fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Gestão   /  Mobilidade gerencial: por que é importante para otimizar processos?
mobilidade gerencial

Mobilidade gerencial: por que é importante para otimizar processos?

Você sabe o que é mobilidade gerencial? Basicamente, é a utilização de soluções de tecnologia para aumentar e potencializar a eficiência e a participação da equipe de colaboradores de uma empresa que podem trabalhar em campo. Ela só é possível por meio de ações pré-determinadas e remotas que são viabilizadas por dispositivos móveis.

Com esses recursos, os gestores conseguem integrar as ações desses trabalhadores que vão a campo com as dos outros integrantes da empresa, tudo em tempo real. Como resultado, é possível conseguir agilidade na execução de tarefas necessárias.

Se você não conhece ou não está tão familiarizado com o tema, não se preocupe. Neste post, separamos alguns pontos em que é possível perceber a importância da implantação da mobilidade em um sistema. Confira!

Gerenciamento e otimização de processos

Muitas vezes, devido à complexidade e diversidade dos negócios, é preciso pensar em soluções personalizadas para a resolução de problemas que sejam capazes de atender necessidades específicas da rotina da empresa. Por esse motivo, desenvolver soluções de mobilidade gerencial faz com que seja possível se adaptar às operações necessárias e otimizar os processos.

Outra vantagem que a otimização de processos oferece é a liberdade que os colaboradores podem desenvolver para propor novas formas de trabalho e assim, agilizar ainda mais processos e a jornada de trabalho. Quando eles participam dessa forma, a empresa abre espaço para que eles sejam mais criativos.

Grande agilidade no fluxo de trabalho

Adotar soluções que consigam manter a rotina corporativa com alta mobilidade gerencial faz com que seja possível tanto integrar os times quanto manter o ritmo da empresa mais ágil. Dessa forma, os números de gargalos e erros operacionais são reduzidos com a utilização de softwares que permitem criar fluxos de trabalhos cada vez mais colaborativos.

Com isso, as atividades passam a ter tempo de ação reduzido, já que se pode compartilhar os dados com mais segurança, eficiência e facilidade. Nas ferramentas da nuvem, por exemplo, é possível que as equipes troquem grandes informações com apenas alguns cliques. Já em relação aos sistemas de gestão integrada, com eles é possível centralizar o acesso de dados importantes de todos os setores.

Redução de custos

Quando é possível reduzir deslocamentos, realizar a distribuição inteligente e eficaz da mão de obra e gerar agilidade nas localizações, a lucratividade e a produtividade aumentam. Com isso, também se reduz os custos operacionais, já que essas informações podem ser trocadas por meio de dispositivos móveis para agilizar as tarefas.

O investimento em tecnologias que consigam levar a empresa a um cenário com maior mobilidade gerencial e tecnológica é visto como um fator estratégico. Isso porque ele trará mobilidade e flexibilidade de operações, além de grande impacto na produtividade. Outro ganho visível é a possibilidade de a empresa alcançar mais reconhecimento de mercado com maior facilidade.

Segurança dos dados

Aumentar a mobilidade proporciona segurança para a empresa uma vez que, se algum aparelho celular for roubado ou perdido, não será possível que pessoas não autorizadas tenham acesso aos dados dele. Isso porque, geralmente, sistemas desse tipo exigem códigos de acesso e senhas particulares.

O acesso às informações é concedido por um administrador do sistema e é ele quem distribui cada uma delas de acordo com a necessidade de cada funcionário ou equipe. Também é possível que esse mesmo sistema atualize e registre automaticamente toda e qualquer movimentação que seja realizada em uma unidade.

Treinamentos disponíveis em qualquer lugar

O número crescente de funcionários que realizam serviços no campo e que utilizam a mobilidade dentro da própria empresa é uma tendência mundial. Uma das dificuldades encontradas pelos gestores é manter a qualidade dessas equipes sem haver necessidade de realizar grandes encontros ou reuniões presenciais ou fornecer treinamentos periódicos.

Quando a empresa tira proveito da tecnologia e a alia à evolução dos meios de comunicação, como os tablets e smartphones, consegue distribuir conteúdo multimídia via streaming para todas as pessoas envolvidas nos processos. Esse conteúdo pode ser variado, como áudios e vídeos para auxiliar no desenvolvimento do time ou na apresentação de novos produtos e serviços.

Auxílio na tomada de decisões

É sabido que qualquer decisão, por menor que seja, precisa ser baseada em fatos. Com um sistema de mobilidade gerencial, é possível criar vários relatórios que permitam verificar diversos itens, como relatórios corporativos, dados contábeis, lucratividade, além de fazer avaliações de equipe e muito mais.

O acesso a todas essas informações garante que o gestor tenha uma visão mais ampla, porém mais precisa, de todo o funcionamento da empresa e das necessidades apresentadas pelos clientes. Todo esse conhecimento é benéfico na tomada de decisões e na identificação de oportunidades de negócios.

Outro ponto em que a mobilidade beneficia a empresa é na digitalização de documentos. Com isso, é possível economizar tempo na procura e localização dessas informações e, consequentemente, tornar as tarefas da rotina de trabalho mais eficientes.

Mobilidade e gestão de processos lado a lado

Ao abrir espaço para os colaboradores utilizarem seus próprios aparelhos no ambiente de trabalho, as empresas conseguiram que a mobilidade de suas aplicações internas fosse facilitada. Quando decide seguir essa evolução natural da forma de trabalho, o gestor fica diante de novas oportunidades para repensar e refazer os processos de negócios.

Ao incorporar a mobilidade na rotina dos colaboradores, é possível ganhar agilidade e reduzir as etapas dos negócios citados acima. Além disso, é uma boa forma de melhorar a interação com os clientes, reduzir custos, aumentar a competitividade da empresa no mercado e permanecer conectado com os funcionários e suas rotinas de trabalho.

Como você pôde perceber, a implantação da mobilidade gerencial nos sistemas apresenta diversos benefícios, principalmente no que diz respeito à otimização de processos, à redução de custos e à rapidez com que as soluções são apresentadas para as empresas. Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e que ajude na tomada de melhores decisões.

Se interessou por ver de perto todos esses benefícios? Então conheça nossas soluções! O ION Supervisor permite acesso remoto e em tempo real aos dados da equipe e status dos trabalhos. Já o ION Catálogo facilita o conhecimento sobre as soluções, os produtos e os serviços.

ION SISTEMAS