fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Gestão   /  7 dicas de como calcular a margem de lucro e planejar o crescimento da empresa
margem de lucro

7 dicas de como calcular a margem de lucro e planejar o crescimento da empresa

Existem muitos indicadores financeiros que são interessantes à administração, como o nível de liquidez ou retorno sobre certos investimentos. Todavia, um dos indicadores mais importantes é a margem de lucro, que relaciona lucro e faturamento de certo período.

Quando a margem de lucro está alta, em termos financeiros, significa que a empresa está indo bem e que sua estrutura de custos está adequada. No entanto, se a margem de lucro está baixa demais, pode significar que a empresa está com graves problemas.

Para ajudar você a entender mais do assunto, compreender o conceito de margem de lucro, como calcular e otimizar seus resultados, criamos esse artigo. Leia com muita atenção!

O que é e como calcular a sua margem de lucro?

Em resumo, margem de lucro é o percentual de lucro que a empresa tem em cima de tudo o que ela fatura. Se uma empresa fatura R$ 1 milhão mensalmente e lucra 10% disso, significa que a sua margem de lucro é de 10%.

Para calcular a margem de lucro, basta seguir a seguinte fórmula:

  • margem de lucro = lucro líquido / faturamento total x 100

Também é possível calcular a margem de lucro sobre as vendas, avaliando se o preço de um determinado produto (isto é, bem ou serviço comercializado) está de acordo com o desejado. Nesse caso, a fórmula é mais ou menos a mesma, mas seus elementos mudam. Veja:

  • margem de lucro (venda) = lucro com a venda / valor total da venda x 100

Em ambos os casos, a margem de lucro é expressa em percentual. O percentual final varia muito de acordo com cada empresa, setor ou produto comercializado. Logo, não existe um padrão considerado ideal. Quanto maior a margem de lucro, melhor para a empresa.

Guia de Automação de vendas do Setor Atacadista DistribuidorPowered by Rock Convert

Como planejar o crescimento da margem de lucro?

Há muitas táticas úteis para otimizar a margem de lucro. Elas comumente se baseiam em três itens: i) reduzir custos que não são estratégicos; ii) aumentar o faturamento de certo período; iii) otimizar a eficiência diária, o que resulta em economia por escala.

Veja, abaixo, algumas das principais dicas:

  1. precifique corretamente os seus produtos;
  2. busque uma margem atraente sobre cada venda efetivada;
  3. reduza que não geram novas possibilidades de negócios;
  4. renegocie o preço de compra de insumos com fornecedores;
  5. reduza os erros e problemas diários, pois eles custam caro;
  6. adote softwares que aumentem a produtividade diária;
  7. estabeleça metas financeiras e de vendas mais claras.

Essas são algumas das principais dicas, mas existem outras. É importante contar com o apoio da equipe de trabalho para obter e executar novas ideias, focando no aumento da sua margem de lucro. Assim, a empresa se tornará mais prospera, saudável e atraente.

Quais os perigos da margem de lucro baixa?

Se a margem de lucro for muito baixa ou inexistente, a empresa pode estar em maus bocados. Sem lucro, é muito difícil sustentar um negócio, pagar bons salários aos talentos ou investir em campanhas de marketing fora do lugar-comum.

Outro problema é que, na medida em que a margem de lucro diminui, a empresa se torna menos atraente ao mercado e corre o risco de perder a confiança dos seus credores, como bancos ou investidores externos. Logo, poderá ter problemas com sua estrutura de capital.

Veja, agora você está por dentro do assunto, sabe como calcular a margem de lucro (geral e de venda) e como otimizar os resultados, promovendo o crescimento da empresa. Lembre-se de que uma boa margem de lucro é crucial para manter a empresa saudável no mercado, bem como atrair novos investidores e gerar vantagem competitiva ao empreendimento.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber novos conteúdos sobre gestão, negócios e tecnologia diretamente em seu e-mail.

Melhor força de vendas.Powered by Rock Convert
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!