fbpx
Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest

Fluid Edge Themes

Blog

Home  /  Logística   /  Tire agora suas maiores dúvidas sobre sistema de gestão de entregas
Sistema de gestão de entregas

Tire agora suas maiores dúvidas sobre sistema de gestão de entregas

Contar com um sistema de gestão de entregas pode fazer toda a diferença na satisfação dos clientes e na reputação da empresa. Essa ferramenta ajuda a monitorar o recebimento de uma carga, garantindo que a mercadoria esteja nas condições adequadas.

A logística é um ponto sensível para atacadistas e distribuidoras, e por meio de um software que ajude a organizar e acompanhar esse trabalho a empresa consegue mais controle do processo e pode tomar as atitudes necessárias caso ocorram problemas.

Quer entender melhor o assunto? Leia o post até o final!

Quais os benefícios de um sistema de gestão de entregas?

O cenário atual exige a digitalização do máximo de processos, a fim de melhorar os resultados e possibilitar um controle maior. Em logística, não seria diferente.

Em vez de planilhas e controles manuais, o sistema permite organizar as entregas de maneira simples e rápida, compartilhando essas informações com todos os envolvidos.

Vale citar que, com o aumento da demanda, dificilmente será possível fazer um controle manual eficaz.

O principal benefício é a maior produtividade, acompanhada pelos seguintes fatores:

  • redução do gasto de combustível;
  • utilização da capacidade máxima dos veículos;
  • diminuição da quilometragem rodada;
  • entregas dentro do prazo;
  • satisfação e retenção de clientes;
  • redução de erros.

Como ajuda a melhorar os resultados?

Os sistemas de gestão permitem o acompanhamento em tempo real das entregas, além de fornecerem informações importantes para aprimorar cada etapa do processo. Entre essas referências, podemos citar:

  • tempo de processamento de pedidos;
  • número de entregas dentro do prazo;
  • número de entregas atrasadas;
  • número de reclamações;
  • tempo empregado em cada região.

Estes fatores impactam a gestão de entregas e podem ser encarados como indicadores, assim, é possível melhorar os resultados e alcançar uma maior satisfação dos clientes.

Como ajuda a economizar?

A redução de custos é um fator primordial para a escolha do sistema de gestão de entregas. Além de propor rotas alternativas e agrupar os clientes por área, um aspecto importante deve ser citado: a prevenção contra roubos.

Vemos constantemente empresas prejudicadas pelo furto de cargas, o que causa a perda do produto e o descontentamento do cliente, que não recebe os produtos em dia e não conseguirá repassá-los aos seus consumidores.

Com o acompanhamento da rota, é possível identificar rapidamente qualquer movimentação estranha e tomar as ações necessárias tanto para recuperação dessa carga como para atender os lojistas que receberiam a entrega.

Além disso, problemas provocados por má condição dos veículos e desvio de rotas também são detectados em tempo hábil, evitando gastos maiores.

Como ajuda a fazer uma roteirização inteligente?

A estruturação de um roteiro inteligente de entregas visa a chegada dos produtos no menor prazo possível, com custo reduzido e em perfeitas condições.

Para isso, é preciso fazer um planejamento prévio (se possível, semanal), agrupando as paradas próximas para o mesmo dia, em horários sequenciais.

Também vale começar pela entrega mais distante, utilizando veículos de alta carga para abrigar o máximo de produtos e resolver todas as pendências na área com rapidez.

Toda essa preparação é otimizada com o sistema, que lista as entregas pendentes para cada região, a fim de aumentar a produtividade e otimizar o tempo.

Guia de Automação de vendas do Setor Atacadista DistribuidorPowered by Rock Convert

Quais as melhores práticas de monitoramento?

O monitoramento de entregas deve ser encarado como um processo, composto por etapas que podem ser alteradas para um melhor desempenho.

Sugerimos aqui algumas mudanças a serem aplicadas. Cabe analisar a gestão do seu negócio e identificar o que precisa de aprimoramentos.

Forneça informações corretas

Sem dados confiáveis, fica difícil fazer uma gestão de entregas eficiente. Afinal, referências erradas abrem margem para diversos equívocos, e os próprios funcionários não conseguem realizar o seu trabalho com qualidade.

É essencial acompanhar o prazo de entrega e o andamento das rotas, conforme planejado. Se houver qualquer desvio, o lojista deve ser informado, para que tenha ciência de um possível atraso e esteja preparado para isso.

Mantenha uma boa comunicação

Mais do que perceber qualquer mudança de rota, é essencial saber o motivo pelo qual aconteceu. Procure ferramentas que possibilitem a comunicação direta com os motoristas, para receber avisos sobre qualquer dificuldade entre as entregas.

Essa prática também ajuda a socorrer o motorista, mantendo a situação sob controle.

Treine os funcionários

Mesmo utilizando a melhor tecnologia disponível, sem a orientação adequada dos colaboradores será difícil ter uma equipe alinhada e que atue exatamente como a empresa precisa.

Por isso, promova treinamentos, não só para que eles consigam utilizar o sistema de maneira adequada, mas que também saibam como se portar diante das ocorrências e consigam reagir da melhor maneira aos problemas (muitas vezes, inevitáveis) que surgem no decorrer do trabalho.

Registre todas as ocorrências

Faça um registro preciso de tudo o que envolveu a rota de entrega, como dificuldades na estrada, furtos, atrasos, problemas com o carro, etc.

Esse registro é fundamental para que a corporação encontre soluções para questões que ocorrem frequentemente, além de identificar pontos que podem ser otimizados.

Os sistemas são ótimas ferramentas para isso, fornecendo informações importantes para a composição de relatórios completos, e com detalhes que não podem ser acompanhados sem uma boa tecnologia.

Com isso, o monitoramento da frota pode ser melhorado a cada dia, a ponto de a corporação tornar-se referência pela agilidade e precisão das entregas.

Como escolher o sistema ideal?

Para contratar um software que realmente ajude a sua empresa, levante os principais problemas de logística enfrentados, assim como as reclamações dos clientes em relação a isso.

Algumas distribuidoras têm dificuldades com as datas, outras com entregas erradas, ou ainda com as notas fiscais. Considere todos os fatores envolvidos e busque por soluções que realmente sejam capazes de resolvê-los.

Também vale pensar se as ferramentas do sistema serão realmente aplicadas. Em alguns casos, é fácil se empolgar com funcionalidades que acabam não sendo muito úteis no dia a dia.

Neste artigo, você pôde solucionar as principais dúvidas sobre sistema de gestão de entregas e como ele é capaz de ajudar no seu negócio.

Precisa dessa tecnologia para a sua empresa? Venha conhecer a ÍON Sistemas!

Melhor força de vendas.Powered by Rock Convert
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!