Indicadores de desempenho logístico: entenda como funcionam!
Você sabe o que são os indicadores de desempenho logístico? Utilizá-los é uma estratégia muito importante para otimizar processos em uma cadeia de suprimentos, pois eles auxiliam o gestor a acompanhar a execução das tarefas definidas no plano de ação da empresa.
Independentemente de quais forem escolhidos, eles ajudarão o negócio a superar os desafios da logística e a atuar de forma mais controlada e eficaz, ao evitar falhas e erros reincidentes que podem causar transtorno para toda a operação.
Neste artigo, listamos alguns dos indicadores mais comuns e explicamos como eles funcionam. Acompanhe!
Índice de avarias e extravios
Um extravio ocorre quando a carga desaparece antes que consiga chegar ao seu destino, geralmente ele é originado por furtos ou roubos — é algo que gera inúmeras reclamações dos clientes. Já uma avaria é qualquer dano, como um arranhão, quebra ou amassado no produto, causado na carga em algum momento, independentemente se for no manuseio ou no transporte.
Esses problemas podem acontecer ainda dentro da própria empresa ou no caminho até o destinatário. É preciso acompanhar as informações do ocorrido, identificar o que o causou e definir uma solução rápida. Isso porque essas falhas causam diversos prejuízos financeiros para o negócio.
No caso das avarias, o prejuízo pode ser ainda maior, uma vez que, se ocorrerem externamente, haverá o custo da devolução, do tratamento do problema e do novo envio. Isso sem contar com a insatisfação do cliente.
Custo de manutenção do estoque
Para manter um estoque, é preciso levar em conta custos operacionais, como a limpeza do ambiente, as pessoas que trabalham ali e as manutenções que devem ser feitas devido a algum problema. Para calcular se o investimento nessas necessidades está sendo o suficiente e se o dinheiro está sendo bem empregado, é interessante mensurar qual seria o valor obtido se a mesma quantia fosse investida no mercado financeiro.
Realizar a análise correta desses dados permite ao gestor identificar se os esforços de manutenção aplicados no local estão gerando, realmente, bons resultados. Caso não estejam, é possível encontrar uma solução para esse problema com os responsáveis.
Nível médio do estoque
Esse é um dos indicadores de desempenho logístico mais importantes. Afinal, ele permite que os responsáveis acompanhem as quantidades médias dos produtos que estão armazenados e disponíveis. É essencial para que haja um controle e se evite tanto a falta quando o excesso de produtos para a venda.
Para saber qual é o nível adequado de cada mercadoria, é necessário acompanhar a demanda de pedidos, analisar o prazo médio das entregas dos fornecedores e a disponibilidade de cada item.
O nível de estoque precisa ser monitorado constantemente, para que ele seja condizente com a realidade da empresa. Enquanto o excesso de itens eleva os custos operacionais e aumenta as chances de perdas, a falta pode prejudicar o atendimento dos pedidos e, consequentemente, trazer uma baixa nas vendas. Isso pode levar à insatisfação dos clientes e à diminuição das chances de fidelizá-los.
Fazer o acompanhamento de todos esses dados é extremamente importante. Essa ação proporciona ao gestor a chance de conhecer a dimensão dos problemas que podem ocorrer na logística da empresa e quais ações serão necessárias para que seja possível saná-los de forma satisfatória.
Como você pôde perceber, os indicadores de desempenho logístico têm grande importância dentro de uma empresa, e o sucesso de cada um deles é preponderante para o crescimento do negócio. Por esse motivo, é papel do gestor realizar a implementação de boas estratégias e se certificar de que elas possam oferecer retornos satisfatórios.
Gostou do assunto do texto? Então, aproveite agora para conhecer os principais problemas logísticos enfrentados pelas empresas!