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Como abrir um e-commerce de atacado e distribuição? [ionsistemas]

Como abrir um e-commerce de atacado e distribuição?

Ao longo da última década, vimos a ascensão dos e-commerces B2C, proporcionando mais comodidade, agilidade e qualidade na compra e recebimento de produtos. Mas essa dinâmica não ficou limitada ao varejo.

As vendas no atacado têm ganhado cada vez mais espaço no comércio eletrônico, levando empresas de todos os segmentos a investir nas vendas online.

Prova disso são as estimativas bastante promissoras para o e-commerce B2B: até 2027, espera-se que o segmento atinja um faturamento de 20,9 trilhões de dólares. E até 2025, a expectativa é de que o comércio eletrônico B2B seja responsável por 29% do total de vendas online em todo o mundo.

Bastante significativo, não é mesmo? E como você pode aproveitar esse crescimento estrondoso do e-commerce B2B para alavancar as vendas do seu atacado e distribuição?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura!

Por que abrir um e-commerce de atacado e distribuição?

Antes de saber o como, é importante compreender o porquê de você investir na abertura de um e-commerce de atacado e distribuição.

Comodidade

O motivo principal é que por trás de toda marca, você está lidando com pessoas comuns. Essas pessoas fazem uso do comércio eletrônico para compras pessoais. Logo, conhecem as facilidades de comprar online.

A consequência mais óbvia é que essas experiências particulares influenciem na hora de escolher os melhores fornecedores para as compras corporativas.

Nesse sentido, quanto mais simples e personalizada for a jornada de compra no B2B, maior é a tendência que o cliente feche a venda com o seu atacado e distribuição.

Escalabilidade

Outro ponto fundamental do e-commerce de atacado e distribuição é a possibilidade de vender para outras praças, transpondo as barreiras geográficas das lojas físicas.

Ao expor seus produtos para um número crescente de potenciais consumidores, você pode escalar suas vendas à medida que constrói rotas de entrega ou forma parcerias com distribuidoras locais.

Obviamente, a escalabilidade depende de uma boa estratégia de marketing e vendas, que considere a presença de representantes comerciais residentes em cada localidade.

Integração

O e-commerce pode ser integrado à sua estrutura física, facilitando a gestão do negócio. Além disso, permite uma melhorar gestão das mercadorias, bem como otimização de estoques e infraestrutura de armazenamento.

Vendendo em várias frentes, você pode aprimorar sua política comercial, compreender como cada canal de vendas se comporta e assim otimizar seus investimentos para uma margem de contribuição maior por produto.

Redução de custos

O e-commerce B2B também oferece a facilidade de não precisar de uma infraestrutura física de atendimento, o que pode se traduzir em redução de custos para o seu atacado e distribuição.

Concentrando todas as suas vendas no online, você pode automatizar uma série de tarefas, estruturar ferramentas de autoatendimento para o cliente e assim otimizar o tempo e a experiência dos clientes.

Tudo isso leva a uma maior eficiência operacional, o que contribui para a redução de custos e o sucesso das suas vendas no universo B2B online.

Agora que você já tem motivos de sobra para abrir o seu e-commerce de atacado e distribuição, vamos ao como.

Passo a passo para abrir um e-commerce de atacado e distribuição

A abertura de um e-commerce de atacado e distribuição é uma decisão que deve ser tomada com base no seu planejamento estratégico, mais especificamente, em relação aos seus planos de expansão de vendas e market share.

Identifique seu público-alvo

Antes de pensar em plataformas de e-commerce, produtos a serem vendidos e formas de pagamento, você precisa definir quem será o seu público-alvo. Afinal, todo o restante do seu negócio online deverá ser construído em torno dessas pessoas.

Quem são as empresas que comprarão de você? Que tipo de mercadorias elas costumam adquirir? Quem está à frente dos setores de compras dessas empresas?

Quanto mais detalhado o perfil do seu público, mais fácil você chegará até ele.

Entenda quem são seus concorrentes

O passo seguinte é saber quem são seus concorrentes e tentar descobrir quais são as estratégias que eles desenvolvem para se posicionar no mercado e conquistar clientes.

Isso pode ser feito por meio de um trabalho de benchmark, no qual você vai tentar entender quais são os pontos fortes e fracos da concorrência e aproveitar os gaps para se diferenciar no mercado.

Identifique a infraestrutura necessária

Com um conhecimento mais aprofundado sobre o mercado, você pode fazer o levantamento da infraestrutura necessária para a abertura do e-commerce.

Você vai investir em uma plataforma própria ou terceirizada? Qual será a sua ferramenta de pagamentos online? Como você vai integrar a operação online com a offline?

Tudo isso precisa ser pensado e planejado para que não haja falhas no momento de iniciar o seu e-commerce de atacado e distribuição.

Verifique as regras fiscais

Expandir as vendas para todo o território nacional e, quem sabe, internacional, requer uma verificação minuciosa das regras fiscais relacionadas ao e-commerce.

Neste momento, é essencial que você conte com o auxílio de um contador experiente, que possa orientar cada passo da estruturação do seu e-commerce em termos fiscais e contábeis.

Forme parcerias estratégicas

Ter parceiros estratégicos é fundamental para o bom funcionamento de um e-commerce de atacado e distribuição. Afinal, para realizar entregas rápidas e de qualidade, você precisará de parceiros comprometidos.

Nesse sentido, verifique possíveis parcerias com armazéns descentralizados e empresas de transporte. As cobranças por inadimplência também podem ser assumidas por empresas parceiras.

Portanto, crie uma rede de apoio que dê o suporte necessário ao bom funcionamento do seu comércio eletrônico atacadista.

Invista nas melhoras tecnologias

A tecnologia joga um papel central no sucesso do e-commerce B2B. Afinal, é ela que intermedeia a maioria dos processos, promovendo agilidade, eficiência e comodidade para o comprador.

Neste sentido, é essencial que você invista nas melhores tecnologias para e-commerce, sempre pensando em promover uma experiência surpreendente para os visitantes da sua loja virtual.

Quer mais dicas de como abrir um e-commerce de atacado e distribuição? Confira como vender mais online!

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