será que é possível desenvolver uma estratégia de vendas indiretas para esse tipo de negócio?

É resposta é: sim! Vendas indiretas são uma modalidade de trabalho que considera outros canais de vendas que não o seu time comercial. Elas contribuem para expandir sua área de atuação e chegar a outros públicos com o auxílio de parceiros e tecnologias.

No artigo de hoje, você vai conferir como promover essas vendas de maneira efetiva e garantir melhores resultados para o seu atacado. Continue a leitura!

Por que fazer vendas indiretas?

Ter um time comercial qualificado é, sem dúvida, a melhor forma de fechar mais vendas de forma direta e constante. Mas existem outras formas de continuar vendendo enquanto seu time comercial descansa. E esse tipo de venda é chamado de venda indireta.

Nas vendas indiretas, você conta com canais de vendas digitais ou mesmo parceiros de negócios que facilitam o contato da sua marca com outros potenciais clientes.

Desse modo, você pode ampliar sua área de atuação e construir uma rede de atacado e distribuição mais consistente, capaz de atender às demandas dos clientes finais de forma rápida e assertiva.

Além disso, ao escolher bons parceiros para realizar vendas indiretas, você também compartilha custos de marketing e comunicação, reduzindo investimentos e aumentando sua margem de lucro.

Outro ponto positivo dessa abordagem é a redução de riscos ao seu negócio, já que você descentraliza seus canais de vendas. Com uma análise de dados detalhada, você pode verificar quais são os canais de vendas indiretas mais efetivos e assim otimizar suas ações para potencializar seus resultados.

Como fazer vendas indiretas no atacado?

Vender no atacado de forma indireta requer um planejamento estratégico focado na descentralização dos seus negócios, de modo que você mantenha o controle sobre a operação, mas esta possa ser realizada longe da sua matriz. Para isso, existem inúmeros recursos, os quais veremos a seguir.

Forme uma rede de revendedores

Uma boa forma de transformar o seu atacado em uma verdadeira potência de vendas é criar uma rede de revendedores locais que possam fazer a distribuição dos seus produtos de forma mais simples e direta aos consumidores finais.

Os revendedores podem atuar tanto online quanto offline, de maneira exclusiva ou não para a sua marca. O que realmente importa é que eles tenham boas ferramentas de vendas, fazendo com que seus produtos cheguem a lugares em que antes era impossível.

Crie um e-commerce próprio

O comércio eletrônico é um dos segmentos que mais cresce no Brasil e atende a todos os tipos de vendedores e compradores.

Você pode criar um e-commerce para a sua marca que só venda no atacado, para um público determinado ou qualquer pessoa. Pode, ainda, munir esse e-commerce com ferramentas de pagamento inteligente, aumentando a segurança e credibilidade da sua loja online.

Um e-commerce potencializa as vendas na medida em que funciona 24 horas, 365 dias do ano.

Se estiver integrado ao sistema de ERP – Enterprise Resource Planning, também ajuda na otimização de processos internos, como emissão de notas fiscais, envio de pedidos ao setor de estoques e mensagens transacionais ao cliente.

Aproveite o poder dos marketplaces

Seguindo na ideia das vendas online, você também pode fazer vendas indiretas através de plataformas de marketplace, como Amazon e afins.

Essas plataformas investem pesado em marketing e têm uma presença digital imbatível, chegando até nos locais mais recônditos do planeta. E você pode aproveitar isso para vender mais no atacado.

Além de expandir suas vendas para outros locais, você tem a vantagem de poder integrar essas plataformas aos seus controles internos, mantendo um acompanhamento sistemático da performance das vendas em cada canal.

Também conta com ferramentas específicas dessas plataformas para melhorar seu rendimento nas vendas, otimizando descrições de produtos e criando ofertas mais atrativas para o seu público.

Use o marketing de afiliados

Marketing de afiliados é uma estratégia comercial que tem por objetivo criar uma rede de pessoas ou empresas que anunciam seus produtos em sites próprios e, a cada venda realizada, ganham uma porcentagem.

Esse método de vendas indiretas é muito eficaz porque você pode reunir um verdadeiro batalhão de pessoas interessadas em anunciar seus produtos. Você só precisa ter uma marca bem estabelecida no mercado e uma política de remuneração atrativa.

A maturidade do seu produto, bem como do mercado no qual você atua também têm um papel muito importante no êxito dessa estratégia. Por isso, ao optar por um programa de afiliados, tenha certeza de que seu produto já está testado e validado para adentrar outros públicos e mercados.

Marketing de influenciadores

O marketing de influenciadores também pode trazer muitas vendas indiretas para você.

Essa estratégia consiste em encontrar pessoas de destaque nas redes sociais que podem falar dos seus produtos e assim despertar o interessa das pessoas por eles.

Por exemplo: digamos que você trabalha com venda de produtos de construção no atacado. E que existe um mestre de obras que faz sucesso no Instagram dando dicas de construção.

Ao falar sobre os seus produtos em uma live ou um vídeo, esse influencer pode chamar a atenção para a sua marca e fazer com que mais pessoas comecem a buscá-la na hora de adquirir produtos de construção.

Assim, você vai ganhando espaço nas mídias e atraindo mais oportunidades de vendas.

As vendas indiretas podem trazer maior escalabilidade ao seu negócio, ao mesmo tempo em que contribuem para a redução de custos. Por isso, aqui na ION Sistemas, acreditamos em uma combinação perfeita entre vendas diretas e indiretas para uma performance ótima.

Quer saber como fazer essa combinação dar certo? Conheça estratégias únicas de marketing para atacado e distribuidores!