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Entenda o que é omnichannel e como aplicar na sua empresa

Entenda o que é omnichannel e como aplicar na sua empresa

Quem trabalha com e-commerce e distribuição, definitivamente, já deve ter ouvido falar sobre a necessidade de ampliar as maneiras pelas quais os clientes podem entrar em contato com a sua empresa. Por isso mesmo, entender o que é omnichannel e como você pode aplicar esse conceito na sua empresa é muito importante.

Trata-se, nos dias de hoje, de um tremendo diferencial competitivo, sem o qual muitos empreendimentos, mesmo com bom potencial de lucratividade, podem acabar perdendo os seus consumidores para os concorrentes. Quer aprender mais sobre o assunto e evitar que isso aconteça? Então confira o conteúdo a seguir.

Afinal, o que é omnichannel?

Não é novidade para ninguém que, sobretudo em função da enorme popularização da internet em todo o planeta, as formas pelas quais nós fazemos negócio mudaram consideravelmente nos últimos anos. O universo digital passou a fazer parte do dia a dia das pessoas, que demandam praticidade e não aceitam mais perder tempo.

No entanto, a web também ampliou as possibilidades de procura de produtos, comparação de preços e interação com consumidores. Assim, empresas que melhoram o relacionamento com o cliente passam a ter um diferencial, e elas fazem isso aprimorando a logística, o marketing e expandindo suas formas de comunicação.

E é justamente aí que o conceito de multicanais passou a ter suma importância. Ele nada mais é do que o uso de mais de um canal interagir com o público que é, via de regra, a combinação das lojas de rua com um endereço online, que, mais usualmente, é feito com uma plataforma de e-commerce.

Essa realidade foi evoluindo até chegar ao omnichannel, que pode ser traduzido para o português como “todos os canais”. No omnichannel, uma empresa precisa combinar e estar presente em todos os lugares disponíveis: loja física, e-commerce, site, redes sociais, propagandas, aplicativos, mailing e assim por diante.

A ideia surge em função das novas demandas dos consumidores atuais, que estão cada vez mais exigentes e conectados, comprando apenas pelos meios que forem mais convenientes. Ele pode, por exemplo, ver um anúncio do Facebook, se interessar pelo item, procurar em um app e adquirir na loja física ou no e-commerce, por exemplo.

Qual o grande diferencial do omnichannel?

O diferencial do omnichannel é que ele vem para atender às expectativas do cliente moderno, que não aceita perder tempo e gosta de comprar, normalmente, direto da tela do seu smartphone. O ideal é que todos os meios sejam integrados, preferencialmente para que os usuários sequer consigam perceber a diferença entre os canais.

O conceito busca acabar com as fronteiras entre o físico e o digital, deixando os consumidores mais confortáveis e, naturalmente, mais engajados. Para conseguir fazer isso com sucesso, pode ser que seja preciso adequar bem as suas estratégias de vendas, apostando em ações de marketing unificadas, integradas e bastante completas.

Como aplicar o conceito omnichannel em seu negócio?

Depois de ler o conteúdo acima, você já pôde perceber como é importante, nos dias atuais, contar com uma estratégia omnichannel, visto que as suas vantagens podem ter um impacto muito positivo para o seu empreendimento. Agora, chegou a hora de aprender como aplicá-la em seu negócio. Confira abaixo como fazer isso!

Conheça profundamente os seus clientes

O primeiro passo para inserir o omnichannel na sua empresa é conhecer as características dos clientes, afinal, a aplicação desse conceito advém de uma demanda do consumidor. É preciso que a sua estratégia esteja alinhada com o público que você atende e, por isso, você precisa ter o máximo de informações sobre eles.

Analise a sua base de dados e faça pesquisas de mercado e solicite opiniões, se for o caso. Isso ajudará a definir em quais canais você deve estar, de acordo com o perfil dos seus usuários, assim como qual a linguagem utilizar e o que você pode oferecer em cada uma das plataformas. Compreender isso é essencial!

Mensure todos os passos da venda

Independentemente do quanto você tem aplicado o omnichannel na sua empresa, você já deve contar com uma base de clientes. Isso deve servir não apenas para que você recolha dados sobre eles, mas também para saber as formas pelas quais eles interagem com os seus produtos e como eles, em linhas gerais, realizam as suas compras.

Essa é uma ação que vai ajudá-lo a cumprir com o que propusemos antes, que é conhecer seu público. Avalie quanto tempo eles ficam no site e como eles pesquisam os itens, se pela marca ou individualmente. Assim, você poderá, por exemplo, criar categorias para que os usuários possam ir diretamente em suas preferências.

Aposte no poder das redes sociais

Ser omnichannel, nos dias de hoje, implica em ter uma boa presença nas redes sociais. As empresas que abrem mão disso terão problemas com os concorrentes, uma vez que boa parte das pessoas tem um ou mais perfis ativos nessas mídias e as utiliza diariamente, muitas vezes por um número incrivelmente grande de horas.

Para estar mais próximo desse público, você pode apostar em anúncios como o Facebook Ads, além de criar Fanpages e perfis da sua marca. Dependendo do segmento, algumas opções são mais interessantes. O Instagram, por exemplo, é ideal para quem usa imagens, enquanto blogs são perfeitos para quem cria conteúdo.

Invista em uma boa plataforma

Por fim, pouco adiantará você ter uma excelente estratégia de omnichannel se a sua empresa não estiver inserida em uma plataforma eficiente e que proporcione, além da integração, uma boa experiência para os seus usuários. Você, como um gestor inteligente, não pode deixar de contar com esse diferencial na sua empresa.

Boas soluções do tipo possibilitam que você possa acompanhar as metas, verificar os pedidos e se comunicar com a sua equipe em tempo real. Também ficará mais fácil integrar todos os meios, planejando e observando o dia a dia dos seus vendedores e automatizando as suas forças de vendas, como o status de entrega e muito mais.

Depois de conferir esse conteúdo, você já pôde entender o que é omnichannel e descobrir como você pode aplicar esse conceito tão importante na sua empresa!

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