Como abrir um e-commerce de atacado e distribuição?
Ao longo da última década, vimos a ascensão dos e-commerces B2C, proporcionando mais comodidade, agilidade e qualidade na compra e recebimento de produtos. Mas essa dinâmica não ficou limitada ao varejo.
As vendas no atacado têm ganhado cada vez mais espaço no comércio eletrônico, levando empresas de todos os segmentos a investir nas vendas online.
Prova disso são as estimativas bastante promissoras para o e-commerce B2B: até 2027, espera-se que o segmento atinja um faturamento de 20,9 trilhões de dólares. E até 2025, a expectativa é de que o comércio eletrônico B2B seja responsável por 29% do total de vendas online em todo o mundo.
Bastante significativo, não é mesmo? E como você pode aproveitar esse crescimento estrondoso do e-commerce B2B para alavancar as vendas do seu atacado e distribuição?
É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura!
Por que abrir um e-commerce de atacado e distribuição?
Antes de saber o como, é importante compreender o porquê de você investir na abertura de um e-commerce de atacado e distribuição.
Comodidade
O motivo principal é que por trás de toda marca, você está lidando com pessoas comuns. Essas pessoas fazem uso do comércio eletrônico para compras pessoais. Logo, conhecem as facilidades de comprar online.
A consequência mais óbvia é que essas experiências particulares influenciem na hora de escolher os melhores fornecedores para as compras corporativas.
Nesse sentido, quanto mais simples e personalizada for a jornada de compra no B2B, maior é a tendência que o cliente feche a venda com o seu atacado e distribuição.
Escalabilidade
Outro ponto fundamental do e-commerce de atacado e distribuição é a possibilidade de vender para outras praças, transpondo as barreiras geográficas das lojas físicas.
Ao expor seus produtos para um número crescente de potenciais consumidores, você pode escalar suas vendas à medida que constrói rotas de entrega ou forma parcerias com distribuidoras locais.
Obviamente, a escalabilidade depende de uma boa estratégia de marketing e vendas, que considere a presença de representantes comerciais residentes em cada localidade.
Integração
O e-commerce pode ser integrado à sua estrutura física, facilitando a gestão do negócio. Além disso, permite uma melhorar gestão das mercadorias, bem como otimização de estoques e infraestrutura de armazenamento.
Vendendo em várias frentes, você pode aprimorar sua política comercial, compreender como cada canal de vendas se comporta e assim otimizar seus investimentos para uma margem de contribuição maior por produto.
Redução de custos
O e-commerce B2B também oferece a facilidade de não precisar de uma infraestrutura física de atendimento, o que pode se traduzir em redução de custos para o seu atacado e distribuição.
Concentrando todas as suas vendas no online, você pode automatizar uma série de tarefas, estruturar ferramentas de autoatendimento para o cliente e assim otimizar o tempo e a experiência dos clientes.
Tudo isso leva a uma maior eficiência operacional, o que contribui para a redução de custos e o sucesso das suas vendas no universo B2B online.
Agora que você já tem motivos de sobra para abrir o seu e-commerce de atacado e distribuição, vamos ao como.
Passo a passo para abrir um e-commerce de atacado e distribuição
A abertura de um e-commerce de atacado e distribuição é uma decisão que deve ser tomada com base no seu planejamento estratégico, mais especificamente, em relação aos seus planos de expansão de vendas e market share.
Identifique seu público-alvo
Antes de pensar em plataformas de e-commerce, produtos a serem vendidos e formas de pagamento, você precisa definir quem será o seu público-alvo. Afinal, todo o restante do seu negócio online deverá ser construído em torno dessas pessoas.
Quem são as empresas que comprarão de você? Que tipo de mercadorias elas costumam adquirir? Quem está à frente dos setores de compras dessas empresas?
Quanto mais detalhado o perfil do seu público, mais fácil você chegará até ele.
Entenda quem são seus concorrentes
O passo seguinte é saber quem são seus concorrentes e tentar descobrir quais são as estratégias que eles desenvolvem para se posicionar no mercado e conquistar clientes.
Isso pode ser feito por meio de um trabalho de benchmark, no qual você vai tentar entender quais são os pontos fortes e fracos da concorrência e aproveitar os gaps para se diferenciar no mercado.
Identifique a infraestrutura necessária
Com um conhecimento mais aprofundado sobre o mercado, você pode fazer o levantamento da infraestrutura necessária para a abertura do e-commerce.
Você vai investir em uma plataforma própria ou terceirizada? Qual será a sua ferramenta de pagamentos online? Como você vai integrar a operação online com a offline?
Tudo isso precisa ser pensado e planejado para que não haja falhas no momento de iniciar o seu e-commerce de atacado e distribuição.
Verifique as regras fiscais
Expandir as vendas para todo o território nacional e, quem sabe, internacional, requer uma verificação minuciosa das regras fiscais relacionadas ao e-commerce.
Neste momento, é essencial que você conte com o auxílio de um contador experiente, que possa orientar cada passo da estruturação do seu e-commerce em termos fiscais e contábeis.
Forme parcerias estratégicas
Ter parceiros estratégicos é fundamental para o bom funcionamento de um e-commerce de atacado e distribuição. Afinal, para realizar entregas rápidas e de qualidade, você precisará de parceiros comprometidos.
Nesse sentido, verifique possíveis parcerias com armazéns descentralizados e empresas de transporte. As cobranças por inadimplência também podem ser assumidas por empresas parceiras.
Portanto, crie uma rede de apoio que dê o suporte necessário ao bom funcionamento do seu comércio eletrônico atacadista.
Invista nas melhoras tecnologias
A tecnologia joga um papel central no sucesso do e-commerce B2B. Afinal, é ela que intermedeia a maioria dos processos, promovendo agilidade, eficiência e comodidade para o comprador.
Neste sentido, é essencial que você invista nas melhores tecnologias para e-commerce, sempre pensando em promover uma experiência surpreendente para os visitantes da sua loja virtual.
Quer mais dicas de como abrir um e-commerce de atacado e distribuição? Confira como vender mais online!