Logística interna para empresas de atacado e distribuição
A logística é um campo de atuação que abarca desde a entrada de insumos para a produção até a entrega do produto acabado ao cliente final.
Nesse sentido, trata-se de um dos processos de negócios mais extensos e complexos de serem gerenciados. Por isso, costumamos dividir os processos logítiscos em duas grandes categorias: logística interna e logística externa.
Desse modo, podemos compreender melhor qual a importância de cada etapa da cadeia de suprimentos e assim otimizar processos, recursos e pessoas para um melhor desempenho.
Neste artigo, vamos compreender com mais detalhe o que é logística interna e como você pode aprimorar esse processo dentro da sua empresa de atacado e distribuição. Continua com a gente?
O que é logística interna?
A logística interna é o conjunto de processos logísticos que acontecem dentro da sua empresa. Ela começa no momento em que os insumos para a produção chegam até o seu estoque e termina no momento em que os produtos acabados são enviados para os clientes.
Esse conjunto de processos envolve algumas atividades-chave, como:
Fluxo de materiais
O transporte de insumos até o seu estoque, do estoque para a produção e da produção para o estoque, em forma de produtos acabados, é o que podemos chamar de fluxo de materiais.
Essas movimentações constituem um dos processos mais importantes da logística interna, uma vez que afetam diretamente sua produtividade.
Gestão de estoques
Consiste no controle de insumos e mercadorias acabadas, a fim de garantir a continuidade da produção e a entrega de produtos dentro dos prazos, de acordo com a demanda.
Gestão de armazéns
Envolve todas as movimentações dentro dos armazéns, como localização de produtos, preparação de pedidos e expedição de mercadorias. A agilidade nessas movimentações é um dos fatores que garante o cumprimento dos prazos e a satisfação do cliente final.
Agora que você já conhece melhor a logística interna, pode estar se perguntando como organizar esta etapa tão importante do seu processo. É o que veremos na sequência!
Como otimizar a logística interna no atacado e distribuição
Com a evolução tecnológica, os processos logísticos vêm ganhando grandes aliados, que contribuem significativamente para o sucesso do seu negócio. Mas, antes de implementar novas tecnologias, você precisa dar um passo atrás e olhar para a sua estratégia.
Planejamento estratégico de logística interna
Sendo um dos processos-chave de negócio, a logística interna merece um planejamento estratégico consistente para que funcione a favor dos seus resultados.
Esse planejamento consiste em alinhar todas as partes envolvidas, ou seja, a produção, as operações e o armazenamento. Desse modo, você ganha mais velocidade, qualidade e controle sobre as atividades. Logo, reduz riscos ligados a falhas e perdas de materiais, o que se traduz em maior lucratividade para a sua empresa de atacado e distribuição.
Portanto, comece estruturando a sua logística interna de um ponto de vista estratético, estabelecendo metas e indicadores de performance que permitam um monitoramento do desempenho da área.
A fim de ter uma visão abrangente sobre toda a sua operação, é fundamental contar com tecnologias que permitam a coleta, processamento, análise e armazenamento de dados.
Além disso, ferramentas que deem maior visibilidade aos dados, por meio de gráficos, infográficos, fluxos e diagramas, pode contribuir para uma melhor tomada de decisão.
Automação da movimentação de mercadorias
A tecnologia avança a passos largos, e hoje, você já pode automatizar não só seus processos administrativos, mas também a movimentação de mercadorias dentro do seu armazém.
A automação de armazéns traz mais eficiência e agilidade, além de oferecer jornadas extendidas de trabalho sem comprometer a saúde da sua equipe.
Você pode investir em veículos autônomos que fazem a separação de mercadorias, empacotadoras que preparam os produtos para serem enviados e até mesmo tecnologias que fazem o carregamento das mercadorias nos caminhões de transporte.
Cobots dividindo o trabalho com humanos
A grande vantagem das tecnologias de automação logística está na capacidade de potencializar o trabalho humano, de forma que a empresa aumente sua produtividade e eficiência sem levar seus colaboradores à exaustão ou ter que contratar mais pessoas do que o necessário.
E, neste cenário, existe uma tecnologia que vem se destacando: os cobots.
Cobots são robôs colaborativos que assumem as tarefas repetitivas e burocráticas para que o seu time de logística se concentre em tarefas mais estratégicas, com maior valor agregado para o negócio.
Eles ajudam a reduzir o trabalho físico envolvido na coleta e separação de mercadorias e aumentam a velocidade com que esse trabalho é feito. Tudo isso com a supervisão de profissionais qualificados para garantir os resultados.
IoT, IA e WMS dando o tom da gestão
Você também pode potencializar a sua logística interna integrando tecnologias que permitem maior controle sobre todas as tarefas e processos.
Dentre as mais utilizadas, estão a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (IA) e os softwares de gerenciamento de armazéns, conhecidos como WMS.
A IoT traz mais conectividade para os seus processos, coletando dados de forma inteligente sem a necessidade de fios ou cabeamentos. Por exemplo, você já pode alimentar seu WMS apenas com a retirada de um produto da prateleira, sem a necessidade de ninguém preencher planilhas ou digitar qualquer dado em um sistema.
A Inteligência Artificial, por sua vez, contribui para análises de dados mais aprofundadas. Integrada ao seu WMS, a IA pode extrair insights poderosos sobre como aprimorar seus processos logísticos e, assim, gerar melhores resultados para o seu negócio de atacado e distribuição.
Aqui na ION Sistemas, somos apaixonados por tecnologias que facilitam o dia a dia da sua empresa. Por isso, se você gostou deste artigo, não deixe de conhecer também os 7 passos para melhorar sua cadeia de suprimentos!