E-commerce para atacadistas: como funciona e quais as vantagens?
Um dos maiores sucessos da internet tem sido a comodidade para realizar compras. Afinal, basta acessar um e-commerce, selecionar os produtos desejados, realizar o pagamento e aguardar a entrega.
E não estamos falando apenas das vendas direto ao consumidor. De fato, o e-commerce B2B deve atingir um faturamento de 2,47 bilhões de dólares até 2026, somente nos Estados Unidos.
Isso significa que cada vez mais as empresas buscam pelas facilidades de realizar compras online. E quem não estiver preparado para atender a essa demanda pode ter impactos significativos nas vendas nos próximos anos. Portanto, se você ainda não tem um e-commerce para atacadistas, fique atento a este artigo.
A seguir, vamos explicar o que é, como funciona e quais as vantagens de você desenvolver uma plataforma de vendas online para o seu atacado. Continue a leitura!
O que é um e-commerce para atacadistas?
Se você já realizou ao menos uma compra pela internet, tem ideia de como é o processo de vendas online. A grande diferença de uma venda direto ao consumidor para uma venda no atacado é o volume de mercadorias.
Mas nãos se trata apenas de quantidades. A qualidade do atendimento, a facilidade de pagamento, a agilidade na entrega, tudo isso impacta a experiência do comprador B2B. Logo, deve ser levado em consideração na hora de criar seu próprio e-commerce.
Nesse sentido, um e-commerce para atacadistas é mais do que uma loja online. Trata-se de uma plataforma que proporciona uma experiência única de compra para empresas e organizações, encurtando distâncias e agilizando processos.
Portanto, ao desenvolver seu próprio e-commerce, pense nele em uma ferramenta de compras que ajuda seus clientes corporativos a atingir seus objetivos com maior qualidade e rapidez.
Mas como funciona na prática um e-commerce para empresas de atacado?
Como funciona um e-commerce para atacadistas?
O e-commerce B2B segue as mesmas premissas de um e-commerce B2C, como design facilitado, experiência do usuário, facilidade de pagamentos e acompanhamento de pedidos.
A maior diferença está na forma como você apresenta os produtos e se comunica com o público, afinal, está interagindo com pessoas que representam organizações.
Nesse sentido, uma maior personalização do contato é bem-vinda, bem como facilidades na hora de repetir compras e realizar pagamentos.
Outro ponto determinante para o seu sucesso como atacadista online é a disponibilidade de produtos em grandes volumes. A depender do perfil dos seus clientes, será necessário ter grandes estoques disponíveis à pronta entrega.
Mas para que a nossa conversa não fique apenas no campo teórico, selecionamos algumas dicas para você começar a estruturar o seu e-commerce para atacadistas. Confira na sequência.
Como começar um e-commerce para atacadistas?
Se você já se convenceu de que o e-commerce é a melhor forma de expandir os negócios e conquistar novos clientes, confira nossas dicas para criar a sua plataforma de vendas B2B.
Design
O design de um e-commerce para atacadistas deve ser simples, intuitivo e de fácil visualização. Nesse sentido, evite bombardear seus clientes com pop ups e ofertas sem necessidade.
Lembre-se que você está lidando com outras empresas, portanto, transmita uma imagem de profissionalismo. Além disso, favoreça a experiência do usuário otimizando seu e-commerce para dispositivos móveis.
Catálogo de produtos
Seu catálogo de produtos deve ser facilmente acessado pelos usuários corporativos. Essa acessibilidade depende de uma correta segmentação e categorização de produtos, além de uma poderosa ferramenta de buscas internas no site.
Gerenciamento de estoque
Seu gerenciamento de estoque deve ser impecável, a fim de evitar experiências desagradáveis com produtos em falta. Para tanto, procure integrar sua loja virtual ao seu controle de estoque, de modo que as informações sejam atualizadas em tempo real.
Opções de pagamento
Na hora da compra, clientes corporativos esperam opções diferenciadas de pagamento, assim como benefícios por um longo relacionamento com a sua marca. Isso pode ser customizado com base em inteligência artificial e um histórico completo de interações entre cliente e empresa atacadista.
Logística
Integrando e-commerce, estoque e logística, você ganha tempo na hora de enviar os produtos para os seus clientes, o que se reflete em um maior nível de satisfação e recompra, é claro. Portanto, capriche na hora de escolher as tecnologias que farão este trabalho.
Quais as vantagens de investir em um e-commerce B2B?
Se você está pensando que criar um e-commerce B2B é um grande investimento, precisamos concordar com o seu ponto de vista. No entanto, também devemos mostrar quais são as vantagens desse investimento, para que você tome a sua decisão com mais consciência:
Maior alcance
Vender para outras empresas significa que você tem um público mais restrito do que um e-commerce varejista. Logo, para expandir suas vendas, precisa abranger uma área geográfica maior. E nada melhor do uma loja virtual para chegar até outros compradores corporativos.
Menor custo
O investimento em vendas corporativas online pode reduzir seu custo significativamente, tendo-se em vista que o e-commerce reduz a necessidade de infraestrutura física, revendedores e representantes de vendas em cada localidade em que você atua.
Melhor experiência do cliente
Agilidade, eficiência e segurança são algumas das exigências que um comprador B2B tem na hora de fazer negócios. Se você oferece tudo isso e ainda tem um atendimento de qualidade online, contribui para a otimização de tempo e processos, tornando-se um aliado dos seus clientes.
Melhor análise de dados
Operações de vendas online geram uma quantidade gigantesca de dados que você pode aproveitar para conhecer melhor seus compradores e assim promover experiências cada vez melhores.
Mas, para isso, você precisa também ter o suporte de tecnologias que facilitem a coleta, processamento e análise desses dados.
Com esse ecossistema perfeitamente montado e integrado, você gerencia suas vendas com muito mais facilidade e extrai melhores insights de negócios para seguir crescendo de forma sustentável.
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