Data Storytelling: como usar todo o poder dos dados para vender mais?
Data é um conceito concreto, na medida em que dados podem ser quantificados. Por outro lado, também conserva um alto grau de abstração, uma vez que poucas pessoas conseguem enxergar o que eles podem dizer.
Já storytelling é uma forma de contar algo, uma construção de significados que passa por uma narrativa. Nele, quando você termina de ler um conteúdo, tudo faz sentido: a história tem princípio, meio e fim.
E quando o assunto é contar uma história, duas áreas são especialistas nisso: as de marketing e vendas.
Transformar um serviço ou um produto em um objeto de desejo e necessidade é, em essência, o que move cada passo de vendedores e marketeiros.
Através de histórias bem contadas, eles atraem a atenção, encantam e engajam novos clientes, criando conexões emocionais com o seu público. E, como você deve saber, na hora de uma compra a emoção vale muito mais do que a razão.
Mas já pensou se a gente combinasse o poder de convencimento do storytelling com os insights ocultos nos dados?
O que aconteceria se aproveitássemos todo o poder das informações que sua empresa dispõe para que vocês soubessem exatamente que história contar para vender mais?
É sobre isso que vamos falar neste artigo. Boa leitura!
O que é Data Storytelling?
Data storytelling é, de fato, uma skill, uma competência essencial para equipes de marketing e vendas.
Por definição ampla, data storytelling é a capacidade de comunicar informações através de dados que conduzem a ações que afetam positivamente a empresa.
Mas narrar histórias sobre dados pode ser desafiador.
Não é raro que o que os dados mostram seja ignorado, principalmente quando os insights são apresentados às pessoas erradas, da forma errada e no momento errado.
E mesmo que você tenha as tecnologias mais avançadas, isso não vai entregar nenhum valor até você contar a história por trás dos números que está produzindo.
O que é importante para contar uma história com dados
De forma geral, as pessoas têm dificuldade em processar muitas informações complexas. Por outro lado, são ótimas relembrando ou recontando histórias.
Para encontrar os dados corretos, você precisa fazer perguntas incisivas, que revelem o que os clientes realmente buscam. Com base nesses dados, então, você pode criar o seu storyboard, isto é, a estrutura da sua narrativa.
Para identificar os dados mais importantes, você deve:
- Conhecer profundamente os desafios, desejos e necessidades dos clientes.
- Entender como os dados comunicam as vantagens de uma decisão.
- Contar histórias com informações aprofundadas que respondam às necessidades dos clientes.
Provas estatísticas sólidas são o melhor caminho para moldar opiniões. E cuidado com fontes duvidosas, já que seu uso pode ter um efeito contrário e as pessoas podem recuar.
Como criar sua estratégia de Data Storytelling
Histórias são contadas com palavras e imagens. Para encontrar o equilíbrio perfeito entre dados e uma escrita criativa, é preciso implementar uma estratégia. Nesse sentido, tenha em conta que a narrativa será usada para explicar os fatos.
Os elementos visuais vão envolver o público e os dados vão embasar as ações necessárias, isto é, o que você quer que as pessoas executem.
Quando tudo isso está em perfeito equilíbrio, mudanças serão percebidas em forma de vendas, de adesão a novos projetos e iniciativas ou otimização de processos.
#01 Crie um enredo com um objetivo claro
Sabe aquela expressão “moral da história”? Aqui, vale o mesmo: todo data storytelling precisa de um objetivo claro e específico, algo que fique na mente da audiência.
A partir desse objetivo definido, você parte para a escolha de uma abordagem e de um ponto de vista que serão usados. É aí quando você cria um enredo.
No enredo, devem constar os seguintes elementos:
- Introdução: aqui, apresenta-se o principal problema, o desafio, a necessidade.
- Corpo: desenvolvimento de como os dados estão confirmando o problema.
- Conclusão: o que as métricas indicam que pode ser uma saída possível.
Cada ponto deve ser acompanhado com os dados relacionados. Lembre-se que você não pode simplesmente afirmar, tem que informar com números e indicadores.
#02 Narre, não descreva
Tudo tem um começo, um princípio, um ponto de partida onde algo começou a surgir.
Ao invés de ir direto ao ponto e dizer “temos esse problema”, use os dados para mostrar como o problema começou a ser identificado, o que se esperava antes e o que acabou não dando certo.
Pode até parecer a mesma coisa, mas não é. Ou, pelo menos, não no sentido da absorção das informações. Quando você narra uma sequência de acontecimentos, tudo faz mais sentido para os espectadores.
Algo na linha “…quando o projeto começou, o cenário era favorável a tal iniciativa, mas percebemos que tais fatores influenciaram os avanços e o que percebemos atualmente é um panorama diferente (…) mas os números indicam que fazendo X, poderemos reverter Y e finalmente atingir os objetivos”
#03 Transforme dados em imagens
O que você quer é que a história por trás de seus dados seja cativante, que envolva as pessoas, certo?
Nada melhor para isso do que usar e abusar de gráficos que ilustrem visualmente o que os números estão mostrando. Neste ponto, muita atenção: os dados devem sempre responder às fontes, sem manipulação de valores.
Também vale a pena implementar unidades padronizadas. Ou seja, quando se fala de intervalos de tempo, usar sempre dias ou horas, e não variar de um slide para outro.
#04 Narre de acordo com sua audiência
Quer entediar seu público? Descreva coisas que eles já conhecem, tais como processos da empresa. Você não precisa explicar o óbvio. Lembre-se de que tempo é um recurso valioso.
Uma boa história sobre dados só será eficaz se for elaborada com uma linguagem ou formato que o seu público compreenda. Isso significa que pode ser preciso segmentar as audiências com base no seu conhecimento do assunto.
No final de tudo, o mais importante é que a mensagem principal seja absorvida pelas pessoas que você precisa convencer.
Outra coisa a ter em mente: usar os dados para promover mudanças não é algo com resultado imediato. É um ponto de partida, o começo de uma adaptação da sua empresa para entrar em uma fase de performance.
E para dar o primeiro passo, você precisa ter dados confiáveis. Por isso, aqui na ION, desenvolvemos tecnologias que te ajudam a coletar, processar, analisar e armazenar dados de forma ágil, eficaz e segura.
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