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Melhore a automatização de vendas com essas 7 ferramentas [ionsistemas]

Melhore a automatização de vendas com essas 7 ferramentas

A automatização de vendas já é responsável por economizar cerca de 2h15 diárias para cada representante de vendas, segundo a Hubspot.

Em uma semana, são mais de 11 horas de trabalho “ganhas” para que o seu time de vendas dedique a ações mais estratégicas, como prospectar clientes e manter as negociações com aqueles já conquistados.

As principais atividades assumidas por ferramentas de automação, segundo a mesma empresa, são aquelas corriqueiras, manuais e de grande volume, mas se revelam repetitivas e de pouco valor agregado quando o assunto é estratégia.

Também é um grande movimento para a automatização de coleta, processamento e análise de dados em vendas, a fim de extrair melhores insights de negócios.

Neste quesito, sabemos que a inteligência artificial joga um papel fundamental, sendo capaz de combinar dados em tempo real e revelar padrões em um curto espaço de tempo.

Além disso, também temos a automatização de mensagens de vendas personalizadas, visando manter o contato próximo com cada cliente de forma escalável, porém, sem perder o elemento humano que fortalece o vínculo entre marca e cliente.

Mas os recursos da automatização de vendas não se esgotam por aí. Confira quais ferramentas podem — e devem — fazer parte do seu portfólio de tecnologias.

CRM de vendas

O CRM ou Customer Relationship Management é uma das ferramentas indispensáveis quanto o assunto é automatização de vendas.

Isso porque ele concentra todas as informações a respeito do seu histórico de relacionamento com cada cliente.

A gestão desses contatos, bem como de cada interação entre sua equipe e os clientes, é de suma importância para a manutenção das suas vendas.

Além disso, o CRM é capaz de extrair dados e insights a partir da sua base de dados, auxiliando na segmentação de clientes e na personalização de estratégias de vendas.

Supervisão de vendas

Um time de vendas de sucesso conta com gestores sempre atentos aos resultados e prontos para oferecer auxílio quando necessário. É por isso que muitas empresas de atacado e distribuição fazem uso de softwares de supervisão de vendas.

Essas ferramentas contribuem para uma melhor visualização das atividades de cada vendedor, monitorar o atingimento de metas e tomar decisões pautadas em dados.

Além disso, você pode manter uma comunicação rápida e assertiva com seu time externo, acompanhando cada passo das negociações e atuando proativamente na geração de resultados.

Business Intelligence

Mais do que conseguir recolher centenas de milhares de dados dos seus clientes, é fundamental que você e seu time saibam como utilizá-los. E, mais do que isso, é essencial que vocês consigam extrair insights acionáveis.

Para resolver essa questão, você pode integrar ao seu portfólio de tecnologias um BI – Business Intelligence. Essa ferramenta pode auxiliar na combinação de dados para identificação de comportamentos e tendências, indicar quais são os clientes mais propensos a comprar determinados produtos e até mesmo apontar quais são as melhores oportunidades de conversão dentro da sua carteira de clientes.

Análise preditiva

E já que estamos falando de dados, não podemos deixar de lado uma das ferramentas mais importantes para a previsão de vendas. Estamos falando dos softwares de análise preditiva, que analisam seus dados e preveem qual será a demanda de curto, médio e longo prazo.

As ferramentas de análise preditiva podem ser integradas a outras tecnologias, como a automação da força de vendas ou até mesmo ao seu portfólio de produtos digital, enviando atualizações em tempo real sobre os melhores produtos para cada cliente.

Desse modo, seu time comercial tem em mãos um verdadeiro conselheiro, que apresenta as melhores soluções em produtos para os melhores clientes.

Softwares de análise preditiva também podem contribuir para atacados e distribuidores que atuam no modelo ABM – Account Based Marketing. Nesse modelo de negócio, você escolhe os clientes com os quais deseja se relacionar e passa a desenvolver estratégias específicas para eles.

Neste contexto, a análise preditiva pode indicar potenciais clientes com perfis semelhantes aos que você já tem, poupando tempo do time de vendas nessa curadoria.

Gestão de contratos

Uma das partes determinantes para o sucesso das vendas é a chegada rápida de contratos de fornecimento, certo? Nesse sentido, você pode fazer uso de plataformas de gestão de contratos integradas às suas ferramentas de vendas para acelerar este processo.

Junto à automação de vendas, você pode inserir o envio dos contratos para conferência e assinatura, acelerando os passos necessários para que o cliente tenha os produtos adquiridos o mais rápido possível.

Essas ferramentas oferecem recursos de assinatura eletrônica, automação de fluxos de trabalho, segurança e conformidade, dando maior acuracidade aos seus processos de vendas.

Análise de conversas de vendas

Uma inovação pouco conhecida aqui no Brasil, as plataformas de análises de conversas de vendas são capazes de capturar, analisar e transcrever reuniões, telefonemas e negociações e, com base em um banco de dados histórico, propor melhores abordagens para o seu time de vendas.

Além disso, elas monitoram o seu pipeline de vendas, indicando pontos de melhoria e extraindo insights para melhores decisões. Ou seja, a automatização de vendas sobe de nível, já que seu time comercial ganha um verdadeiro aliado em prol das conversões.

Automação da força de vendas

Tão importante quanto o CRM, o software de automação de vendas contribui para o aumento da performance do seu time comercial.

Ele acelera o envio de pedidos, permite personalização de mix de produtos de acordo com o perfil de cada cliente e ainda oferece um histórico completo de interações de cada comprador. Desse modo, seu time comercial tem em mãos tudo o que precisa para realizar vendas com sucesso.

Se você deseja impulsionar sua automatização de vendas, precisa investir em tecnologia e escalabilidade. Por isso, aqui na ION, desenvolvemos soluções sob medida para você que é atacadista e distribuidor e que busca novas formas de ver o seu negócio crescer.

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