Como acompanhar e medir o progresso das metas de vendas da sua equipe
Com toda a certeza você já ouviu aquela velha frase que diz “o que não pode ser medido não pode ser melhorado”. E ela não poderia estar mais certa, ainda mais quando se trata de vendas.
Já imaginou fechar o mês sem saber se a sua empresa vendeu o suficiente para pagar os custos fixos e variáveis? Ou não ter a mínima ideia se os produtos que estão no estoque são suficientes para atender aos pedidos dos clientes?
Impossível sobreviver no mercado dessa forma, não é? Por esse motivo, acompanhar e medir o progresso das metas de vendas é fundamental. Mas o que você precisa para fazer esse monitoramento de forma eficaz?
É o que veremos neste artigo, portanto, continue a leitura!
Obtenha o engajamento de toda a equipe
Antigamente, era comum que as metas fossem estabelecidas pela gerência sem qualquer participação do time de vendas. Mas essa época já acabou!
Para garantir maior produtividade e resultados, é fundamental que você envolva toda a equipe no momento de estipular as metas. E o motivo é simples: e ela quem vai ter que correr atrás dos resultados.
Portanto, a dica aqui é reunir seu time comercial, avaliar os resultados passados e chegar a um consenso sobre qual seria uma meta ousada, porém, alcançável.
Promova um alinhamento consistente
De nada adianta fazer uma reunião no início do mês para debater as metas e outra no final do mês para saber se elas foram cumpridas.
Se você quer mesmo alavancar resultados, precisa acompanhar e medir o progresso das metas ao longo de todo o mês.
Isso pode ser feito com reuniões diárias de 15 minutos ou ainda por meio de tecnologias que permitem o monitoramento das metas de vendas de forma descentralizada, como é o caso do ION Vendas.
Fortaleça o senso de equipe por meio de metas compartilhadas
Em vez de atribuir apenas metas individuais para o seu time de vendedores, prefira definir metas compartilhadas. Isto é, em que todos sejam vitais para o alcance de resultados.
Por exemplo: individualmente, cada vendedor deve vender 1000 unidades do produto X. Mas, se o time conseguir ultrapassar a meta em 20%, todos ganham uma premiação.
Esta é uma forma bastante eficaz de evitar a competitividade tóxica no ambiente de trabalho e fomentar o trabalho colaborativo. E quando se trata de alcançar resultados, quanto mais pessoas envolvidas com o propósito, melhor.
Defina indicadores claros
Uma das melhores formas de se acompanhar e medir o progresso das metas de vendas da sua equipe é definir indicadores claros. Ou seja, métricas que sejam fáceis de compreender e monitorar.
Através dos indicadores de vendas, você conquista a capacidade de gerenciar seus resultados com muito mais velocidade, identificar gaps e solucioná-los antes que eles se transformem em prejuízo para a organização.
Faça auditorias regulares
Processos sempre são passíveis de melhoria. E quando se trata de manter o controle sobre o progresso das metas de venda, não é diferente.
Nesse sentido, verifique se as tecnologias utilizadas estão dando o suporte que vocês precisam ou se existem controles dispersos por falta de ferramentas adequadas.
Avalie também se o time de vendas está bem familiarizado com os processos ou se é necessário realizar qualquer tipo de treinamento para que os dados das vendas cheguem cada vez mais rápido e com mais qualidade.
Dê e receba feedback constantemente
O feedback é uma das melhores ferramentas de gestão de pessoas que existe. Isso porque, se bem feito, ele acontece a todo momento, dando a chance para que as pessoas revejam suas atitudes e comportamentos.
E, quando se trata de atingir — ou não — metas de vendas, é fundamental saber o porquê. Portanto, crie um mecanismo de feedback constante com sua equipe.
A cada fim de mês, converse com cada vendedor para avaliar seu desempenho individual e identificar pontos de melhoria para o próximo período.
Mas lembre-se: feedback é uma ferramenta de comunicação assertiva, isto é, fale de forma clara e direta, mas com respeito e empatia. Uma boa liderança se constrói com base na confiança.
Use as ferramentas certas
Ter as ferramentas adequadas para acompanhar e medir o progresso das metas de vendas pode fazer toda a diferença no seu dia a dia. Isso porque a tecnologia já está tão avançada que você pode monitorar em tempo real o volume de vendas.
Essa possibilidade oferece inúmeras vantagens, como ajustes nas metas de vendas, correções na estratégia ou mesmo insights que, de outro modo, seriam percebidos tarde demais pelo time.
Ter as tecnologias adequadas trabalhando a favor das suas metas de vendas também poupa tempo e contribui para que o seu time comercial foque a atenção no que realmente importa: relacionamento com os clientes.
Em outras palavras, tarefas repetitivas e burocráticas, como relatórios de vendas, podem ser alimentados de forma automática e com poucos cliques. Logo, enquanto você mantém o controle total sobre os resultados, sua equipe tem mais liberdade para exercer o que a tecnologia não consegue: comunicação de qualidade.
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O ION Supervisor é a solução criada pela ION Sistemas para monitorar todos os seus resultados de vendas de forma simples e intuitiva.
Por meio de relatórios em formato de gráficos, planilhas e infográficos, você fica por dentro dos resultados do seu time comercial em tempo real. Assim, pode tomar melhores decisões com relação às suas estratégias de vendas e potencializar os resultados da empresa mês a mês.
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