fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  7 passos para melhorar sua cadeia de suprimentos
[ION] 7 passos para melhorar sua cadeia de suprimentos

7 passos para melhorar sua cadeia de suprimentos

Ter uma cadeia de suprimentos eficiente e eficaz é sinônimo de lucro ao final do mês. Isso porque você reduz custos logísticos, aumenta sua capacidade de entrega e garante maior satisfação dos seus clientes, gerando um círculo virtuoso de produção e distribuição.

E não importa o quão boa seja a sua cadeia de suprimentos, sempre é possível encontrar maneiras de melhorá-la, afinal, recursos, tecnologias e métodos inovadores da gestão dessa cadeia sempre estão surgindo.

Portanto, se você é dessas pessoas que acredita que o PDCA — Plan, Do, Check, Act — é uma das melhores ferramentas que já inventaram, continue a leitura. Vamos listar 7 passos para melhorar sua cadeia de suprimentos hoje, amanhã e por toda a vida da sua empresa.

1. Revise seus processos regularmente

O ponto de partida para ter uma cadeia de suprimentos bem organizada é fazer uma análise contínua dos processos, buscando pontos de melhoria. Esse é o famoso PDCA.

Essa simples metodologia instiga a planejar, executar, analisar e melhorar continuamente qualquer processo, dentro ou fora da indústria. Mas, apesar de simples, muitas empresas deixam a desejar nesse quesito.

E é aí que surgem pequenos problemas que, quando somados, impactam significativamente a performance da sua cadeia de suprimentos. Portanto, se a sua empresa não faz uma avaliação periódica dos processos de distribuição, é hora de planejar e executar essa atividade.

2. Estreite o relacionamento com seus fornecedores

Uma ótima maneira de otimizar a sua cadeia de suprimentos é estreitar o relacionamento com seus fornecedores, criando uma rede de suporte que seja favorável a todos os envolvidos.

Muitas vezes, isso significa ser mais flexível com relação a preços, por exemplo, para contribuir com a saúde financeira dos seus fornecedores e assim mantê-los mais fiéis à sua indústria.

Também pode significar desenvolver ou contratar tecnologias que permitam a integração de sistemas logísticos entre a sua empresa e a de seus fornecedores, a fim de melhorar o fluxo de informações e acelerar pedidos e pagamentos.

Ao fortalecer sua cadeia de fornecedores, sua indústria se beneficia de mais velocidade nas entregas, melhores negociações de preços e prazos e maior cuidado nos envios de insumos.

3. Faça planejamento de demandas

O planejamento de demandas é fundamental para ter sua cadeia de suprimentos pronta para agir quando as vendas acontecerem.

Caso contrário, você pode se deparar com falta de insumos nos fornecedores ou mesmo incapacidade produtiva por parte da sua indústria para atender aos pedidos dos clientes.

E como você já deve ter adivinhado, isso se traduz em perdas financeiras para o seu negócio. Portanto, a dica aqui é ter uma pessoa ou uma equipe, dependendo do tamanho do seu negócio, responsável por fazer esse levantamento.

Vale ressaltar que a previsão de demandas vai além de analisar seu histórico de vendas. Ela envolve conhecer o mercado, as tendências de crescimento, o comportamento dos consumidores e, principalmente, sua capacidade de expansão na produção.

4. Amplie sua rede de distribuição

A rede de distribuição também é um fator fundamental para melhorar sua cadeia de suprimentos. Afinal, são seus distribuidores que fazem com que seus produtos cheguem aos consumidores finais dentro do prazo e com a qualidade que eles merecem.

Além disso, ao ampliar sua rede de distribuição, você se torna capaz de atender a uma demanda maior, o que significa mais vendas e lucratividade. Sendo assim, busque parceiros de confiança para realizar a distribuição dos seus produtos.

Vale lembrar que existe uma diferença entre atacado e distribuidor. Portanto, na hora de escolher os seus parceiros, leve as características de cada negócio em consideração.

5. Foque na sustentabilidade

Manter sua cadeia de suprimentos sustentável é um dos grandes desafios logísticos da década, senão do século. Isso porque, além de contribuir para a preservação do meio ambiente — e portanto da nossa sobrevivência — você também garante maior longevidade para o seu negócio.

Outro ponto positivo de focar na sustentabilidade está no atendimento às legislações ambientais, evitando o pagamento de multas, ou mesmo interrupções na sua cadeia produtiva.

Vale ressaltar que não basta você fazer a sua parte se os seus fornecedores não estão cumprindo com a deles. Sendo assim, selecione seus parceiros de negócios de acordo com suas políticas de ESG – Governança Social, Ambiental e Corporativa.

6. Automatize os processos da cadeia de suprimentos

Uma cadeia de suprimentos eficiente e eficaz é resultado de um trabalho contínuo de melhorias. E uma das atitudes que você precisa para conquistar isso é, sem dúvida, automatizar processos.

A automação da cadeia de suprimentos traz mais velocidade, melhora o fluxo de dados e permite à sua equipe tomar decisões mais assertivas. 

Além disso, você libera sua equipe para tarefas mais estratégicas enquanto as máquinas atuam nos processos repetitivos e que não requerem o brilhantismo e criatividade da mente humana.

Obviamente, a automação dos processos da cadeia de suprimentos depende da contratação das tecnologias certas. Por isso, a nossa sétima e última dica fala exatamente sobre isso.

7. Abrace a tecnologia

Os avanços tecnológicos na logística nos mostram que é possível melhorar a sua cadeia de suprimentos continuamente. Isso porque, a cada dia que passa, temos inovações que trazem maior visibilidade sobre a cadeia de suprimentos, assim como maior controle sobre todas as etapas dela.

Com as tecnologias certas, você pode monitorar desde a venda até a entrega das mercadorias de maneira simples, intuitiva e segura. E mais: pode tomar decisões sobre preços e prazos de forma imediata, com base na sua previsão de demandas e metas de vendas.

Para cada necessidade da sua empresa, existe uma tecnologia que pode otimizar o fluxo de informações e conceder maior autonomia no poder de decisão. Basta você encontrar os parceiros certos.

Portanto, não fique aí parado. Entre em contato agora mesmo com o nosso time de consultores e descubra como a ION pode te ajudar a melhorar a sua cadeia de suprimentos!

ION SISTEMAS