fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Blog ION   /  Automação de processos RPA: adentrando o universo da robótica
Automação de processos RPA: adentrando o universo da robótica [ionsistemas]

Automação de processos RPA: adentrando o universo da robótica

A automação de processos já ganhou lugar garantindo nas empresas. De acordo com um relatório da Deloitte, após a pandemia de covid, 73% das empresas embarcaram na automação inteligente, um salto de 58% em relação a 2019.

Destas, 37% estavam na fase piloto de implementação de tecnologias de automação, enquanto 13% já estavam em fase de expansão, com mais de 50 processos automatizados.

Dentro do portfólio de tecnologias, uma vem se destacando como principal pilar dessa transformação digital: a automação RPA — Robotic Process Automation.

Continue a leitura e entenda como a automação de processos RPA está transformando as operações das empresas!

O que é automação RPA?

RPA é um tipo de aplicação tecnológica que visa a automatização de tarefas operacionais e transacionais de modo a otimizar o tempo de execução, aumentar a escalabilidade e a confiabilidade dos processos.

Essa aplicação funciona através da implementação de robôs que são programados para executar determinadas atividades que consomem muito tempo dos seres humanos, são repetitivas e sem alto valor agregado, mas que são essenciais para o funcionamento de uma organização.

Como exemplo de automações RPA que são comuns no dia a dia das empresas podemos citar o lançamento e atualização de dados em sistemas, emissão de documentos, como notas fiscais e pedidos, disparar mensagens transacionais, entre outras.

RPA x IA

Com os avanços da inteligência artificial e a expansão de seus usos, é comum confundirmos automação de processos RPA com IA. Contudo, existem diferenças que você precisa conhecer.

A automação de processos RPA é, via de regra, empregada para automatizar tarefas operacionais e repetitivas, que não possuem grande variação.

Como exemplo, pense em quando você faz uma compra pela internet e recebe o e-mail de confirmação da transação. Essa é uma tarefa que é acionada por um gatilho simples, que não depende de análises aprofundadas para acontecer.

A inteligência artificial, por sua vez, é capaz de lidar com mais variáveis, consolidando, combinando ou detalhando informações. Ela também é capaz de analisar contextos, extrair sentimentos e identificar padrões e comportamentos que não são possíveis através de um software RPA.

Contudo, já contamos com softwares RPA integrados a soluções de inteligência artificial. Essa evolução permite criar ainda mais possibilidades de automação de processos de forma inteligente, levando sua empresa a um novo patamar de automações.

O que você pode automatizar com ferramentas de RPA?

Quando você ouve Automação Robótica de Processos, o que vem à sua mente? Braços robóticos realizando tarefas na linha produção?

Pois bem, embora o nome possa sugerir isso, a verdade é que a automação de processos RPA pode ser usada em qualquer setor da sua empresa.

Você pode, por exemplo, usar a Robotic Process Automation nas operações de marketing, enviando e-mails automáticos para sua base de leads e interagindo com cada pessoa de acordo com as suas ações.

Outra possibilidade de automação de processos RPA está na atividade de vendas, onde softwares munidos com essa tecnologia podem realizar agendamentos, follow ups e atualizações cadastrais.

O monitoramento de tarefas também pode ser feito via RPA, melhorando sua capacidade de acompanhamento sobre as atividades da sua equipe.

Além disso, você pode gerar cálculos financeiros complexos a partir da integração entre RPA e IA, bem como gerenciar bancos de talentos, atualizar contratos e trabalhar informações estratégicas da empresa.

Na logística, a automação de processos RPA auxilia nas operações de separação de pedidos, atualização de estoques, envio de informações ao cliente e retroalimentação de informações de entregas e devoluções.

Como você pode ver, as aplicações da automação de processos RPA são inúmeras. Mas por que você deveria investir neste tipo de tecnologia?

Benefícios da automação de processos RPA

Automatizar processos não é um objetivo necessariamente novo dentro das empresas. Porém, com a competitividade acirrada, este tem sido um dos caminhos escolhidos para a manutenção da presença e expansão de marcas no mercado. Confira o porquê:

Aumento da produtividade

Em meio a tanta competitividade, a produtividade entra na lista de competências essenciais para a sobrevivência de qualquer empresa. Nesse sentido, a automação de processos RPA traz a velocidade que você precisa em processos de baixa complexidade para acompanhar as tendências do mercado.

Com processos mais rápidos, seu time pode se ocupar de estratégias e táticas que visem ao crescimento dos negócios, criando a combinação perfeita para atingir seus objetivos.

Redução de custos

Com processos otimizados, é comum que você observe redução de falhas e desperdício de recursos. Logo, vem a redução de custos, como menos horas extras pagas, menos materiais e insumos de trabalho utilizados, menos tempo despendido em tarefas simples e de fácil execução, entre outros.

Maior controle sobre os processos

A automação de processos RPA também aumenta a efetividade do controle de processos, já que os dados são atualizados em tempo real.

Mesmo vendedores externos podem se manter conectados à empresa por meio de aplicativos móveis, mantendo o envio de dados sobre pedidos e atualizações de compras.

Melhor tomada de decisões

Softwares RPA também ajudam na tomada de decisão consciente, já que favorecem a coleta, processamento e análise de dados.

Quanto integrados a soluções de IA, os softwares RPA também potencializam a inteligência de negócios da sua empresa, aumentando sua capacidade de compreensão sobre os diferentes cenários em que a sua empresa atua e como lidar com cada um deles de maneira estratégica.

Como começar a implementar a automação de processos RPA?

Para começar a implementar a automação RPA ou mesmo expandir seus processos automatizados, o primeiro passo é entender qual é o seu objetivo com a automação.

Esse objetivo deve estar alinhado ao seu planejamento estratégico e contribuir de forma direta para os resultados da organização.

Depois de estar seguro sobre esta questão, a próxima etapa é mapear os seus processos de modo a compreender como as tarefas são realizadas atualmente e como elas poderiam ser transformadas para se tornarem mais ágeis e eficientes.

Após esse levantamento, é hora de partir para o mercado e encontrar potenciais fornecedores de soluções RPA, avaliando sempre o custo-benefício de cada ferramenta.

Lembre-se ainda de averiguar qual é a facilidade de implementação da solução e a experiência do usuário ao utilizá-la.

Quando tiver a solução escolhida, faça um teste piloto. Comece a implementar a mudança em um setor da empresa e colete os feedbacks das pessoas envolvidas. Se o projeto for exitoso, expanda a implementação para o restante da organização.

Precisa de ajuda para tornar a sua empresa mais produtiva através da automação de processos? Entre em contato agora mesmo e conheça nossas soluções para empresas de atacado e distribuição!

ION SISTEMAS