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Como vender mais usando recursos tecnológicos? [ionsistemas]

Como vender mais usando recursos tecnológicos?

Atingir metas cada vez mais ousadas sem mudar a forma como você trabalha é praticamente uma utopia. Isso porque o mercado exige novas formas de escalar os contatos, melhorar a qualidade da comunicação, manter relacionamentos e cuidar do pós-venda.

É fato que um representante comercial sozinho, sem os recursos necessários, não consegue dar conta de tudo isso. Por essa razão, as empresas investem cada vez mais em recursos tecnológicos para otimizar o trabalho de suas equipes comerciais.

Vender mais torna-se, então, uma busca por melhor performance. E esse desempenho depende de uma correta combinação de habilidades do representante comercial com as ferramentas de vendas certas.

Continue a leitura e descubra como vender mais usando recursos tecnológicos!

Como a tecnologia pode te ajudar a trabalhar melhor?

Desde que se fala em uso de ferramentas de automação da força de vendas, inteligência artificial, machine learning e outros recursos, existe um medo subjacente de que os times de vendas sejam substituídos pelas máquinas.

E isso vai acontecer, de fato. Mas vai acontecer naquelas microtarefas que consomem tempo e geram pouco resultado agregado para os profissionais de vendas. Exemplo disso são os envios de e-mails, os follow ups, as atualizações cadastrais, entre outras.

Só para você ter uma ideia, de acordo com a McKinsey, cerca de 30% das tarefas de vendas podem ser automatizadas. Entre elas, estão a qualificação de leads, a cotação de preços, a realização de pedidos e análise de dados comerciais.

Isso significa que a tecnologia vem sendo empregada para que os representantes comerciais possam usar todo o seu talento para o que realmente importa: o relacionamento com os clientes.

Sabemos que máquinas são efetivas para realizar tarefas pré-programadas, repetitivas e escaláveis. Mas a sensibilidade que só um ser humano tem para compreender o contexto de cada cliente continua sendo uma exclusividade do time comercial.

Nesse sentido, a tecnologia pode tirar você daquela rotina insana de afazeres para que você exerça aquilo que sabe fazer melhor, trazendo mais realização pessoal e profissional.

5 recursos tecnológicos que podem te ajudar a vender mais

Vender mais e atingir suas metas depende de um esforço conjunto, em que estratégia, tática e operação estão completamente alinhadas. Assim, a tecnologia entra dando o suporte necessário para que você dedique seu tempo a extrair o melhor das suas competências, habilidades e atitudes.

Vejamos como os recursos tecnológicos podem colaborar para esses resutlados:

Gestão do relacionamento com o cliente

Atualmente, temos diversas ferramentas que auxiliam na gestão do ciclo de vida do cliente, da prospecção à finalização do contrato. Porém, nem todas têm as ferramentas certas para que você gerencie o relacionamento com eles e assim aumente o seu LTV – Lifetime value.

Gerenciar o relacionamento com o cliente significa conhecê-lo tão bem que você sabe qual é a melhor hora para entrar em contato. Também quer dizer que você sabe quais produtos são de maior interesse, qual é o ticket médio gasto a cada compra e como você pode surpreendê-lo com descontos, promoções e vantagens.

Essa gestão pode ser feita através de softwares de CRM robustos, que trazem não só funcionalidades voltadas ao relacionamento com o cliente, mas também a possibilidade de integração com outras ferramentas essenciais para otimizar a performance do representante de vendas.

Gestão da força de vendas

Se, por um lado, você precisa gerenciar todo o ciclo de vida de cada cliente, também precisa de tecnologias que facilitem na hora de acompanhar o seu funil de vendas e a conquista de oportunidades.

Esse monitoramento é feito por meio de ferramentas de gestão da força de vendas, que trazem insights preciosos sobre as principais fontes de leads, etapas do funil em que há perdas de oportunidades e quais leads estão prontos para um contato de vendas.

Softwares de gestão da força de vendas também automatizam tarefas como envio de pedidos, montagem de mix de produtos e análises em tempo real sobre o comportamento dos clientes.

Esses recursos auxiliam na hora de construir melhores argumentos de vendas ou proporcionar ofertas personalizadas para cada cliente.

Automação da comunicação

Comunicar-se com frequência com seus leads e clientes é a chave para manter-se sempre nas mentes e corações deles. Neste sentido, a tecnologia pode auxiliar na configuração de réguas de relacionamento altamente personalizadas.

De e-mails com ofertas especiais a conteúdos que ajudem na jornada de compra, passando por follow ups e mensagens transacionais, a automação de vendas pode facilitar bastante a sua rotina e poupar um tempo precioso.

Simplificação de processos

Sabemos o quanto a rotina de clientes B2B é intensa. Portanto, quanto mais você puder facilitar o processo de compra para eles, melhor. E a tecnologia tem muito a contribuir com isso.

Para aqueles clientes que estão fidelizados, é possível disponibilizar chatbots para realização de pedidos com base em dados históricos, por exemplo. Assim, você só se ocupa de manter o relacionamento.

Já para aqueles potenciais clientes que estão chegando pela primeira vez, os FAQs inteligentes podem responder às perguntas mais frequentes, reduzindo o tempo de espera por e-mails ou mensagens de whatsapp.

A emissão de pedidos, bem como os pagamentos, podem se tornar muito mais rápidos com auxílio da tecnologia, contribuindo para processos mais ágeis e eficientes.

Experiência de compra

A experiência de compra é responsável não só por atrair mais clientes, mas também manter aqueles já conquistados.

Neste sentido, a tecnologia pode promover experiências mais personalizadas, selecionar produtos mais comprados para ofertas especiais e encurtar distâncias na hora de se comunicar com os clientes.

Dessa forma, você otimiza o seu tempo, focando nas melhores oportunidades de conversão, sem perder de vista aqueles clientes que precisam de um pouco mais de tempo para amadurecer a decisão de compra.

Aqui na ION, somos especialistas em te ajudar a vender mais. Por isso, desenvolvemos recursos tecnológicos que otimizam o seu tempo, aumentam a sua produtividade e trazem melhores resultados todos os dias.

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