Você sabe a diferença entre atacado e distribuidor?
Na hora de vender produtos, existem várias configurações que um negócio pode assumir.
A empresa pode vender tanto para o mercado B2B (Business to Business) quanto para o B2C (Business to Consumer). E, dentro dessas duas categorias, ainda pode escolher ser atacadista, distribuidor ou varejista.
Confuso com tantas terminologias? Continue com a gente, pois vamos explicar cada uma delas para você!
O que é um distribuidor?
A empresa que faz distribuição de produtos está diretamente ligada aos fabricantes e age como centro de distribuição dessas mercadorias em determinadas regiões.
Diante disso, o distribuidor age como intermediário entre fabricantes e o mercado em geral, garantindo o abastecimento das empresas que fazem as vendas diretas aos clientes, sejam estes empresas ou consumidores.
Aqui reside uma das grandes diferenças entre atacado e distribuidor. O distribuidor supre o atacado de produtos de determinadas marcas, enquanto este repassa as mercadorias para os pequenos varejistas.
Confira algumas características de um distribuidor:
Atuação regional
O distribuidor costuma atuar de forma regional, a fim de suprir a demanda por determinado produto localmente. Assim, o fabricante não precisa dispor de serviços logísticos de distribuição. Quem cumpre este papel é o distribuidor.
Portanto, o fabricante destina grandes volumes de produtos para o distribuidor, que se encarrega de realizar o envio para os atacadistas e varejistas.
Foco em poucos produtos
Normalmente, o distribuidor trabalha com poucas marcas, celebrando contratos de exclusividade com elas. Isso significa que ele não pode atuar com produtos que sejam concorrentes, por exemplo.
A vantagem deste modelo é o relacionamento de longo prazo com marcas de destaque regional e a detenção dos direitos de distribuição desses produtos, o que significa não ter concorrentes em sua região de atuação. Deste modo, tanto fabricante quanto distribuidor saem ganhando.
Grande infraestrutura de armazenamento
Como lidam com centenas de milhares de unidades de produtos, os distribuidores precisam de grandes infraestruturas de armazenamento. Além disso, precisam de tecnologias que permitam gerenciar os estoques com eficiência e processos logísticos mais robustos.
Logística de distribuição
Como o próprio nome revela, os distribuidores precisam distribuir os produtos. Nesse sentido, necessitam de sistemas de logística de distribuição efetivos, com mapeamento de rotas, cálculo de custos e frotas próprias para atender às demandas do mercado.
O que é um atacado?
Uma empresa que vende no atacado compra grandes volumes de mercadorias e as vende em quantidades menores, geralmente para empresas varejistas.
Nesse sentido, o atacadista busca compreender quais são as necessidades dos seus clientes e supri-las de forma integral, vendendo produtos de diversas marcas e variedades.
Assim, o varejista encontra em um só lugar tudo o que precisa para suprir o seu negócio e atender aos consumidores finais.
Alguns atacados também vendem diretamente aos consumidores, ampliando sua atuação para mercados ainda maiores e possibilidades mais diversas de faturamento.
Confira algumas vantagens deste modelo de negócio:
Diversificação de produtos
Ao contrário dos distribuidores, que possuem contratos de exclusividade, os atacadistas podem trabalhar com várias marcas, oferecendo diversidade de preços e produtos.
Nesse sentido, é fundamental ter um excelente controle de mercadorias para garantir uma gestão financeira e de estoques mais eficiente.
Atuação no mercado B2B e B2C
Como dito anteriormente, os atacadistas podem vender tanto para os varejistas quanto para consumidores finais, o que lhes traz maiores possibilidades de ganhos ao oferecer produtos para ambos segmentos.
Infraestrutura de armazenamento intermediária
Os atacadistas também precisam de infraestruturas de armazenamento robustas, mas não tanto quanto os distribuidores. A necessidade de gestão de estoques é igualmente importante, mas os processos logísticos não são tão complexos, já que, muitas vezes, são os varejistas que vão até os atacados realizar as compras, não havendo necessidade de frotas próprias, por exemplo.
Especialização
Outra característica importante dos atacadistas é que eles costumam se especializar em determinado tipo de produto, a fim de atender segmentos específicos do mercado.
Por exemplo: venda de materiais de escritório, materiais de construção, bebidas, entre outros.
O que é um varejo?
A definição de uma empresa varejista é a mais fácil de ser compreendida, já que o comércio em geral, que atende diretamente aos consumidores, é chamado de varejo. Sendo assim, o varejo é a ponta da cadeia de suprimentos, chegando aos consumidores finais de fato.
As empresas varejistas podem comprar diretamente dos fabricantes, lidando com os distribuidores, ou então procurar os atacadistas para realizar suas compras. Tudo depende das características de cada negócio.
E quais são as vantagens de uma empresa varejista?
Venda direto ao consumidor
Empresas varejistas lidam diretamente com o público final, vendendo poucas unidades para cada cliente. Isso significa que, se por um lado perde no volume de vendas por cliente, ganha no tamanho do mercado.
Estoque reduzido
Por vender poucas unidades por vez, o comércio varejista também depende de estoques menores, o que significa menor custo com infraestrutura de armazenamento.
Porém, dependendo da demanda do mercado pelos produtos comercializados, a reposição de mercadorias se torna mais constante, demandando pedidos frequentes aos atacadistas ou distribuidores.
Menor investimento para iniciar um negócio
Enquanto atacadistas e distribuidores atuam com grandes volumes de mercadorias, os varejistas podem comprar pequenas quantidades de produtos e ir repondo conforme as vendas são realizadas. Portanto, a necessidade de capital de giro inicial é menor.
Diversificação
O varejo é o segmento de mercado que permite maior diversificação na venda de produtos. Portanto, é o modelo de negócio mais interessante para quem deseja atender a vários desejos dos clientes.
Um supermercado, por exemplo, exibe um mix de produtos variados, atendendo a diversos perfis de clientes. Algo que não se verifica no atacado ou varejo.
Ficaram claras as diferenças entre distribuidor, atacado e varejo? Agora que você já tem esse conhecimento em mãos, o próximo passo é equipar seu negócio com as tecnologias certas para comprar e vender sem perder nenhuma informação estratégica.
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