Como aumentar a distribuição de medicamentos sem perder o controle da sua operação comercial?
Como aumentar a distribuição de medicamentos sem perder o controle da sua operação comercial?
Quando falamos do mercado farmacêutico brasileiro, os números impressionam para onde quer que se olhe.
Em primeiro lugar, estamos próximos de entrar para o grupo dos 5 maiores mercados do mundo, com quase 120 mil CNPJs de varejistas e cerca de 5 mil distribuidores de medicamentos.
Em segundo, porque talvez não falte quase nada para que isso aconteça. A taxa de crescimento do varejo farmacêutico, no Brasil, em 2022, foi de 13,5%. Para 2023, a expectativa é também muito positiva, com previsões de crescimento na casa dos 11,4%.
Mercados em expansão são sinônimo de oportunidades, mas nem sempre elas estão disponíveis para todo mundo. Afinal de contas, assim como já está acontecendo com outras várias indústrias e segmentos, acompanhar as tendências da transformação digital é imperativo.
Para aproveitar as melhores chances, é preciso promover uma transformação na liderança, no pensamento e no estímulo à inovação, incorporando novos modelos de negócio que integrem ferramentas digitais que se apoiem nas melhores tecnologias.
Nesse panorama, a distribuição de medicamentos cumpre um papel-chave, e é preciso não só tê-la sob controle, como também contar com a possibilidade de escalar suas operações sem perder o controle.
Como fazer isso? Siga com a gente, pois vamos contar para você!
A realidade da distribuição de medicamentos
Em termos de estratégia, de ter uma cadeia de distribuição mais eficiente e competitiva, não tem para onde correr: a tecnologia continuará sendo a principal protagonista.
Não basta ter o melhor site de venda com foco em B2B e apresentar a interface mais vanguardista do setor: as suas operações de distribuição de medicamentos precisam estar o mais automatizadas possível e terem cada etapa facilitada.
Vocês precisam de um sistema eficiente, que deixe todos os pedidos padronizados e permita que suas equipes otimizem-se para atender questões mais complexas, ao invés de gastarem horas dando entrada em informações em planilhas e bancos de dados.
Isso sem falar dos complexos cálculos de tributos, que incidem das mais variadas formas, dependendo para onde você esteja enviando medicamentos.
E não vamos nos esquecer de toda a estrutura de gestão de todos os postos de distribuição, com seus gargalos clássicos e metas que não deixam ninguém ficar em paz.
Como dissemos no começo deste tópico, a tecnologia é a chave para abrir as portas de processos de distribuição de medicamentos mais simples, eficientes e escaláveis.
E se há variáveis tão complexas na cadeia logística de distribuição de remédios, é preciso eliminar as dificuldades de integração entre todos os seus sistemas.
Migrar para uma ferramenta de excelência é o único caminho para crescer economicamente, de forma sustentável, nessa indústria. Vocês precisam do melhor para conseguirem aumentar a sua capacidade de distribuição.
Como aumentar a distribuição de medicamentos?
Para distribuir medicamentos com a garantia de abastecimento de produtos, você pode seguir algumas estratégias.
Quer otimizar a eficiência e o desempenho da sua distribuição de medicamentos com o uso de softwares? Siga os passos abaixo para começar.
Tenha um time de vendas externo
Contar com uma equipe de vendas externa bem treinada e motivada é fundamental para o sucesso na distribuição de medicamentos. Eles podem alcançar mais clientes e ampliar a presença da empresa no mercado farmacêutico.
Monitore pedidos em tempo real
Com nosso software de distribuição de medicamentos, você pode rastrear os pedidos em tempo real. Isso permite uma gestão eficiente dos estoques e uma rápida identificação de problemas, garantindo entregas pontuais e satisfação dos clientes.
Faça ofertas personalizadas
Segmente seus clientes e ofereça promoções e descontos personalizados com base em seus históricos de compra. Isso cria um relacionamento mais próximo e aumenta a fidelização, impulsionando o volume de vendas e a receita da distribuidora.
Segmente seu público de acordo com o histórico de vendas
Analisando o histórico de compras dos seus clientes, você pode segmentá-los em grupos com características e necessidades semelhantes.
Isso permite criar campanhas de marketing mais eficientes e adaptadas às preferências individuais, melhorando seus índices de distribuição de medicamentos.
Um app, todas as soluções
Algo que precisa ficar claro: quanto menos softwares, sistemas e plataformas vocês usarem em suas operações, melhor.
É muito mais vantajosa uma solução única e ter um app completo para distribuição de medicamentos do que contar com várias ferramentas segmentadas.
Por exemplo, quando falamos de controle de documentação, vale muito a pena usar um app capaz de entregar tudo o que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pede, assim como atender às normativas do CRF (Conselho Regional de Farmácia), do SUS e da Portaria 344/98.
E olha que, em matéria de medicamentos e seus processos de transporte e distribuição, há muito mais papelada, por assim dizer. Para medicamentos retinoicos e psicotrópicos, nenhum detalhe pode ficar de fora.
Outra função desejável é que seu novo app de distribuição de medicamentos permita a visualização da bula e da minibula, assim como tenha um campo de busca de medicamentos por princípio ativo.
E como nem todo o sucesso comercial passa por processos internos, é fundamental contar com soluções que ajudem a entender e lidar melhor com o seu público.
Digamos que você queira criar promoções personalizadas, como citamos no tópico anterior, exatamente de acordo com o que um segmento específico de seus potenciais clientes procuram.
Neste caso, se seu novo app de distribuição de medicamentos também precisa oferecer essa possibilidade. Ah, como plus, é ideal que seus vendedores também tenham meios para negociar com seus clientes.
No ION Farma, você pode escolher promoções especiais por cliente, e ainda tem toda uma sorte de filtros para que as ofertas fiquem mais simples e fáceis de analisar na hora de fazer uma oferta.
De fato, a precificação também é uma das etapas mais importantes em um processo de negociação de contratos de distribuição. Por isso, no ION Farma, você ainda pode exibir e validar o PF (Preço Farma) e o PMC (Preço Máximo ao Consumidor).
Mais ainda? Em nossa solução, você calcula a tributação sem complicações, com o toque de um botão, e já pode exibir todos os valores para seus clientes. Valor de mercadorias, impostos, tudo claro para que ambas as partes se sintam plenamente seguras.
Escolha o melhor app de distribuição de medicamentos
Com nosso aplicativo, você não vai precisar contratar pessoal extra nem começar todo um inventário do princípio ao fim.
O ION Farma atende perfeitamente às empresas que queiram economizar, automatizar tarefas e ter um maior controle de tudo que está acontecendo, a qualquer hora.
Agora que você já sabe como pode aumentar a distribuição de medicamentos sem se perder no processo, que tal marcar uma conversa com um de nossos especialistas?