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Como promover a transformação digital no seu atacado? [ionsistemas]

Como promover a transformação digital no seu atacado?

A transformação digital já faz parte de 91% das empresas, segundo dados da Gartner. Enquanto algumas já estão bastante avançadas no processo, outras ainda tentam compreender como tirar maior proveito do uso de tecnologias no atacado e distribuição.

Independentemente do seu caso, o fato é que a pressão do mercado e a corrida por competitividade são os grandes impulsionadores deste tipo de investimento.

Modernização da infraestrutura, fortalecimento dos pontos de contato com os clientes e aceleração dos negócios são os objetivos mais comuns quando se trata de promover a transformação digital.

Mas, antes de começar a mudar tudo, é fundamental que você tenha um planejamento bem elaborado, capaz de nortear as ações de toda a sua equipe. Desta maneira, vocês estarão garantindo resultados mais consistentes e aumentando o valor gerado para todos os públicos envolvidos.

Continue a leitura e saiba como promover a transformação digital no seu atacado!

Entendendo a necessidade de transformação digital no atacado

As constantes mudanças no perfil dos consumidores B2B têm demandado das empresas de atacado e distribuição um novo posicionamento de mercado.

Esses compradores esperam mais flexibilidade, velocidade e personalização na hora de comprar. Além disso, demandam novas formas de pagamento e interações rápidas e assertivas, que levem em conta seu histórico de compras, suas preferências e necessidades.

Diante disso, atacadistas e distribuidores têm encontrado na transformação digital um caminho rumo à hiperpersonalização, no qual cada cliente é tratado de forma única.

Uma vez que a compra é realizada, os clientes B2B também desejam entregas ágeis, pré-programadas e com a qualidade de atendimento que tiveram no momento da venda.

Nesse sentido, a transformação digital contribui para otimizar a sua cadeia de suprimentos, acelerando processos, reduzindo falhas e aumentando o nível de qualidade das entregas.

Outro ponto fundamental para o qual a transformação digital tem contribuído é a tomada de decisão consciente.

Com base em dados oriundos de diversas fontes, combinados e confrontados em tempo real, seu time pode tomar decisões com mais propriedade, evitando falhas de julgamento.

Há, ainda, a possibilidade de digitalização da gestão de inventário e da cadeia de suprimentos, o que pode melhorar significativamente a eficiência operacional do atacado.

Sistemas de gestão de estoque baseados em nuvem permitem um acompanhamento em tempo real do inventário em vários locais, facilitando a identificação de produtos, reduzindo o excesso de mercadorias e minimizando as rupturas de estoque.

Além disso, a automação de processos, como pedidos de reposição e previsão de demanda, pode otimizar a cadeia de suprimentos, reduzindo custos e melhorando os prazos de entrega.

Agora que você já tem uma ideia do quanto a transformação digital pode contribuir para o crescimento do seu atacado, vamos ao ponto-chave deste artigo: como começar a implementá-la?

Promovendo a transformação digital no atacado

Como mencionamos no início deste artigo, a primeira coisa a se fazer quando você está começando a implementar a transformação digital no seu atacado é compreender o porquê.

Sabendo o motivo pelo qual o seu atacado precisa transformar-se digitalmente, fica mais fácil compreender o que fazer, como e quando. Depois de ter isso bastante claro para você e sua equipe, continue com os seguintes passos:

Escolha as ferramentas certas

É essencial escolher ferramentas que se integrem facilmente com os sistemas que o seu atacado já utiliza. Isso garante uma transição suave e evita interrupções nas suas operações.

Ao avaliar as opções disponíveis, leve em consideração a compatibilidade com sistemas de gestão de estoque, sistemas de contabilidade e outros softwares essenciais já em uso, como a automação da força de vendas, por exemplo.

Além disso, procure por soluções que sejam escaláveis e possam ser facilmente adaptadas para atender às necessidades futuras do seu atacado. Desse modo, você evita a necessidade de substituir as ferramentas no futuro, economizando tempo e recursos.

Certifique-se, ainda, de que as soluções selecionadas ofereçam recursos robustos de segurança cibernética, como criptografia de dados, autenticação multifator e monitoramento contínuo de ameaças. Assim, você garantirá a segurança de dados sensíveis, seja dos seus clientes ou internos.

Por fim, busque um equilíbrio entre funcionalidade e custo, escolhendo soluções que ofereçam o melhor valor para o seu investimento.

Invista em treinamento e capacitação

A transformação digital não se trata apenas de implementar novas tecnologias, mas também de capacitar sua equipe para utilizar essas ferramentas de forma eficaz. Portanto, realize pesquisas, entrevistas ou workshops para identificar lacunas de habilidades e áreas onde o treinamento é mais necessário.

Com base na avaliação das necessidades de treinamento, desenvolva programas personalizados que atendam às necessidades específicas da equipe. Isso pode incluir treinamentos presenciais, cursos online, tutoriais em vídeo ou materiais de referência impressos.

Certifique-se de que o treinamento seja adaptado ao nível de habilidade e ao estilo de aprendizado de cada indivíduo. Dessa maneira, você estará preparando o seu time para trabalhar em uma nova realidade, mais alinhada com as exigências do mercado.

Por último, avalie regularmente o impacto do treinamento na eficácia operacional e no desempenho da equipe. Solicite feedback dos seus funcionários sobre a qualidade e utilidade do treinamento e faça ajustes conforme necessário para melhorar continuamente os programas de capacitação.

Integre sistemas legados

Muitas empresas de atacado operam com sistemas legados complexos e personalizados, o que pode dificultar a integração de novas tecnologias. Nesse sentido , a integração de sistemas legados com soluções digitais modernas pode ser um processo desafiador e demorado.

Mas nada que não pode ser superado com estratégias como a adoção de APIs e a implementação gradual de novas tecnologias que podem ajudar a facilitar a integração e minimizar interrupções nas operações, como RPAs.

Gerencie as mudanças

A aplicação de novas tecnologias é apenas uma das facetas da transformação digital. Afinal, ela também envolve mudanças organizacionais e culturais, bem como o envolvimento de toda a sua equipe.

Diante disso, invista em uma comunicação transparente, de mão dupla e que leve em consideração as contribuições do seu time. Garantir o alinhamento organizacional em torno dos objetivos da transformação digital é o grande diferencial que levará vocês adiante.

Sabe o que mais pode contribuir para todo o processo de transformação digital do seu atacado? Ter um planejamento estratégico situacional!

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