Tire agora suas maiores dúvidas sobre sistema de gestão de entregas
Contar com um sistema de gestão de entregas pode fazer toda a diferença na satisfação dos clientes e na reputação da empresa. Essa ferramenta ajuda a monitorar o recebimento de uma carga, garantindo que a mercadoria esteja nas condições adequadas.
A logística é um ponto sensível para atacadistas e distribuidoras, e por meio de um software que ajude a organizar e acompanhar esse trabalho a empresa consegue mais controle do processo e pode tomar as atitudes necessárias caso ocorram problemas.
Quer entender melhor o assunto? Leia o post até o final!
Quais os benefícios de um sistema de gestão de entregas?
O cenário atual exige a digitalização do máximo de processos, a fim de melhorar os resultados e possibilitar um controle maior. Em logística, não seria diferente.
Em vez de planilhas e controles manuais, o sistema permite organizar as entregas de maneira simples e rápida, compartilhando essas informações com todos os envolvidos.
Vale citar que, com o aumento da demanda, dificilmente será possível fazer um controle manual eficaz.
O principal benefício é a maior produtividade, acompanhada pelos seguintes fatores:
- redução do gasto de combustível;
- utilização da capacidade máxima dos veículos;
- diminuição da quilometragem rodada;
- entregas dentro do prazo;
- satisfação e retenção de clientes;
- redução de erros.
Como ajuda a melhorar os resultados?
Os sistemas de gestão permitem o acompanhamento em tempo real das entregas, além de fornecerem informações importantes para aprimorar cada etapa do processo. Entre essas referências, podemos citar:
- tempo de processamento de pedidos;
- número de entregas dentro do prazo;
- número de entregas atrasadas;
- número de reclamações;
- tempo empregado em cada região.
Estes fatores impactam a gestão de entregas e podem ser encarados como indicadores, assim, é possível melhorar os resultados e alcançar uma maior satisfação dos clientes.
Como ajuda a economizar?
A redução de custos é um fator primordial para a escolha do sistema de gestão de entregas. Além de propor rotas alternativas e agrupar os clientes por área, um aspecto importante deve ser citado: a prevenção contra roubos.
Vemos constantemente empresas prejudicadas pelo furto de cargas, o que causa a perda do produto e o descontentamento do cliente, que não recebe os produtos em dia e não conseguirá repassá-los aos seus consumidores.
Com o acompanhamento da rota, é possível identificar rapidamente qualquer movimentação estranha e tomar as ações necessárias tanto para recuperação dessa carga como para atender os lojistas que receberiam a entrega.
Além disso, problemas provocados por má condição dos veículos e desvio de rotas também são detectados em tempo hábil, evitando gastos maiores.
Como ajuda a fazer uma roteirização inteligente?
A estruturação de um roteiro inteligente de entregas visa a chegada dos produtos no menor prazo possível, com custo reduzido e em perfeitas condições.
Para isso, é preciso fazer um planejamento prévio (se possível, semanal), agrupando as paradas próximas para o mesmo dia, em horários sequenciais.
Também vale começar pela entrega mais distante, utilizando veículos de alta carga para abrigar o máximo de produtos e resolver todas as pendências na área com rapidez.
Toda essa preparação é otimizada com o sistema, que lista as entregas pendentes para cada região, a fim de aumentar a produtividade e otimizar o tempo.
Quais as melhores práticas de monitoramento?
O monitoramento de entregas deve ser encarado como um processo, composto por etapas que podem ser alteradas para um melhor desempenho.
Sugerimos aqui algumas mudanças a serem aplicadas. Cabe analisar a gestão do seu negócio e identificar o que precisa de aprimoramentos.
Forneça informações corretas
Sem dados confiáveis, fica difícil fazer uma gestão de entregas eficiente. Afinal, referências erradas abrem margem para diversos equívocos, e os próprios funcionários não conseguem realizar o seu trabalho com qualidade.
É essencial acompanhar o prazo de entrega e o andamento das rotas, conforme planejado. Se houver qualquer desvio, o lojista deve ser informado, para que tenha ciência de um possível atraso e esteja preparado para isso.
Mantenha uma boa comunicação
Mais do que perceber qualquer mudança de rota, é essencial saber o motivo pelo qual aconteceu. Procure ferramentas que possibilitem a comunicação direta com os motoristas, para receber avisos sobre qualquer dificuldade entre as entregas.
Essa prática também ajuda a socorrer o motorista, mantendo a situação sob controle.
Treine os funcionários
Mesmo utilizando a melhor tecnologia disponível, sem a orientação adequada dos colaboradores será difícil ter uma equipe alinhada e que atue exatamente como a empresa precisa.
Por isso, promova treinamentos, não só para que eles consigam utilizar o sistema de maneira adequada, mas que também saibam como se portar diante das ocorrências e consigam reagir da melhor maneira aos problemas (muitas vezes, inevitáveis) que surgem no decorrer do trabalho.
Registre todas as ocorrências
Faça um registro preciso de tudo o que envolveu a rota de entrega, como dificuldades na estrada, furtos, atrasos, problemas com o carro, etc.
Esse registro é fundamental para que a corporação encontre soluções para questões que ocorrem frequentemente, além de identificar pontos que podem ser otimizados.
Os sistemas são ótimas ferramentas para isso, fornecendo informações importantes para a composição de relatórios completos, e com detalhes que não podem ser acompanhados sem uma boa tecnologia.
Com isso, o monitoramento da frota pode ser melhorado a cada dia, a ponto de a corporação tornar-se referência pela agilidade e precisão das entregas.
Como escolher o sistema ideal?
Para contratar um software que realmente ajude a sua empresa, levante os principais problemas de logística enfrentados, assim como as reclamações dos clientes em relação a isso.
Algumas distribuidoras têm dificuldades com as datas, outras com entregas erradas, ou ainda com as notas fiscais. Considere todos os fatores envolvidos e busque por soluções que realmente sejam capazes de resolvê-los.
Também vale pensar se as ferramentas do sistema serão realmente aplicadas. Em alguns casos, é fácil se empolgar com funcionalidades que acabam não sendo muito úteis no dia a dia.
Neste artigo, você pôde solucionar as principais dúvidas sobre sistema de gestão de entregas e como ele é capaz de ajudar no seu negócio.
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