Força de Vendas – Planejamento para 2016
O ano está acabando. Que tal aproveitar para rever seu planejamento e começar 2016 acertando em cheio? Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a planejar suas ações:
Faça uma avaliação de 2015
Como as vendas se comportaram esse ano? Você conseguiu cumprir as metas estipuladas em 2014? Se não, qual a explicação? Coloque estas respostas no papel.
Trace um objetivo para 2016
Com base nas respostas anteriores e nos resultados que você deseja alcançar, pense em quanto você quer ampliar as vendas no próximo ano e quais são suas reais possibilidades. Anote.
Liste as tarefas necessárias para que você consiga cumprir o objetivo
Agora que você tem uma meta, é hora de listar as tarefas (diárias e semanais) necessárias para que você consiga cumprir a meta. Quantas visitas ao cliente? Quantos telefonemas? O relatório de vendas será semanal ou mensal? Onde prospectar novos clientes?
Planeje apenas aquilo que pode cumprir e calcule o prazo
Por exemplo, se você deseja aumentar suas vendas em valores absolutos, divida esse valor por 11 meses, depois por quatro semanas e em seguida por cinco dias. Esse será o valor diário a ser conquistado, para cumprir seus objetivos.
Exemplo:
“Em 2016 quero vender R$ 5 mil a mais que em 2015.”
5.000:11 (meses) = R$ 455 por mês
455:20 (dias trabalhados) = R$ 22,75 por dia.
Para cumprir o objetivo, você precisa vender R$ 22,75 a mais por dia. Viu? Nem é tão difícil assim. Com o planejamento sempre atualizado em mãos você conseguirá, pouco a pouco, alcançar seus objetivos. Altere-o sempre que precisar e jamais desista!
E lembre-se: você vai ganhar 366 dias em branco. Utilize-os da melhor forma que puder para cumprir seus objetivos!
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