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IA Automation e o novo papel do representante de vendas [ionsistemas]

IA Automation e o novo papel do representante de vendas

O processo de vendas envolve uma série de tarefas constantes e repetitivas: prospecção de clientes, follow up, elaboração de contratos, relatórios…

Somadas, todas essas pequenas atividades consomem o recurso mais importante do seu time de vendas: tempo.

E quando o tempo é gasto em tarefas burocráticas, o atendimento ao cliente fica prejudicado. Ou seja, seus resultados ficam aquém do esperado.

É dentro deste contexto que a IA Automation se insere como uma ferramenta de transformação dos processos de vendas e, consequentemente, no papel dos representantes de vendas.

Continue a leitura e entenda melhor quais são os impactos dessa tecnologia no seu negócio!

IA Automation nas vendas: por que investir?

De acordo com estimativas da McKinsey, mais de 30% das atividades de vendas podem ser automatizadas. Ou seja, você pode investir em softwares e ferramentas para escalar a captação de leads, enviar e-mails personalizados, agendar reuniões, formatar propostas e monitorar interações, dentre outras tarefas.

Mas como isso pode beneficiar a sua empresa e, principalmente, mudar a forma de atuação dos representantes de vendas?

Melhoria do relacionamento com os clientes

Já pensou se o seu time de vendas tivesse 30% mais tempo só para dedicar ao atendimento aos clientes?

São praticamente 2 horas e meia de trabalho diário e cerca de 52 horas mensais recuperadas para investir no que mais traz valor ao seu negócio: relacionamento. Em outras palavras, mais reuniões, mais foco em estratégias e resultados.

Maior produtividade

Investir em IA Automation é sinônimo de maior produtividade para o seu time comercial. Afinal, as tarefas repetitivas, burocráticas e requerem muita operação manual passam a ser feitas de modo automático.

Se você integrar a automação de vendas a outras soluções, como CRM, ERP e automação de marketing, por exemplo, os processos podem se tornar ainda mais velozes e eficientes.

Maior satisfação dos clientes

Embora muita gente acredite que a IA Automation traz benefícios apenas para a empresa, a verdade é que os clientes também saem ganhando.

Informações disponíveis em tempo real, maior agilidade no atendimento e a possibilidade de percorrer a jornada de compra de forma autônoma são algumas das características que costumam elevar a satisfação dos clientes e que são totalmente atendidas com as ferramentas certas de IA.

Tomada de decisão estratégica

Outro ponto essencial da IA Automation que impacta diretamente na atuação dos representantes de vendas é a tomada de decisão baseada em dados.

À medida que a IA Automation opera, vai acumulando um volume de dados enorme que pode ser processado e analisado para a extração de insights.

Desse modo, seu time comercial tem em mãos, informação qualificada para tomar decisões estrategicamente e assim melhorar sua performance gradativamente.

Diante de tantas facilidades e transformações que a IA Automation pode trazer para o setor comercial, como fica o papel do representante de vendas? É o que veremos a seguir.

O futuro dos representantes de vendas com a IA Automation

Com a entrada de tecnologias tão poderosas como a inteligência artificial, o machine learning e o Big Data Analytics, dentre outras, é natural que as pessoas se sintam desconfortáveis e até temerosas. Afinal, quando uma máquina assume o trabalho de uma ou mais pessoas, surge o receio de demissões.

Contudo, segundo a Gartner, 89% dos vendedores se sentem esgotados pelo trabalho. Nesse sentido, a IA Automation entra como uma aliada do time de vendas.

Redução do trabalho burocrático

A vantagem mais evidente da inserção da IA Automation na rotina dos representantes de vendas é a redução do trabalho burocrático.

Na medida em que as tarefas são automatizadas, o trabalho dos vendedores passa a se concentrar na qualidade do atendimento ao cliente, elevando o valor da sua marca.

Menos estresse e cansaço

Lembra da pesquisa da Gartner? Um time de vendas exausto rende muito menos, certo?

Mas com a implementação da inteligência artificial para automação da força de vendas, você reduz a carga de trabalho da sua equipe comercial e contribui para reduzir os níveis de estresse, cansaço e ansiedade.

O resultado são profissionais de vendas mais produtivos e engajados.

Melhor gestão do pipeline de vendas

Outro ponto positivo que a IA Automation traz para os representantes de vendas é um melhor gerenciamento do pipeline de vendas, o que representa um melhor entendimento de quais são os passos que os clientes dão antes da compra.

Assim, seu time comercial pode extrair insights poderosos para melhorar os argumentos de vendas e elevar o nível de qualificação dos leads ao longo da jornada de compra.

Atuação orientada por dados

Sabemos o quanto a intuição e a boa argumentação são fundamentais para a atuação dos representantes de vendas. Mas hoje em dia, isso não é mais suficiente para gerar resultados.

Para estar sempre um passo à frente do mercado, seu time de vendas deve tomar as decisões baseadas em dados. E isso é totalmente possível com a implementação da IA Automation.

Por meio da captura e análise de grandes volumes de dados, a inteligência artificial, juntamente com o machine learning, são capazes de avaliar cenários reais ou hipotéticos e oferecer análises preditivas e prescritivas, apontando os melhores caminhos.

Vendas consultivas

Por fim, a IA Automation coloca seus representantes de vendas em um novo patamar profissional. Isso porque eles passam a realizar vendas de forma consultiva, ajudando os clientes a obter mais sucesso em suas negociações.

Essa visão exige profissionais mais focados no lifetime value do que nos resultados imediatos. Também requer um olhar mais cuidadoso sobre o relacionamento com os clientes.

Contudo, a IA Automation libera o tempo necessário para essa mudança de postura sem comprometer a qualidade do que é entregue a cada cliente.

Pronto para adentrar o mundo da IA Automation? Então confira como a IA está transformando o processo de vendas no atacado!

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