5 dicas práticas para aumentar o ticket médio de sua empresa
Sabe aquela promoção na prateleira do supermercado “pague 2 e leve 3”, que é irresistível? A marca que faz esse tipo de oferta não está querendo livrar-se do estoque, como pode parecer. Na maioria das vezes, a intenção é simplesmente aumentar o ticket médio, que é calculado pela soma do valor das vendas dividido pela quantidade de clientes que compraram em um determinado período.
Assim, quando a empresa consegue, de maneira estratégica, fazer o mesmo grupo de clientes comprar mais, ela está efetivamente ampliando seu ticket médio. O impacto desse aumento nos resultados da organização é importante porque ajuda a mensurar sua lucratividade e sinaliza as oportunidades de crescimento.
Da mesma maneira, são várias as estratégias eficientes que ajudam a aumentar do ticket médio de uma empresa. Separamos 5 delas para você aplicá-las agora mesmo! Confira!
1. Incentive as vendas complementares
Se um cliente pretende comprar um terno, por exemplo, quando muito, ele tem em mente o modelo, seu tamanho, o tecido e a cor que quer usar. Raramente ele está pensando em levar também uma camisa, uma gravata, um cinto, meias e sapato.
Essa é a ideia da venda complementar, ofertar além do que o cliente inicialmente pretendia comprar. Entretanto, para vender mais, não é recomendável adotar a prática de “empurrar” produtos e serviços aos clientes. Dessa forma, uma postura inconveniente causa uma imagem ruim da empresa.
Sob o mesmo ponto de vista, a atitude ideal é mostrar complementos para o que o cliente inicialmente veio comprar, oferecer oportunidades e benefícios e não constrangê-lo, forçando a situação para que ele leve um produto “na marra”.
Assim sendo, como forma de incentivo de vendas complementares, crie combos de produtos. Eles possibilitam que o seu cliente obtenha um conjunto de produtos complementares normalmente a um preço mais em conta, se comparado a cada um dos itens separadamente.
2. Ofereça frete grátis
Quando os clientes estão diante da oferta de frete gratuito, muitos deles acabam por aumentar o número de itens do carrinho de compras, para atingir o valor mínimo exigido e isentar o pagamento do transporte. Para os usuários considerarem a cortesia atraente, é importante estabelecer um valor justo para o frete, assim a possibilidade de eles comprarem mais itens torna-se maior.
A fim de obter sucesso com essa dica, ofereça o frete grátis nas compras a partir de uma quantia específica: se seus clientes têm um ticket médio de 130 reais, por exemplo, estipule o preço mínimo para serem beneficiados com o frete grátis em 150 reais.
Assim, os usuários racionalizam a ideia de poupar o dinheiro do frete, em detrimento do pequeno aumento do custo da compra. Em uma gestão eficiente, esse é um poderoso incentivo para que os consumidores gastem mais do que haviam planejado.
3. Dê desconto por aquisição do número maior de produtos
Essa dica encaixa tanto no nosso exemplo do supermercado, quanto no exemplo do terno, e dar desconto por aquisição de maior quantidade de produtos é percebido pelo cliente como uma grande vantagem, reforçando positivamente a imagem da sua marca.
Para que a estratégia seja bem sucedida, você pode dar descontos progressivos por volume, montar uma cesta de produtos complementares ao principal (e marcá-la com um preço mais baixo), ou ofertar o “leve mais e pague menos”. Tudo vai depender da forma como você quer posicionar a marca da sua empresa.
Assim, estimulando o cliente a comprar mais, o objetivo é aumentar o ticket médio, e essa é a prova de que para elevar os rendimentos, não necessariamente você precisa acreditar que isso só acontece por meio do aumento do número de clientes.
4. Ofereça brindes e cortesias
Todo mundo gosta de ganhar brindes e cortesias. Dar presentes como canecas, sacolas ecológicas, canetas, bolsas térmicas, chaveiros e necessaires é um excelente recurso para garantir que o cliente compre mais e passe a ser um consumidor frequente.
Para tanto, sua equipe de vendas deve estar pronta para ofertar promoções do tipo “compre a partir de 5 unidades e leve de brinde essa bolsa térmica”. Além de agradar, essa estratégia estimula a percepção do usuário de estar levando vantagem no ato da compra.
Dessa forma, a possibilidade dele comprar as 5 unidades é bem maior frente a uma promoção do tipo. Além do que, se houver mais de um modelo da bolsa, ele pode repetir o mesmo consumo para conseguir completar a coleção!
5. Aumente sua oferta de produtos
Para que você coloque em prática as outras dicas citadas acima, é fundamental que sua oferta de produtos conte com mais variedade de itens. Afinal de contas, voltando ao exemplo do terno, de que adianta você vendê-los e não ter em sua prateleira todos os outros complementos?
Nesse sentido, é notável o que as farmácias e os postos de combustíveis fizeram para aproveitar o espaço e aumentar o ticket médio, por exemplo. Encheram suas lojas dos mais variados tipos de produtos e, de certa forma, até facilitaram a vida dos usuários, uma vez que eles encontram quase tudo em um único lugar.
Pensando no aumento da oferta nas lojas virtuais, é importante saber o que os clientes estão buscando, e temos diversos meios de conseguir a informação dos anseios de consumo do público. Para tanto, basta uma breve pesquisa nas redes sociais ou usar o Google Analytics no seu site. Estudando os termos que as pessoas têm procurado na sua loja, dará uma ideia de que produtos seria bom oferecer.
Em síntese, se o ticket médio da sua empresa não está sendo positivo, repense quais estratégias estão sendo colocadas em prática e se o seu portfólio atende as expectativas do mercado. Por isso, monitorar os resultados é fundamental, só eles poderão revelar as melhorias necessárias.
Por fim, aumentar o ticket médio é fazer com que os clientes que já consomem na sua empresa comprem mais, e isso demanda criatividade. É essencial conquistar o interesse e estimular o desejo de compra, e não apenas pressionar o consumo.
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