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7 ferramentas para planejamento estratégico no atacado e distribuição [ionsistemas]

7 ferramentas para planejamento estratégico no atacado e distribuição

O planejamento estratégico nada mais é do que um mapa que a sua empresa deve seguir para alcançar determinado objetivo.

Esse mapa é compartilhado com toda a sua equipe de modo que cada pessoa saiba exatamente o que deve fazer para que o negócio se mantenha na rota.

Caso contrário, os riscos de se perder no caminho, gastar mais recursos do que o necessário e levar mais tempo para chegar aonde se quer se tornam muito maiores. Além disso, outros percalços podem acontecer.

Por exemplo, a alocação inadequada de recursos pode comprometer a sua operação, levando à lentidão, falhas e prejuízos.

Outro ponto importante é a falta de visibilidade sobre os desafios que você vai encontrar no caminho. Sem esse mapeamento, seu atacado e distribuição pode ficar preso em percalços legislativos, fiscais ou tributários.

Também existe o risco de traçar metas de forma vaga, sem um real entendimento sobre onde se quer chegar e como fazer isso. Da mesma maneira, se as metas são vagas, seus indicadores de performance também serão. E assim sua visão de futuro pode ficar comprometida.

Por essas e outras razões, ter um planejamento estratégico bem elaborado é fundamental para garantir a sustentabilidade do seu negócio. E foi pensando nisso que trouxemos 7 ferramentas de planejamento estratégico para você começar a implementar no seu atacado e distribuição.

1. Análise SWOT

Tradicional, sim, ultrapassada jamais. A Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) analisa as forças e fraquezas, ameaças e oportunidades que o seu atacado e distribuição tem em relação ao mercado e aos seus concorrentes.

A partir da construção de uma matriz simples, sua equipe pode compreender melhor onde investir, onde se proteger, quando ousar ou quando se preservar.

É quase um jogo de xadrez, que exige bastante entendimento sobre a dinâmica do mercado (o tabuleiro) e seus adversários. Mas, quando bem estruturado, pode alavancar resultados de maneira bastante interessante.

2. 5 Forças de Porter

Michael Porter ficou mundialmente conhecido por suas estruturas de gestão estratégica de negócios, dentre as quais, as 5 Forças de Porter ganharam destaque no mundo empresarial.

Essa ferramenta de planejamento estratégico permite avaliar forças competitivas dentro do seu negócio, identificar pontos cegos e melhorar a sua competitividade com base em análises bastante potentes.

As 5 Forças de Porter são:

  • Rivalidade competitiva;
  • Poder de barganha com fornecedores;
  • Poder de barganha com compradores;
  • Ameaça de novos entrantes no mercado;
  • Ameaça de substitutos.

Para quem atua no atacado e distribuição, compreender essa dinâmica é fundamental para não ser surpreendido por novos concorrentes ou até mesmo produtos substitutos que possam fazer suas vendas caírem.

3. Análise PESTEL

A análise PESTEL visa compreender o macroambiente no qual seu negócio de atacado e distribuição está inserido e, a partir de 6 grandes pilares, determinar como forças externas podem impactar a sua empresa.

Esses 6 pilares são:

  • Política;
  • Economia;
  • Sociedade;
  • Tecnologia;
  • Meio Ambiente;
  • Jurídico.

A análise consiste em coletar o maior número de dados sobre cada uma dessas categorias e entender quais são as oportunidades e desafios que o mercado apresenta ao seu negócio.

4. Balanced Score Card (BSC)

Há mais de 25 anos no mercado, o BSC é uma das ferramentas de planejamento estratégico mais utilizadas no mundo todo. Isso porque ela é bastante flexível e adaptável aos mais diferentes nichos de mercado.

Essa framework permite que você e sua equipe monitorem metas e indicadores de performance de maneira simples e objetiva, a partir de 4 pilares:

  • Finanças;
  • Clientes;
  • Processos de negócios;
  • Aprendizagem e inovação.

Esse tipo de análise favorece o alinhamento estratégico e a tomada de decisões, além de facilitar a comunicação interna entre setores da empresa.

Outro ponto favorável é o monitoramento contínuo de resultados, que possibilita uma visão holística sobre o negócio e um maior controle sobre os passos futuros.

5. McKinsey 7S

A matriz McKinsey 7S é uma ferramenta de planejamento estratégico que mostra o grau de alinhamento interno do seu empreendimento, além de detectar pontos fortes e fracos que devem ser trabalhados.

Fazendo uma analogia entre hardware e software, a McKinsey 7S é dividida em duas grandes categorias:

  • Hardware: estratégia, estrutura e sistemas;
  • Software: estilo, equipe, habilidades e valores compartilhados.

Em outras palavras, você tem infraestrutura necessária e pessoas. No que tange à infraestrutura, entram não só o planejamento estratégico, mas as tecnologias utilizadas pela empresa para aprimorar os processos e alavancar resultados.

Quando o assunto são as pessoas, as competências, habilidades e atitudes, além das soft e hard skills são levadas em consideração.

6. Business Model Canvas (BMC)

Uma das ferramentas de planejamento estratégico queridinhas das startups, o Business Model Canvas ajuda a compreender o seu ecossistema de negócios de uma forma clara, simples e intuitiva.

Com base em 9 áreas principais, você se torna capaz de identificar como a sua marca gera valor para os clientes e como aprimorar seus processos, produtos e serviços agregados para uma melhor experiência.

Essas 9 áreas são:

  • Segmento de clientes;
  • Canais de distribuição;
  • Relacionamento;
  • Proposta de valor;
  • Atividades principais;
  • Recursos-chave;
  • Parceiros de negócios;
  • Custos;
  • Receita.

Com base nessas informações, você pode avaliar continuamente a performance do seu atacado e distribuição e promover melhorias no seu modelo de negócio conforme a dinâmica do mercado se altera.

7. Análise de Pareto

Certamente você já ouviu falar da regra 80/20, isto é, 20% das causas geram 80% dos resultados. Mas já parou para pensar como essa simples ideia pode transformar o seu planejamento estratégico?

A análise de Pareto consiste em avaliar quais produtos são os carros-chefe do seu atacado e distribuição e quais não geram tantos resultados assim.

Com base nessa análise, você pode distribuir melhor recursos de marketing, dimensionar melhor o seu estoque e até mesmo negociar melhores preços com seus fornecedores, de acordo com o volume de compras.

Essas são 7 ferramentas de planejamento estratégico que podem dar todo o suporte que seu time precisa para alcançar resultados surpreendentes. 

Mas, e quando a dinâmica do mercado traz surpresas, como gerenciar seus negócios? É o que você confere no artigo Planejamento Estratégico Situacional!

 

Gostou do conteúdo? Toda a produção foi elaborada pela  Évelim Wroblewski .

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